17 maio, 2016

Vídeo & Fotos: Cartel Cigano

Aconteceu no último sábado, a segunda edição do Cartel Cigano, na capital paulista. Dez cervejarias ciganas (sem planta própria de produção), se juntaram para mostrar novidades e manter um contato mais próximo com o consumidor.
Clima agradável, boas cervejas, diversidade de estilos e grande criatividade! A alma do homebrewer com certeza estava presente em cada um dos participantes e que o Cartel Cigano tenha vida longa!


Cervejaria Capitu
Degustei duas opções e novidades no evento, a Zest, com levedura inglesa, bretta colhida de uma goiabeira no quintal da casa de um dos sócios, raspas de limão e cidreira. Com 4% de teor alcoólico, muito fácil de tomar, refrescante, acidez aparente e muito agradável, frutada e bem aromática! Muito boa!

A Capitu Stop Oak Stout foi outra boa surpresa, com 8,5% de teor alcoólico, carvalho e favas de baunilha. No aroma e no paladar o café, chocolate e baunilha aparecem em um equilíbrio interessante! Álcool muito bem inserido! As duas entram na lista de melhores do evento!


Cervejaria Júpiter
Aqui a parada foi longa, mais novidades para experimentar!
Tangerina Chá, com quatro variedades de laranja, refrescante, alta drinkability e um leve adocicado no aftertaste! Boa!
A SalAPA de Frutas ficou muito interessante. Uma American Pale Ale extremamente aromática e que realmente lembra uma salada. Refrescante, leve amargor e adocicado durante o gole. Poderia tomar essa cerveja durante toda a tarde!

Super Talismã
,
com carvalho de tosta leve e maturada em barril de Cachaça. Aquela cerveja que quando você termina de dar o primeiro gole, todas as informações aparecem de uma vez, um nocaute de 7% de teor alcoólico. Frutada, salivação pedindo o próximo gole, amargor presente, madeira e um leve adocicado. Muito boa (entre as melhores do evento)!
Para não perder o clima, outra ótima cerveja, a Noite Inteira, com carvalho de tosta intensa, 7% de teor alcoólico, corpo leve, torrado e final levemente adocicado.

Cervejaria Juan Caloto
Que tal experimentar uma Wild West IPA com Tamarindo? Claro! Corpo leve, bem aromática, frutada, amargor presente com uma leve acidez, boa!

Cervejaria GuaruBier
Degustei as três opções da cervejaria de Guarulhos, uma cerveja de Trigo com Laranja, corpo leve, laranja em destaque e refrescante. A Put Rice APA, que chegou para mostrar que o arroz pode sim ser inserido em uma receita para incrementar o produto final e não apenas baratear o valor (afinal, os belgas fazem isso e todos gostam). Sem preconceito, é uma American Pale Ale com 40% de arroz e que na boca ficou bem cremosa. Corpo leve, amargor aparente e sim, uma APA como tantas outras, mesmo com arroz na receita!
A Ipazinha é uma cerveja para quem gosta de amargor, mas não deseja algo muito forte. Ideal para quem quer iniciar no maravilhoso mundo das IPAs!


Cervejaria Suméria
Degustei a Olivia APAlito, uma American Pale Ale de corpo leve, aroma floral, amargor moderado, refrescante e levemente frutada no aftertaste.


Cervejaria J.Beer
Com certeza a Imperial Stout que degustei deles está entre as melhores cervejas do evento. Com 10% de teor alcoólico (e muito bem inseridos), chips de carvalho, favas de baunilha e café em grãos. A vontade era de ficar sentindo o aroma durante toda a tarde! Uma explosão de café que permanece no paladar, aveludada na boca e com aquecimento no final do gole. O aftertaste? Café, muito café! Sensacional!


Cervejaria Dogma
Sou suspeito para falar da Dogma, sou realmente fãs desses caras e minha admiração só aumenta a cada gole que dou em uma cerveja deles!
Duas variações de Touro Sentado IPA, uma com Blood Orange e outra com Manga. A com blood orange ficou perfeita, acidez e amargor andaram juntos em um equilíbrio perfeito! A versão com manga estava extremamente aromática (ponto positivo), mas na boca o adocicado ficou um tanto forte.

A Dogma German Chocolate Cake também está facilmente entre as melhores do evento, parecia um bolo de chocolate! Extremamente aromática, cremosa, madeira, baunilha e torrado. Muito boa!

Cervejaria Brasiliana
Experimentando os novos lotes do trio da cervejaria. A Madureira estava mais aromática do que a versão que tomei no primeiro lote, talvez mais fresca! Fácil de tomar e com o frutado presente no final do gole - boa saison! A Farroupilha soltou o frutado (pêssego) depois de um leve aquecimento. Uma Vienna lager bem feita! Desculpe as anteriores, mas a Arretada (IPA com Pimenta) foi a melhor das três! Com três pimentas na receita, a picância ficou totalmente equilibrada com o amargor do lúpulo! Tomaria essa cerveja todos os dias!

Cervejaria Landel
Degustei três cervejas, a Smash Mild Ale, com corpo leve, frutada, amargor e leve acidez. A Jandira Saison estava bem aromática, com corpo leve, acidez, frutas e salivação constante, pedindo o próximo gole. A Munich Dunkel apresentou corpo leve, castanhas, caramelo e leve chocolate.

Cervejaria Urbana
Urbana Cat in The Box, uma Imperial Stout com 100 IBUs e 11% de teor alcoólico. Chocolate, tostado e café no aroma, que seguem no paladar! Leve aquecimento no final do gole!

Veja como foi a festa no vídeo abaixo:



Cartel Cigano
from All Beers on Vimeo.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...