25 outubro, 2017

Reality Show Eisenbahn Mestre Cervejeiro vai eleger a melhor American Pale Ale em rede nacional


Na próxima quinta-feira (26/10), às 23h30, o canal TNT estreia o Reality Show Eisenbahn Mestre Cervejeiro, promovido pela cervejaria Eisenbahn. Pela primeira vez na televisão, o programa, que conta com episódios de 30 minutos cada, é a oitava edição da tradicional competição Mestre Cervejeiro Eisenbahn que, até então, acontecia longe das telas. Ao longo dos últimos sete anos, o concurso trabalha para valorizar e democratizar a cerveja artesanal brasileira.

Após o período de inscrições, as centenas de estilo APA (American Pale Ale) passaram por um equipamento avançado de avaliação de cerveja (Beer Analyser), foram degustadas por um júri técnico especializado que utilizou critérios como aparência, aroma, sabor, sensação de boca e fidelidade ao estilo proposto em agosto.


O All Beers já foi jurado do programa nas últimas cinco edições, inclusive em 2017 (vídeo abaixo), para selecionar os nove participantes do reality show.



O estilo American Pale Ale tem como características principais sua cor clara, ser refrescante e lupulada e possuir malte de apoio suficiente para fazer uma cerveja equilibrada e de drinkability. Como resultados, nove participantes foram eleitos para participar do programa.

Nos oito episódios, o reality apresentado por Marina Person vai mostrar os conhecimentos cervejeiros dos participantes, suas habilidades de harmonização, paladar e entendimento sobre produção de cervejas artesanais. A avaliação das performances será feita pelos jurados Bia Amorim, Juliano Mendes e Sady Homrich.

Bia Amorim, que já compôs o júri do Acerva Catarinense em 2011, do Mestre Cervejeiro em 2016 e mais uma série de premiações pelo País, acredita que “a técnica é importante e ter uma base para poder julgar, é fundamental. Para fazer uma cerveja muito boa precisa ter conhecimento técnico e experiência, vivência de hora copo com diversos estilos, ler livros de diferentes autores, saber mais sobre o que cerca a cerveja e afins”.

Para Juliano Mendes, fundador da marca, que foi jurado do primeiro festival brasileiro da cerveja, em Blumenau, de várias edições do Acerva e componente do júri desde a primeira edição do Mestre Cervejeiro, levar a iniciativa para a TV é ter a “certeza de que até as pessoas que não possuem muito envolvimento com o mundo cervejeiro vão se interessar pelo assunto, se divertir e se emocionar”.

Sady Homrich, que participou de quase todas as edições do Mestre Cervejeiro, é jurado do Concurso Brasileiro da Cerveja de Blumenau desde 2013 e do Mondial de la Bière RJ 2014, com jurados da Bélgica, EUA, Dinamarca e Argentina. Ele acredita que os competidores “vêm de lugares e realidades muito diferentes, são um retrato do Brasil cervejeiro de hoje. Cada um desenvolveu sua própria técnica, equipamento e abordagem cervejeira”.

O programa ainda conta com as participações especiais dos cervejeiros Káthia Zanatta, do Instituto da Cerveja, Gerhard Beutling, mestre cervejeiro da Eisenbahn, Fernanda Gabriela Fregonesi, Amanda Felipe Reitenbach, Anderson Carlos Faller, Lucio Rogério Botelho e do chef Rodrigo Martins.


Os participantes eleitos vêm de várias regiões do país e são das mais diversas áreas de atuação no mercado com uma paixão em comum: a paixão pela produção de cerveja artesanal.

Alan Weiss, 31 anos
Feliz com o fato de ter em seu sobrenome o nome de um estilo de cerveja (Weiss), Alan é gaúcho e mora atualmente em Curitiba (PR). O analista de sistemas estudou produção de cerveja na Bodebrown nos cursos básico e intermediário e se tornou sommelier de cervejas pela Universidade Positivo.

Fernando Azevedo, 32 anos
De Bragança Paulista (SP), o engenheiro mecânico possui mais de 50 brassagens (processo de produção da cerveja). Se especializou em cursos básicos e avançados de cerveja caseira, é sommelier de cerveja e mestre em estilos. Em seu casamento, produziu 300 litros de sua própria receita para servir aos convidados.

Gustavo Cruz, 32 anos
O publicitário de Campina Grande (PB) é um autodidata na disciplina cervejeira. É apaixonado por produzir novas receitas e tem mais de 25 brassagens.

Gustavo Reis, 36 anos
O mineiro que hoje mora em São Caetano do Sul (SP) é engenheiro mecânico e possui mais de 25 brassagens. Sua especialização foi um curso de produção caseira. Para seu casamento, recebeu os convidados com sua própria receita de IPA.

Ivan Tozzi, 43 anos
O jornalista de São Paulo (SP) tem mais de 35 brassagens, se especializou na arte cervejeira com o curso Fabricação de Cerveja e Off Flavors, workshops sobre malte, lúpulo, água, levedura e ainda buscou conhecimento em química, física, biologia e história para se aprofundar.


João Biato, 26 anos
O advogado de Ribeirão Preto já passou de sua primeira centena de brassagens. Seu conhecimento cervejeiro vem de um curso básico pelo Senac, outro de produção de cerveja caseira pelo EDUK e é técnico em Cervejaria pela Escola Superior de Cerveja e Malte.

Lucas Ladwig, 31 anos
De Florianópolis, o designer com mais de 50 brassagens se especializou em cursos de fabricação caseira, lúpulo, análise sensorial, lambics e sours e sobre como de montar a própria cervejaria.

Raul Rangel, 27 anos
O turismólogo que nasceu em Natal e mora em Ubatuba (SP) já tem mais de 50 brassagens e é um autodidata e possui histórias bastante interessantes de sua produção de cerveja.

Rodrigo Teixeira, 36 anos
O carioca que mora em Vitória (ES) é educador físico e autodidata cervejeiro com 15 brassagens.

Por conta do tempo de produção da cerveja (aproximadamente 25 dias), apenas os finalistas passarão pela prova de produção e envase do líquido em uma cervejaria da marca. O dono da receita campeã terá como prêmio a produção e distribuição de sua cerveja em uma edição especial de Eisenbahn em 2018 e irá visitar uma rota cervejeira em Munique, na Alemanha.

Idealizado pela Eisenbahn e Leo Burnett Tailor Made e criado e produzido pela Endemol Shine Brasil, o formato possui o objetivo de levar o conhecimento cervejeiro para mais pessoas, descobrir e valorizar a autêntica cerveja artesanal do Brasil.

Serviço
Eisenbahn Mestre Cervejeiro
Estreia na próxima quinta-feira (26/10), às 23h30, na TNT.
Um episódio por semana, toda quinta-feira e reprises às terças-feiras e aos sábados, na faixa das 12h30.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...