24 agosto, 2010

Nova Bamberg Helles

A cervejaria Bamberg está lançando uma nova cerveja, a Bamberg Helles (rótulo acima). Como todos os novos rótulos da Bamberg, a nova cerveja também teve o rótulo feito pelo André Clemente, a ideia é usar as cores e a bandeira da Bavária, estado alemão, onde a Helles nasceu, portanto notamos a massiva presença de azul e branco.
Outro rótulo da Bamberg que utiliza as mesmas cores e pelos mesmos motivos é o da Weizen.

Sobre a nova cerveja, fala Alexandre Bazzo da Bamberg:

Às nove horas da manhã na Bavária é conhecida como Brotzeit, isto é, hora do pão. Os trabalhadores das fábricas, escritórios e população em geral fazem um rápido intervalo: É hora da Helles.

Na cidade de Bamberg, nesta hora da manhã, todos os pubs históricos já estão abertos e várias pessoas matam suas sedes com Helles, o pão líquido da Bavária, pois nesta região do mundo a cerveja faz parte da dieta da população eaugustiner das suas experiências gastronômicas. Quando uma pessoa pede uma cerveja em Bamberg, em 90% dos casos esta é uma Helles.

Toda cervejaria tem sua interpretação de um estilo de cerveja que muitas vezes tem a receita com poucos tipos de maltes, um lúpulo e fermento. Mas a sutileza, o equilíbrio e séculos de história fazem com que ela seja diferente pra cada cervejeiro que a produz. Algumas pessoas têm sua marca de Helles favorita, algo como um time de futebol, onde ele beberá na cervejaria de seu bairro. Sorte nossa que, quando estamos por lá, vagamos de bairro em bairro experimentando diferentes Helles.

Talvez seja a cerveja mais técnica de se produzir. Temos que conferir complexidade, sem perder a delicadeza da cerveja. Os processos de brassagem, fermentação e maturação influenciam muito no produto final. Na sua composição, podemos dizer que precisamos de água, malte, lúpulo, fermento, muita técnica e paciência pra deixar o tempo agir no produto.

Além disso, é uma cerveja de fundamental importância para a humanidade, pois era bebendo Helles que reuniões políticas aconteciam em Munich durante as décadas de 20, 30 e 40. Muitos filósofos passaram pelas cervejarias desta cidade e sentaram-se nas grandes mesas típicas da região desenvolvendo suas teorias sobre o mundo.

A Helles, sem dúvida, foi a primeira cerveja da família Lager produzida na história, antes mesmo da Pilsen ser feita na cidade de mesmo nome, na República Checa.

Por tudo isso, e como muitas vezes eu já esperei dar nove horas da manhã pra que algum pub em Bamberg abrisse pra que eu pudesse tomar meu café da manhã com Helles, este sempre foi um estilo que me atraiu. Por dois anos eu trabalhei mental e matematicamente na receita da Bamberg Helles.

Desde o dia 23 de julho, dia que fiz seu primeiro cozimento, venho fazendo meu Brotzeit: Reservo as 9h pra experimentá-la. Claro que até hoje ela estava fermentando, longe de seu caráter final. Mas agora ela está pronta!

O pré lançamento da cerveja acontece este fim de semana (28/08), no 4º Pratos e Brejas que acontece no Bar Brejas em Campinas.
Lembrando que no evento será servido chope Helles, as garrafas chegarão no mercado na segunda semana de setembro, será filtrada e será produzina o ano todo.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...