12 julho, 2013

Deborah Benetti - Coluna 02: 1° Beer Route de São Paulo

Roteiro cervejeiro promove visita as cervejarias Dama Bier e Rofer


Um sábado de sol visitando cervejarias artesanais. Com esse clima, encarei a jornada de acompanhar um grupo de cerca de 44 apreciadores no 1° Roteiro Cervejeiro de São Paulo: o Beer Route. Para quem não sabe, o evento é um tour a cervejarias do interior da região criado pelo Ein Prosit Empório e a distribuidora Tebas. Para os organizadores, "o propósito é oferecer roteiros turísticos com visitas guiadas às microcervejarias nacionais, sempre na companhia de um sommelier".
Destinos: Dama Bier, em Piracicaba e Rofer, em Itupeva.

Legenda: O começo é sempre calmo e tranquilo. Até a primeira chegada.
Foto: Ale Cordeiro

1° Parada: Dama Bier – Quilômetros rodados: 164km

Como de costume, o sommelier da Dama Bier, Paulo Feijão e o fundador Renato Bazzo receberam com hospitalidade todos os visitantes, que foram divididos em dois grupos.

As etapas de produção, ingredientes utilizados, envase e degustação da IPA foram conduzidas por Feijão. Já Renato Bazzo, fez uma apresentação explicando a história da Dama e a dinâmica dos negócios no segmento de cervejarias artesanais.

Para quem tinha curiosidade de ficar cara a cara com os tanques de uma cervejaria, certamente valeu a experiência. Os curiosos tiveram a oportunidade de tirar suas dúvidas e claro, degustar diretamente da fonte.

Legenda:O interesse por entender todas as etapas da bebida favorita do grupo: cerveja.
Foto: Deborah Benetti

 
Legenda: Paulo Feijão durante sua explicação sobre os ingredientes utilizados pela Dama.
Foto: Deborah Benetti


Legenda: O momento mais esperado da manhã: degustação direto do tanque.
Foto: Ale Cordeiro

Os brasileiros estão saindo dos rótulos tradicionais e descobrindo novidades etílicas. E a proposta de roteiros como o este, é justamente estimular a cultura cervejeira no Brasil através do turismo fora do comum.

O dono e fundador da cervejaria, Renato Bazzo, falou sobre o seu negócio e sua visão de mercado: "Piracicaba tem um ótimo polo industrial e fica perto de uma das principais vias do Estado. Nós, microcervejarias dividimos as mesmas prateleiras, então dependemos de pessoas interessadas em apreciar novidades. Eventos como o Beer Route acabam nos mostrando como só cresce o público apreciadores de cervejas especiais. E o nosso país é capaz de produzir muita cerveja boa".

Legenda: O fundador da Dama Bier, Renato Bazzo. Sua cerveja acaba de levar o bronze do concurso Australian International Beer Awards 2013 na categoria German Style Hefe.
Foto: Deborah Benetti


Legenda: Hora de degustar o chope Pilsen acompanhado do almoço incluso.
Foto: Ale Cordeiro.

O bom de viajar com ônibus executivo é tirar aquela pestana depois do almoço e algumas taças de brejas. Os organizadores do Beer Route, Fábio Andreoli, Gui Ranzatti, André Freire e Ale Cordeiro, aproveitam o momento para rodar o clássico DVD "The Beer Hunter" com o lendário historiador de cervejas, Michael Jackson, até chegarmos no próximo destino.

2° Parada: Rofer – Quilômetros rodados: 97

A cervejaria Rofer fica cercada pela mata da Serra do Japi. Em sua propriedade, há um lago que literalmente nos faz entrar no clima interiorano - destino perfeito para muitos cervejeiros. Há quase três anos trabalhando no segmento de cervejas artesanais, Hugo Gambine, responsável pela produção da Rofer, recepcionou o grupo e apresentou todas as etapas da microcervejaria. E como não podia faltar, serviu petiscos e três chopes inclusos na visita: Vienna Lager, Schwarzbier e IPA.

Legenda: A propriedade da família recebe visitantes todos os finais de semana.
Foto: Deborah Benetti



Legenda: 1° Microcervejaria Artesanal de Itupeva - Vencedora Medalha de Ouro 2012 India Pale Ale pela ABRADEG.
Foto: Deborah Benetti

A Rofer também marcou presença no Brasil Brau 2013 e vendeu cerca de 300 litros de chope. Apesar da grande concorrência, a equipe gostou do resultado: "A biodiversidade brasileira está ao nosso lado. Apesar do pouco incentivo fiscal para sua utilização, acredito que estamos no caminho certo", disse Hugo Gambine.


Legenda: Foto oficial 1° Beer Route SP. Cheers!
Foto: Ale Cordeiro

Para fechar o dia, nossa última parada foi na famosa Hamburgada da Cervejoteca, na Vila Mariana, em São Paulo. O chef Ronaldo Rossi ofereceu duas opções de sanduíche para o grupo: 150g de carne de pernil ou fraldinha, acompanhados com molho de limão e ervas ou redução combinado de cerveja. A churrasqueira fica na calçada e o clima é ideal para uma cerveja na mão!

Ficou interessado? Confira a cobertura oficial feita pelo fotógrafo Ale Cordeiro.

Programe sua agenda para a próxima parada do Beer Route.

Prost!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...