A vida noturna e a cena cultural do país são hoje, sem
dúvida, uma das maiores incógnitas do mundo pós-pandemia. Olhando esse
cenário, a marca Heineken® inicia um movimento de olhar para a cidade, em
parceria com organizações culturais que oferecem uma relação genuína das
pessoas com os espaços urbanos, propondo um elo entre o agora e o futuro e
visando, assim, o momento de retomada segura, com o maior controle da
pandemia. A ideia é contribuir para que os espaços sociais, sempre presentes na
rotina de quem estava acostumado a aproveitar a agenda de eventos culturais de
São Paulo, ainda possam se manter como ambientes de convívio, difusão de vozes
diversas e reflexões a respeito do futuro das cidades.
A iniciativa partiu do anúncio do fechamento de locais como Casa de Francisca, no
centro de São Paulo, e o Bona Casa de Música, estabelecimento do bairro de
Pinheiros, ambos lugares emblemáticos e símbolos da resiliência que compõem a
história da capital.
“Lugares tão icônicos e importantes para a construção da cultura
urbana fechando mostrou a urgência de um novo olhar para a cidade, para a vida
noturna e todo seu entorno. Com uma marca tão presente em momentos de
celebração, queremos olhar para o futuro e juntos criar soluções completamente
novas, repensar os espaços e a cidade. Por isso, além de agir em apoio, também
estamos co-criando práticas capazes de reconectar pessoas nas cidades”, comenta
Gabriel D'Angelo Braz, diretor de marketing da marca Heineken® no Brasil.
Muito além de aporte financeiro, a marca quer colaborar com a construção de
experiências marcantes e criativas que preservem uma parte do setor artístico ativo
e prestigiado pelo público, especialmente para o momento da retomada, quando a
população voltar a vivenciar intensivamente os principais polos culturais espalhados
pela cidade.

A Casa de Francisca é um espaço sociocultural que desde 2006 cultiva uma
curadoria voltada ao comprometimento artístico e à diversidade musical. Desde
2017, a Casa ocupa um patrimônio histórico restaurado no centro da capital,
conhecido como Palacete Teresa, e que também já abrigou a primeira loja de
instrumentos da cidade, chegando a ser conhecido como "A esquina musical de São
Paulo".
Já o Bona Casa de Música é uma intimista casa de shows, considerada também
referência no meio musical para as pessoas habitués do bairro de Pinheiros.
Conhecida como "uma casa de música pensada por músicos para músicos", o local
tem uma programação constante, diversa e um trabalho de curadoria cuidadoso
para oferecer aos espectadores a melhor experiência sonora possível.
“O setor cultural, responsável por uma de nossas maiores riquezas, junto ao setor
de eventos, bares e restaurantes, é um dos setores mais atingidos pela pandemia e
carece da soma de forças de muitas frentes”, diz Rubens Amatto, co-fundador da
Casa de Francisca.
“Sabemos que o movimento iniciado envolverá um longo caminho de reconstrução,
e agora com o apoio da Heineken®, que se soma a outros esforços, vamos
conseguir manter e fazer a diferença nestas comunidades culturais. E assim
celebrar a vocação de seus projetos para viver uma cidade mais afetiva e
acolhedora a todos os visitantes”, Manuela Fagundes, co-fundadora do Bona Casa
de Música.
Além da Casa de Francisca e do Bona Casa de Música, outros pontos culturais dos
mais variados segmentos também farão parte da iniciativa, entre alguns deles: Exit,
Audio Club, Fatz + Praça, Heavy House, Estepe, Cavepool, e até mesmo o Studio
SP, casa famosa em São Paulo que fechou suas portas em 2013, e que agora
retomará suas atividades.
“São perfis diferentes e cada um com seu papel de
ressignificar a cena, o entretenimento e serem espaços de conexões relevantes.
Nosso projeto não é de recuperação de casas, e sim de apoio à vida noturna com
um olhar para o futuro das cidades”, complementa Gabriel, diretor da marca.
O projeto prioriza a segurança das pessoas e segue protocolos de saúde e o
calendário de vacinação no país para definição da programação de cada um dos
espaços, que manterão agendas independentes.