18 agosto, 2017

Documentário "Petroleum é nosso" ganha nova exibição em Belo Horizonte


Após exibir o filme “Petroleum é nosso: a ebulição da cerveja artesanal no Brasil” no Festival da Cultura Cervejeira Artesanal em Curitiba, os cervejeiros da DUM Cervejaria confirmaram uma nova exibição do filme. Desta vez será em Belo Horizonte na sala de Metodologias Ativas do Câmpus Estoril do Centro Universitário UniBH, a partir das 10h, com entrada franca.

Essa exibição tem um significado muito especial para os cervejeiros da DUM. "Belo Horizonte sempre nos recebeu muito bem. É daqui a única cervejaria que se interessou em produzir a Petroleum na época em que procurávamos parceiros", comenta Luiz Felipe, cervejeiro da DUM e diretor do filme.

Petroleum é nosso: a ebulição da cerveja artesanal no Brasil” usa como fio condutor a história da Petroleum, uma cerveja fruto do trabalho de quatro cervejeiros caseiros de Curitiba que ganhou fama nos festivais nacionais e internacionais, e hoje é produzida em duas fábricas – na Gauden em Curitiba e na Wäls em Belo Horizonte. Além disso, o documentário mostra também a comunidade de cervejeiros brasileiros e o renascimento do mercado de cervejas especiais no Brasil. A produção do filme foi viabilizada graças a 555 apoiadores que colaboraram com o projeto de crowdfunding realizado no Catarse.

Utilizando depoimentos de cervejeiros e material de arquivos de diversas fontes como cobertura de festivais, reportagens de TV, brassagens entre amigos e vídeos de degustação, o filme mostra a redescoberta do processo artesanal de fabricação de cervejas e o trabalho de quem buscava a autossuficiência e, agora, graças ao aquecimento do mercado, desenvolvem suas receitas para serem produzidas em escala comercial em micro cervejarias espalhadas pelo país.

Por outro lado, o "Petroleum é nosso" mostra também como as grandes cervejarias estão valorizando o mercado de cervejas artesanais, adotando diversas estratégias para melhor se posicionar diante dele. Durante o filme, vemos como foi a trajetória de algumas personalidades e cervejarias importantes da cena cervejeira artesanal do Brasil diante desse crescimento no consumo e do assédio das grandes empresas pelo mercado de cervejas especiais.

Serviço
Exibição de “Petroleum é nosso: a ebulição da cerveja artesanal no Brasil”
DATA: 19/08/2017
HORÁRIO: a partir das 10h.
DURAÇÃO: 85min
ENTRADA: franca
LOCAL: sala de Metodologias Ativas do Câmpus Estoril do Centro Universitário UniBH
ENDEREÇO: Av. Prof. Mário Werneck, 1685 - Estoril, Belo Horizonte - MG
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...