26 junho, 2012

Starkbierfest 2012 com chope da Bamberg e Abadessa


A Cervejaria Bamberg e a Cervejaria Abadessa apresentam neste ano uma novidade para o calendário das Festas Cervejeira. Trata-se do Starkbierzeit, ou seja, o período da cerveja forte.

Tradicionalmente em Munchen esse período é comemorado nos últimos 15 dias de Março, no final do inverno no hemisfério norte. Como no Brasil o inverno é no meio do ano, a Bamberg e a Abadessa vão promover o festival Starkbierzeit nas duas primeiras semanas de Julho.

Durante este período serão servidos os chopes Doppelbock das duas cervejarias, o Bambergerator (8,0% Alc) e o Emigrator (7,2% Alc).

Sobre o estilo:
O estilo Doppelbock pertence a família das Bock, são cervejas mais potentes que a Bock, de coloração vermelha a marrom escuro, podendo chegar ao preto, e predomínio da base de malte tanto no aroma como no sabor.
Esse estilo tem bastante ligação histórica com os monastérios da Idade Média, pois era essa cerveja que nutria os monges da época no período da Quaresma. A Doppelbock fornecia energia e nutrientes pra que eles fizessem suas tarefas diárias, daí este estilo de cerveja ficou conhecido como pão líquido.

Tradicionalmente as Doppelbock terminam com o sufixo –ator no nome.
Veja os bares que vão participar do Starkbierfest 2012:

Rio de Janeiro: Boteco Colarinho;
São Paulo: Empório Alto de Pinheiros;
Porto Alegre: Bier Market Vom Fass e Apolinário;
Sorocaba: Cervejario;

Fonte: Blog da Bamberg
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...