15 agosto, 2017

Marina Milani - Coluna 02: A ressaca do Dum Day VII


No sábado, 22/07, a DUM cervejaria comemorou seu sétimo aniversário com o famoso DUM Day. Como nas últimas três edições, o evento aconteceu no Museu Oscar Niemeyer (conhecido como "Museu do Olho"), foi sucesso de público e, graças a São Pedro, padroeiro do DUM Day, fez um dia surpreendente de muito sol em Curitiba.

Comparando com o ano passado, o evento estava mais organizado e bem estruturado, atendimento ágil, banheiros limpos, poucas filas para comida e bebida. A música estava agradável e o ambiente comportou espaços mais tranquilos, mais agitados, e até espaço kids para quem foi com a família.

O DUM Day deste ano teve uma grande variedade de cervejas, tanto da própria DUM como de cervejarias convidadas, sendo a maior parte rótulos pouco comuns na região de Curitiba devido as dificuldades de tributação, transporte e disponibilidade.


Assim como na edição passada, foi bem interessante explorar variações da DUM Petroleum. Este ano foram onze delas, com destaques para a versão com Urfa, que é um tipo de pimenta fermentada e defumada, a com Canela Cássia e a com Baunilha, que inclusive está disponível também em garrafa. Todas elas mostraram habilidade na dosagem das especiarias, que não se sobrepuseram ao perfil original da Petroleum, mas sim o complementaram.

As colaborativas da DUM também merecem destaque, principalmente pela criatividade e variedade, como a Imperial Lager produzida com a cervejaria Armada, a Catharina Sour com Manacumaíma produzida junto ao Brewpub Liffey, ou a Rye Lager com lúpulo polonês, batizada de Powstanie Warszawskie ("Levante de Varsóvia" em polonês), produzida com a cervejaria Smedgård, de Belo Horizonte.


O preço das cervejas estava justo, com opções a partir de R$3 (copo de 150 ml). Falando no copo, que todos os participantes receberam como brinde, nesta edição foi um modelo perfeito para fazer o #gringopour, feito pela Cristal Blumenau. E ainda tinham stands com opções muito boas de comida a preços acessíveis, produtos feitos com cerveja e souvenires da DUM.


O cervejeiro da DUM, Murilo Foltran, resume a história toda: "A festa trouxe a Curitiba algumas das cervejas que figuram como as melhores na avaliação do público em alguns aplicativos especializados. Todas em doses de 150 ml, quantidade em que a DUM é pioneira em eventos no Brasil, proporcionando assim a oportunidade de descobrir novos sabores. Este ano o DUM Day recebeu em torno de 2 mil pessoas, um pouco mais do que o ano passado. Estamos muito felizes com o sucesso da festa".

Sócios da DUM - Luiz, Murilo e Julio.

Como eram mais de 80 opções de cerveja, infelizmente não pude provar todas. Entre as que provei, destaque para a Trilha Sundance (New England IPA), Dádiva + Post Scriptum Sourdade (Berliner Weisse com mosto de uva Moscatel) e Perro Libre CROWD Imperial Morango Cacau Porter (nem preciso dizer o estilo, né?). Fica o arrependimento de não ter um fígado mais resistente!

Apesar de ser o aniversário de uma cervejaria, o Dum Day talvez seja o evento cervejeiro mais importante de Curitiba, movimentando tanto a cena local como atraindo público de outras regiões do país. E o mais legal é que a maioria dos cervejeiros convidados também comparece para prestigiar a festa.

Agora o próximo é só ano que vem, mas até lá ainda tem muitos eventos para rolar em Curitiba. Fiquem ligados, em breve teremos mais novidades!

Leia as outras colunas da Marina Milani.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...