A Sonar Serviços e Franquias, empresa de franchising do Grupo Schincariol, aproveitou a ABF Franchising Expo 2011, que aconteceu na última semana em São Paulo, para lançar um sistema de franquias em quiosques para a marca Devassa de cerveja. Denominado Ponto Devassa, o negócio tem como objetivo atrair empreendedores interessados em instalar os quiosques em shoppings das grandes cidades do país, principalmente das regiões sul e sudeste. “Buscamos profissionais interessados em estar à frente de mais de um quiosque Devassa, tornando mais rápida a expansão da rede”, afirmou Francisco Duarte, diretor da Sonar.
Durante a ABF Expo, a negociação de 10 franquias movimentou R$ 1,6 milhão. A maioria dos interessados é de empresários de São Paulo – capital e interior – e do Rio de Janeiro. “O cardápio do Ponto Devassa, que inclui cervejas artesanais exclusivas, petiscos e sanduíches preparados em 15 segundos, atraiu a atenção dos investidores”, disse Duarte.
O quiosque Ponto Devassa tem tamanho único padrão de 9 m2 e taxa de franquia de R$ 45 mil. O investimento inicial gira em torno de R$ 120 mil, fora o ponto, o que deverá proporcionar ao empreendedor um faturamento médio estimado de R$ 80 mil por unidade.
Quanto custa abrir uma franquia Ponto Devassa:
| Investimento inicial | R$ 120 mil, em média (fora o ponto) |
| Taxa de franquia | R$ 45 mil |
| Resultado operacional | média de 10% |
| Taxa de publicidade | 1% sobre faturamento bruto mensal |
| Royalties | 5% sobre faturamento bruto mensal |
| Área mínima | 9m2 |
| Número de funcionários por loja | não informado |
| Faturamento bruto mensal | R$ 80 mil |
| Prazo médio de retorno | a partir de 24 meses |
| Site | www.franquiasdevassa.com.br |
Fonte: Sonar Serviços e Franquias