29 agosto, 2011

Cervejas Artesanais do Chile

foto: Felipe Cerda


A cifra é modesta e a quantidade, pequena, mas a cerveja artesanal produzida no sul do Chile é boa e vai longe. Nos três últimos anos, o país viu surgir 300 empresas no setor e o consumo anual da bebida cresceu 100%. O "boom" cervejeiro faz muitos sonharem que o produto possa um dia trilhar o mesmo caminho do vinho e do salmão - duas marcas registradas do Chile que hoje somam quase US$ 4 bilhões anuais em exportações.

Na região de Temuco, Freire, Villarica, Pucón e Valdivia, existem oito das cervejarias artesanais mais tradicionais do país. Em meio à paisagem invernal, com montanhas nevadas e bosques de araucárias, escondem-se pequenas joias cervejeiras, que prezam mais pela receita original que pela conquista de novos pontos de distribuição.

O principal segredo desse súbito sucesso é a água, abundante e pura na região. O outro trunfo é a quantidade de descendentes de imigrantes europeus presentes no sul do Chile, cujas famílias produziam cerveja de qualidade em seus países de origem.

Juan Carlos Amand de Mendieta é filho de pai belga e mãe chilena. Em 2006, ele e a mulher - María Elena Schacht Fenner, descendente de mestres cervejeiros alemães - fundaram a Crater, uma pequena cervejaria localizada aos pés do vulcão Villarica, 800 quilômetros ao sul de Santiago. O casal furou um poço artesanal no quintal, montou uma fabriqueta, um pequeno restaurante alemão e quatro cabanas para alugar durante a temporada, de frente para um dos vulcões mais ativos do Chile, com quase 3 mil metros de altura.

"Colocamos o carro na frente dos bois, a paixão na frente dos negócios. E deu certo. Não éramos comerciantes, mas amantes de cerveja. E esse é o perfil de quem se dedica a esse ramo", conta Amand de Mendieta.

Hoje, a Crater tem capacidade para produzir 12 mil litros de cerveja por mês.

Prova do sucesso das pequenas cervejarias é que, só no último ano, a Crater cresceu 50%, contratou oito empregados e celebrou o primeiro acordo com uma grande rede de supermercados, distribuindo a cerveja de norte a sul do país. Outras centenas de empresas familiares do setor sonham em trilhar o mesmo caminho.

Lembrando que no próximo dia 05 de setembro começa a Copa Cervezas da América no Chile.

Fonte: Estadão.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...