01 agosto, 2017

Debs Dezotti – Coluna 11: Pra quê Sommelier?

Pois é, pra quê sommelier?

Me deparei com essa pergunta algumas vezes depois que resolvi fazer o curso de Sommelier. Na verdade é até algo que perguntamos uns aos outros no começo da aula.
Por que está fazendo o curso?
Cada um com seu motivo e intenções, as respostas são das mais variadas…
Por hobbie, para entrar na área, quero largar meu emprego e trabalhar com cerveja, estou abrindo cervejaria e bar, para fazer companhia ao parceiro e assim vão as respostas.


Mas enfim, pra quê sommelier?
Não poderia apenas tomar várias cervejas e seguir o jogo, simplesmente comprar as que gosta e não perder tempo e dinheiro nas aulas? Como me disseram…

Pois é, não poderia. - Respondi.

E para aqueles que estão na dúvida e também a aqueles que já  perguntaram a alguém “pra quê sommelier?”, aqui vai como eu complementei essa resposta...

Estudar mais a fundo sobre cerveja, aromas, sabores, não ter dúvidas no começo por nem saber o que perguntar e depois ser atropelado por centenas de dúvidas. Vivenciar o ensino, compartilhar e acompanhar a evolução da sala, fazer amizades e claro, networking também. Além disso estar em um curso sério que presa pela qualidade do material e informação que está oferecendo, para que todos saiam de lá com conteúdo e não apenas um título para colocar nas redes sociais.

Enfim, o professor no primeiro dia de aula, no caso o Celso, falou algo que me chamou a atenção:
"Ser sommelier é algo nobre".

Claro que no Brasil temos uma grande inversão de valores, algumas pessoas não aceitam “simplesmente” atuar para servir alguém, tem desprezo por essa parte de ficar “ali no balcão” sem nenhum holofote e fotos para o instagram, e acabam desvalorizando profissões como essa. Mas sei que tem muita gente que entenderá o que estou tentando dizer, é nobre pois nesse momento vocês está dedicando sua atenção e estudo ao próximo.
É realmente entender o que está tomando e não apenas saber se gostou ou não daquilo. Saber o porquê de ter gostado de tal cerveja e não de outra, pois o fato de não ter gostado não significa que é uma cerveja ruim, simples assim.
Além do mais sei que muitas vezes são sonhos que estão traduzidos ali naquele líquido à sua frente, sei o quanto de suor e sacrifício alguns passaram para torná-la realidade.
E o sommelier é aquele que traduz tudo isso para o consumidor que pede ajuda para escolher uma cerveja. Nobre por servir os dois lados, tanto ao próximo como ao anterior.
Por isso, sommelier.


Espero que vocês me acompanhem, irei escrever matérias mensais contando um pouco de como foram as aulas, acertos e dificuldades, como estou me preparando e treinando para ser uma boa sommelier!
… E espero alcançar o objetivo rsrs! Confesso ter uma grande dificuldade de reconhecer aromas, sabores e ainda por cima dar nome a ele. É o famoso “Tem cheiro! Cheiro de cheiro!”, por isso irei praticar, praticar, praticar…

Se alguém tiver alguma sugestão e dica só entrar em contato ;)



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...