15 dezembro, 2017

SESI-SP Editora lança livro com receitas que trazem a cerveja como protagonista


A cerveja vem conquistando, cada vez mais, o coração e o paladar dos brasileiros. No cenário cervejeiro nacional, multiplicam-se rótulos e proliferam bares e restaurantes em que ela ocupa o centro das atenções. Se a cerveja já é reconhecida nacionalmente como uma das bebidas prediletas, é justo que ela também passe a ocupar a posição de protagonista na culinária, não como acompanhamento, mas na condição de ingrediente de destaque.

Com base nessa aposta, Luiz Caropreso e Bruno Giacomelli, ambos sommeliers de cerveja, escreveram um livro com receitas originais à base de cerveja. A obra integra a coleção Receitinhas para você, publicada pela SESI-SP Editora.



O livro é dividido em duas partes. Na primeira, os autores abordam temas básicos para aqueles que querem ingressar no mundo da cerveja, com conhecimento de causa e não apenas como degustadores. Com uma linguagem fluente e recheado de informações, o texto inclui capítulos como o histórico da bebida, as principais escolas cervejeiras do mundo e o processo para a produção da própria cerveja.

Um dos temas abordados é a histórica relação da mulher com essa bebida. Os autores lembram, por exemplo, que na cordilheira dos Andes, desde o Império Inca até hoje, em datas festivas consome-se uma bebida semelhante à cerveja – a chicha -, feita apenas por mulheres, que mastigam grãos de milho e depositam o líquido em jarras, onde é fermenta do para ser consumido pela comunidade.

A segunda parte reúne 41 receitas desenvolvidas especialmente para o livro. São doze entradas, 21 pratos principais e oito sobremesas.



Luiz Caropreso e Bruno Giacomelli explicam que o objetivo do livro é “fomentar a utilização da cerveja como um ingrediente no preparo de receitas, algo ainda pouco comum no Brasil”. Para tanto, fizeram um trabalho intenso de pesquisa e experimentação com receitas típicas de vários países em que introduziram a cerveja, exaltando sabores sem alterar a essência dos pratos.
A cerveja é um ingrediente fantástico para ser utilizado na cozinha. Em alguns países, como na Bélgica, cozinhar com cerveja é uma tradição cultural. Lá, em praticamente todos os restaurantes podem ser encontrados pratos preparados com cerveja, bem como uma proposta de harmonização para eles”, escrevem.

O prefácio do livro é do jornalista Sandro Macedo. Segundo destaca, “essa obra vai além, ao dar um passeio pelos estilos e pela história da bebida, recheada de deliciosas curiosidades. Tudo escrito de maneira simples e direta, mas informativa, para agradar também aos iniciantes do universo cervejeiro, explicando temas como a diferença entre a cerveja Lager (baixa fermentação) e a Ale (alta fermentação).".
Compre aqui.

Ficha técnica
Título: Receitinha para você - Cerveja
Editora: SESI-SP Editora
Autores: Luiz Caropreso e Bruno Giacomelli
Fotos: Luna Garcia
Prefácio: Sandro Macedo
Páginas: 168
Formato: brochura 12 cm x 16 cm
Preço: R$ 32,00
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...