30 agosto, 2021

O primeiro livro sobre Sommelieria de Cervejas em Português

A Editora Krater, primeira editora do Brasil focada exclusivamente na produção de livros sobre cerveja,  acaba de divulgar um crowdfunding para o lançamento do primeiro livro sobre Sommelieria de Cervejas em português.

O Brasil é o país que mais forma Sommeliers de Cerveja no mundo. O primeiro curso conduzido no país foi há mais de uma década. Mesmo assim, até agora não havia nenhuma referência bibliográfica nacional sobre este assunto.
Essa publicação é uma obra coletiva assinada por 28 grandes nomes do Brasil, Argentina, Peru e Inglaterra, especializados em diversas áreas – da produção de cervejas à gestão de carreiras. A organização da obra ficou por conta da sommelière de cervejas Bia Amorim (foto abaixo).


O livro terá um projeto gráfico especial para fazer jus ao conteúdo. Será todo colorido por dentro, com encadernação em capa dura e marca-páginas de cetim. A tiragem é limitada e com preço especial para o crowdfunding, porém, depois ele será lançado com preço normal.

Financiamento coletivo (crowdfunding)
Cada pessoa que apoia este projeto se torna efetivamente sócio/a nesta empreitada. O investimento será dividido da seguinte forma:


Sobre as aulas ao vivo (Recompensas)

Todas as cotas contarão com aulas por:
- Bia Amorim — Master Class sobre Escola Brasileira
- Cilene Saorin — Ser Sommelier de Cerveja + discussão sobre o projeto do Guia da Sommelieria de Cervejas

Cota estudo
- André Lopes (Advogado Cervejeiro) — Legislação Cervejeira
- Daiane Colla — Escola Belga
- Francisco e Júlio Bellone — Gestão de Carreira
- Guto Procópio — Como Conduzir Treinamentos de Cerveja
- Jayro Pinto Neto — Serviço de Cerveja: Contexto, Maneirismo e Prática

Cota Mestre
Aulas da cota ESTUDO, e mais...
- Fernanda Bressiani — Concursos Cervejeiros
- Fernanda Meybom — Harmonização de Cerveja e Comida
- José Bini (AR) — Processos produtivos da Cerveja *
- Marta Rocha — Gestão de Estoque
- Martyn Cornell (UK) — Escola Britânica *

* Por serem em outros idiomas, estas aulas não serão ao vivo. Serão gravadas e disponibilizadas com legendas

Garanta seu livro e apoie o projeto!

18 agosto, 2021

Heineken inicia movimento de retomada da cena cultural, junto com casas icônicas na cidade

 
A vida noturna e a cena cultural do país são hoje, sem dúvida, uma das maiores incógnitas do mundo pós-pandemia. Olhando esse cenário, a marca Heineken® inicia um movimento de olhar para a cidade, em parceria com organizações culturais que oferecem uma relação genuína das pessoas com os espaços urbanos, propondo um elo entre o agora e o futuro e visando, assim, o momento de retomada segura, com o maior controle da pandemia. A ideia é contribuir para que os espaços sociais, sempre presentes na rotina de quem estava acostumado a aproveitar a agenda de eventos culturais de São Paulo, ainda possam se manter como ambientes de convívio, difusão de vozes diversas e reflexões a respeito do futuro das cidades.

A iniciativa partiu do anúncio do fechamento de locais como Casa de Francisca, no centro de São Paulo, e o Bona Casa de Música, estabelecimento do bairro de Pinheiros, ambos lugares emblemáticos e símbolos da resiliência que compõem a história da capital.

Lugares tão icônicos e importantes para a construção da cultura urbana fechando mostrou a urgência de um novo olhar para a cidade, para a vida noturna e todo seu entorno. Com uma marca tão presente em momentos de celebração, queremos olhar para o futuro e juntos criar soluções completamente novas, repensar os espaços e a cidade. Por isso, além de agir em apoio, também estamos co-criando práticas capazes de reconectar pessoas nas cidades”, comenta Gabriel D'Angelo Braz, diretor de marketing da marca Heineken® no Brasil.

Muito além de aporte financeiro, a marca quer colaborar com a construção de experiências marcantes e criativas que preservem uma parte do setor artístico ativo e prestigiado pelo público, especialmente para o momento da retomada, quando a população voltar a vivenciar intensivamente os principais polos culturais espalhados pela cidade.


A Casa de Francisca é um espaço sociocultural que desde 2006 cultiva uma curadoria voltada ao comprometimento artístico e à diversidade musical. Desde 2017, a Casa ocupa um patrimônio histórico restaurado no centro da capital, conhecido como Palacete Teresa, e que também já abrigou a primeira loja de instrumentos da cidade, chegando a ser conhecido como "A esquina musical de São Paulo".


Já o Bona Casa de Música é uma intimista casa de shows, considerada também referência no meio musical para as pessoas habitués do bairro de Pinheiros. Conhecida como "uma casa de música pensada por músicos para músicos", o local tem uma programação constante, diversa e um trabalho de curadoria cuidadoso para oferecer aos espectadores a melhor experiência sonora possível.

O setor cultural, responsável por uma de nossas maiores riquezas, junto ao setor de eventos, bares e restaurantes, é um dos setores mais atingidos pela pandemia e carece da soma de forças de muitas frentes”, diz Rubens Amatto, co-fundador da Casa de Francisca.

Sabemos que o movimento iniciado envolverá um longo caminho de reconstrução, e agora com o apoio da Heineken®, que se soma a outros esforços, vamos conseguir manter e fazer a diferença nestas comunidades culturais. E assim celebrar a vocação de seus projetos para viver uma cidade mais afetiva e acolhedora a todos os visitantes”, Manuela Fagundes, co-fundadora do Bona Casa de Música.

Além da Casa de Francisca e do Bona Casa de Música, outros pontos culturais dos mais variados segmentos também farão parte da iniciativa, entre alguns deles: Exit, Audio Club, Fatz + Praça, Heavy House, Estepe, Cavepool, e até mesmo o Studio SP, casa famosa em São Paulo que fechou suas portas em 2013, e que agora retomará suas atividades.

São perfis diferentes e cada um com seu papel de ressignificar a cena, o entretenimento e serem espaços de conexões relevantes. Nosso projeto não é de recuperação de casas, e sim de apoio à vida noturna com um olhar para o futuro das cidades”, complementa Gabriel, diretor da marca.

O projeto prioriza a segurança das pessoas e segue protocolos de saúde e o calendário de vacinação no país para definição da programação de cada um dos espaços, que manterão agendas independentes.

17 agosto, 2021

Bitter Day: Conheça a ação simultânea em 60 cervejarias e brewpubs pelo Brasil


O consumidor brasileiro nunca teve tantas opções de cerveja. Antes restrita a empórios e bares especializados, uma paleta enorme de estilos e características agora está disponível em um grande número de restaurantes e supermercados. Para disseminar informação e apresentar novos sabores ao público, o Movimento Toda Cerveja organizou uma ação coletiva: o Bitter Day.

No dia 8 de setembro, 60 cervejarias e brewpubs brasileiros farão o lançamento ou relançamento simultâneo de cervejas dos estilos Ordinary Bitter, Best Bitter e Strong Special Bitter. Tanto as marcas que estão incluindo os estilos de forma inédita quanto aquelas que estão relançando os seus produtos terão uma identidade visual padronizada.

Algumas cervejarias participantes: Marek, Old Captain, Ruradélica, Salva, Soma, Stier Zapata, Armada, 77, Balburdia, Br Brew, Bragantina, Brewpoint, Donner, FatBull, Kud, La Birra, entre outras.

De acordo com Daniel Jeffmann, cervejeiro da Fat Bull Beer e um dos idealizadores do movimento, as Bitters são cervejas muito alinhadas com o clima brasileiro e o tipo de bebida que o consumidor aprecia, embora ainda não esteja entre as mais vendidas. “São estilos refrescantes, saborosos e levemente amargos, que convergem com os momentos e o hábito de consumo local. Queremos apresentar ao consumidor essa possibilidade e trazer para perto aqueles que, por desconhecimento ou receio, acabam não provando”, explica.

Janderson Martini, da Old Captain e também integrante do movimento, acrescenta. “Acreditamos que a consolidação e o crescimento do mercado nacional de cerveja passam por provocarmos o consumidor para que ele conheça estilos além das Pilsen e das IPAs, que lideram as vendas. A adesão de 60 cervejarias e brewpubs a esta primeira ação, dedicada a cervejas da escola inglesa, mostra que esse é um sentimento compartilhado”, finaliza.

Mais sobre os estilos

Os lançamentos estão enquadrados em um dos três estilos: Ordinary Bitter, Best Bitter e Strong Special Bitter. Cervejas de alta fermentação, elas têm em comum a cor levemente acobreada e adição de lúpulos ingleses. Como principais características das Bitters, o Beer Judge Certification Program (BJCP) destaca o alto drinkability e a refrescância.

A variação entre os três estilos acontece pela graduação de teor alcoólico, amargor e cor, de acordo com o guia. A mais leve, Ordinary Bitter, pode ter entre 3,2% e 3,8% de teor alcoólico e 25 a 35 IBUs (escala internacional de amargor que vai de 0 a 120).

Já as Best Bitter, conhecidas também como Special Bitter, podem ter entre 3,8% e 4,6% de teor alcoólico e amargor de 25 a 40 IBUs.

Por fim, as Strong Bitter, conhecidas também como Extra Special Bitter ou ESB, apresentam teor alcoólico que varia entre 4,6% e 6,2% e índice de IBUs entre 30 a 50.

Movimento Toda Cerveja


Criado em agosto de 2021 por cervejarias independentes brasileiras, o Movimento Toda Cerveja tem como objetivo realizar ações colaborativas entre marcas de todo o país para a disseminação da cultura cervejeira. A iniciativa foi de Daniel Jeffmann (da Fat Bull Beer), Janderson Martini (da Old Captain) e Vinícius Cordeiro (das marcas Veterana e Ruradélica).

O Bitter Day é a primeira ação coordenada pelo movimento. Mais informações estão no Instagram @todacerveja.

16 agosto, 2021

Linha Brut IPA da Bodebrown ganha versão em lata



Já está disponível em lata a linha Brut IPA da cervejaria Bodebrown, com quatro rótulos que ampliam as fronteiras da cerveja artesanal com uma efervescência marcante. São elas a Brut IPA Galaxy, Brut IPA El Dorado, Brut IPA Mosaic e a Brut IPA Sorachi Ace. Este quarteto da Bode já pode ser encontrado em mercados, empórios, bares, restaurantes e lojas de todo o país, ou então na loja virtual da cervejaria curitibana, no seguinte endereço: loja.bodebrown.com.br/cervejas-artesanais/cerveja-bodebrown-brut-ipa. No site, cada lata de 473ml custa R$18,90.

 
Também chamadas de Sparkling IPA, possuem uma efervescência marcante, sem deixar de lado a natureza de uma India Pale Ale”, explica o cervejeiro Samuel Cavalcanti, CEO da Bodebrown. “Além disso, a presença sensorial do lúpulo utilizado deixa marcas elegantes e bem presentes”. Cada uma das quatro e versões utilizas diferentes lúpulos, que são homenageados no nome da cerveja.

Brut IPA Galaxy
Primeira da série de cervejas Sparkling, a Brut IPA Galaxy utiliza o lúpulo australiano Galaxy, de aroma marcante e médio amargor. Equilibra efervescência, proveniente de técnicas utilizadas na produção de espumantes, e o típico frescor das IPAs. Atinge teor alcoólico de 6,5%.
Com uma coloração dourada, apresenta sabores de maracujá, pêssego e frutas cítricas. No aroma, toques de pomelo, lima, mamão verde e frutas tropicais com um suave sabor maltado.


Brut IPA El Dorado
Já a Brut IPA El Dorado é mais seca e com maior amargor, pelo uso do lúpulo El Dorado, produzido nos EUA. Cavalcanti até mesmo a classifica como uma extra Brut IPA, por suas características marcantes. Também atinge 6,5% de teor alcoólico e tem cor amarelo ouro.
Seus aromas passam por suaves notas de baunilha com frutas tropicais, limão e lima. Já no sabor, pães brancos e suave caramelo se aliam a toques tropicais, com grande destaque ao damasco e pêssego.
 

Brut IPA Mosaic
A Brut IPA Mosaic leva este nome por causa de seu lúpulo norte-americano. As principais notas da terceira cerveja da linha Sparkling Hop são de frutas amarelas tropicais como manga, além de tangerina, mamão papaia e rosas. É um pouco mais seca, porém menos amarga do que a El Dorado.
Possui cor amarelo ouro e teor alcoólico de 6,5%. Com sabor de pães de tosta média combinados a caramelo e frutas amarelas.


Brut IPA Sorachi Ace
A quadrilogia da Bodebrown é completa com a Brut IPA Sorachi Ace. O lúpulo japonês traz características do limão, cedro, menta e frutas amarelas doces, além de alto amargor. Também de cor dourada, tem seu teor alcoólico em 6,5%.
O sabor desta cerveja lembra pães de tosta média, caramelo e frutas cítricas, em especial o limão.
 

13 agosto, 2021

A bordo de motorhome personalizado, Baden Baden promove programação cervejeira e gastronômica em Campos do Jordão

 
Nascida em Campos do Jordão, Baden Baden é uma das das marcas pioneiras em cerveja artesanal do país. E com o objetivo de evidenciar a cidade jordanense, a marca promove uma série de experiências únicas, marcantes e seguras e convida turistas e amantes cervejeiros a conhecerem a cidade sob perspectiva inédita.


Consumidores poderão ter acesso a um fim de semana de bem estar, boas opções gastronômicas e cervejeiras a bordo de um motorhome, com motorista particular, totalmente personalizado e decorado. O roteiro tem ponto de partida na fábrica de Baden Baden, com imersão no processo da fabricação e degustação dos rótulos. Na sequência, o destino é o Pico do Itapeva, com um mirante pra lá de especial, em um ambiente aconchegante e intimista, onde serão recebidos por um almoço regional, da tradicional parrilla, servido em 5 tempos sob comando do restaurante Dona Chica, que traz ingredientes da estação, harmonizados com os líquidos sofisticados da cervejaria.


A segunda parada será na Fazenda Prana, que conta com mais de 5 milhões de metros quadrados de área. Em um momento do tradicional Beer Bath, será possível curtir o pôr do sol enquanto o convidado experimenta o chope da Baden Baden em um banho de ofurô, que contém elementos que remetem à cerveja e suas sensações. O banho é produzido com esferas efervescentes elaboradas com lúpulo, além de produtos regionais e naturais, com duração de 45 minutos.


Ao som de voz e violão, o jantar será servido seguindo a linha slow food, trazendo ingredientes da agricultura local, além da harmonização com as cervejas da Baden Baden, como destaque do Fondue de carne e frango, incluindo 10 tipos de molho: tártaro, rose, vinagrete, mostarda e mel, chutney de cebola, barbecue de cerveja, chutney de abacaxi com cebola roxa, morango picante, alho e queijos harmonizado com a Baden Baden Cristal. De sobremesa a aposta fica no Fondue de chocolate com frutas da estação harmonizado com Baden Baden Chocolate, rótulo sazonal da marca. Encerrando o primeiro dia, sob a luz do luar, será possível desvendar todas as particularidades do céu, por meio de um um telescópio, e contemplar os planetas e as estrelas.



No segundo dia, será possível apreciar o nascer do sol em um dos pontos mais altos da região, com 1800 metros de altura. Na sequência, um brunch especial é servido com os rótulos da marca, onde o Beer Sommelier Thiago Alves dará uma aula sobre aromas de lúpulos. De volta à fábrica, a experiência chega ao fim com um presente como recordação: uma Baden Baden com rótulo exclusivo, registrando a experiência que viveram com a marca em Campos do Jordão.

Quem quiser participar da experiência deve se inscrever no concurso cultural promovido pela marca, através do Instagram, em que o participante deverá deixar o seu perfil aberto, ser maior de 18 anos e postar uma foto com a tag #CamposComoNunca, contando em um parágrafo "Como é viver um inverno como nunca e por quê?" tagueando a marca @cervejabadenbaden e, em seguida, se cadastrar no site da promoção. Uma banca julgadora vai selecionar o melhor post para curtir uma experiência como nunca em Campos do Jordão, que dará direito a um acompanhante. O concurso acontece entre os dias 9 a 19 de agosto, com resultado no dia 20 de agosto, no mesmo site do cadastro. A viagem será realizada pelo ganhador no dia 25 e 26 de agosto.


Destaca-se que a marca segue à risca os protocolos de sanitização e segurança diante do atual cenário. Entre as medidas adotadas estão: testagem PCR de todos os participantes e envolvidos na ação, kits de higienização das mãos com álcool 70%, alimentação elaborada e oferecida também seguindo protocolos aplicáveis aos restaurantes, máscaras N95 disponíveis para os convidados no motorhome e para todo o staff contratado para a execução do projeto, higienização adequada com álcool 70% em todo o ambiente do motorhome e carro entre todas saídas

Serviço:

Motorhome Baden Baden
https://www.badenbaden.com.br/
Site da promoção: https://www.camposcomonunca.badenbaden.com.br/
@cervejabadenbaden

10 agosto, 2021

Editora Krater e Ambev anunciam concurso para encontrar novo escritor de livro cervejeiro no Brasil

 
Uma iniciativa inédita chega para impulsionar a literatura brasileira quando o assunto é cerveja. Estudantes maiores de idade, professores, acadêmicos, sommeliers e entusiastas dessa bebida icônica têm novos motivos para brindar. A Editora Krater, junto com a Academia da Cerveja, escola de conhecimento e cultura cervejeira da Ambev, lançam o concurso para encontrar o mais novo autor ou autora de uma publicação cervejeira no país.

Em um cenário ainda pouco favorável de incentivo e estímulo ao desenvolvimento e reconhecimento de talentos nas pesquisas nacionais sobre ingredientes, manejo de plantações, processos produtivos e estilos cervejeiros, a iniciativa literária surge como uma porta de entrada para a democratização e fomento do conhecimento brasileiro sobre a ciência por trás da cerveja. O vencedor ou vencedora contará, inicialmente, com pelo menos mil exemplares de sua obra impressos, além do adiantamento de royalties no valor de R$5.000,00.

"Temos grandes especialistas em cerveja aqui no Brasil, e o histórico da Editora Krater mostra que há uma enorme demanda por referências bibliográficas de qualidade sobre o assunto. Desde o início, sempre tivemos a intenção de não apenas traduzir obras estrangeiras, mas também de fomentar autores nacionais", conta o cofundador da Editora Krater, Diego Masiero.

Ainda de acordo com o gestor, o Edital da Nova Publicação Cervejeira é uma iniciativa que busca viabilizar o desenvolvimento de novas obras escritas em português, que já são publicadas com o aval de um grupo de jurados especialistas e a garantia de retorno financeiro para o autor.

Um novo capítulo está sendo escrito

O projeto deve impactar uma legião de entusiastas com projetos e ideias guardados na gaveta e preencher uma lacuna de anos no setor, que gera, direta e indiretamente, mais de dois milhões de empregos, de acordo com dados da SINDICERV, Sindicato Nacional de Indústria Cervejeira.

"Desde a criação da Academia da Cerveja, vemos o quanto a ciência por trás da cerveja interessa o brasileiro. E é indiscutível quantos talentos nós vemos nascer todos os dias, seja com o estudo de uma nova técnica de cultivo, a defesa de um novo estilo de cerveja brasileiro, ou pesquisas sobre uma nova levedura. Assuntos que merecem ser registrados para ampliar e compor a nossa literatura, que ainda engatinha", explica Alexandre Esber, professor, mestre-cervejeiro e gerente da Academia da Cerveja.

A Academia da Cerveja, que fomenta conhecimento e cultura cervejeira, foi lançada pela Ambev, em 2020, com o objetivo de democratizar o acesso à informação sobre uma das bebidas mais consumidas no país. O executivo afirma que a parceria com a Editora Krater não poderia chegar em melhor momento, "estamos muito animados em apoiar um projeto que empodera talentos no Brasil, ao lado de uma empresa que é referência em educação cervejeira para todo beer lover".


Acessibilidade na educação cervejeira

Qualquer pessoa, maior de 18 anos, que tenha interesse em transformar sua ideia sobre a temática da cerveja em publicação, pode se inscrever no Edital da Nova Publicação Cervejeira até 30 de novembro de 2021. Após a data, começam as fases do voto popular e avaliação do corpo de jurados.

Para participar, é necessário preencher, gratuitamente, a ficha de inscrição pelo site, apresentando título da obra, sumário do livro, obra completa ou trecho com número de caracteres mínimo. O conteúdo proposto deve ser inédito e não há limite de subscrição de material por candidato.

Serviço | Edital Nova Publicação Cervejeira
Período de inscrições: de 6 de agosto de 2021 até 30 de novembro de 2021
Requisito: Concurso válido somente para maiores de 18 anos
Site: https://www.editorakrater.com.br/edital/ 

30 julho, 2021

Cervejaria apoia campanha de vacinação em São Paulo ofertando chope a quem cumprir o calendário Covid-19


A Soma Cervejaria estará ofertando um brinde a quem cumprir o calendário de vacinação Covid-19 na cidade de São Paulo. Já de olho também na prevenção de novas variantes, a campanha visa incentivar a população a cumprir o calendário previsto pelo Governo do Estado de São Paulo em relação à imunização para cidadãos com idade igual ou maior a 18 anos, até setembro deste ano.

Vacinados na cidade de São Paulo já podem passar no brewpub da Soma, localizado em Moema, de terça a quinta-feira, apresentando documento de identidade pessoal e comprovante de vacinação para brindar a mais esta etapa vencida durante a pandemia.
 
Um Half Pint (250ml) será oferecido a quem tomou a primeira dose e um Pint (500ml) a quem se vacinou com dose única ou tomou a segunda dose. O estilo do chope artesanal será selecionado pelo estabelecimento mediante produção disponível no tap.

A promoção é válida até a conclusão da etapa de vacinação da população acima de 18 anos na cidade de São Paulo ou mediante disponibilidade de produção diária da cervejaria.


A Soma Cervejaria, que neste mês comemora o seu primeiro aniversário, iniciou suas atividades em 18 de julho do ano passado, já durante a pandemia, com uma ação solidária, ofertando 1l de chope artesanal, de fabricação própria, mediante a doação de agasalhos e cobertores para a comunidade carente.

Atualmente, a cervejaria trabalha com seis estilos clássicos de cerveja sempre engatados no tap (American Pale Ale, Hop American Sour, Lager, New England IPA, Schwarzbier e Witbier) e outros estilos sazonais e colaborativos. Neste mês de aniversário, é possível provar uma Russian Imperial Stout em três versões: tradicional, com baunilha e com coco queimado.

Vale destacar que o brewpub trabalha atendemos a todas as orientações sanitárias, a fim de proporcionar sempre um ambiente mais seguro.

Serviço
SOMA CERVEJARIA
Endereço: Avenida Miruna, 561 – Moema - São Paulo / SP
Ambientes: interno com brewpub e deck externo petfriendly
Funcionamento: de terça a sábado das 12h às 23h e aos domingos das 12h às 19h
Delivery: Ifood, pelo site: www.somacervejaria.com ou WhatsApp: 11 99186.5013
Instagram: @somacervejaria

Marcos de Oliveira é o grande vencedor da 11ª edição do Eisenbahn Mestre Cervejeiro


Marcos de Oliveira, ganhador do Mestre Cervejeiro 2021 - Divulgação.


Representando a região Sudeste, Marcos de Oliveira, de São José dos Campos - SP, é o grande vencedor desta edição do Eisenbahn Mestre Cervejeiro 2021. Além de ter seu rótulo lançado pela marca, ele também vai ganhar um tour cervejeiro pela Alemanha após o período de pandemia.

Marcos de Oliveira, de 49 anos, é técnico em mecatrônica e atualmente está cursando tecnologia cervejeira.

O que mais me marcou no concurso Eisenbahn Mestre Cervejeiro 2021 é o fato de uma pessoa comum, que faz cerveja em casa, ser escolhida entre vários candidatos experientes, foi realmente uma surpresa. A necessidade de conhecer cada fase do processo me fez procurar cursos, comecei presencialmente, depois fiz cursos online, vários workshops e em outubro de 2020 comecei a faculdade de tecnologia cervejeira. Um bom mestre cervejeiro tem que ter muito estudo e muita paixão. Uma coisa que você faz com amor, não pode dar errado”, completa Marcos.

A premiação foi transmitida ao vivo, na noite de terça-feira (27), pelo canal da Eisenbahn no Youtube, apresentada por Luiz Thunderbird (ex-VJ da MTV) e também contou com o show da banda Far From Alaska.

Luiz Thunderbird (apresentador da premiação), Marcos de Oliveira (ganhador do Mestre Cervejeiro 2021) e
Juliano Campos (fundador da Eisenbahn e um dos jurados do Mestre Cervejeiro) - Divulgação.

 “O crescimento do Eisenbahn Mestre Cervejeiro reflete o atual bom momento das cervejas especiais. Quando tivemos a ideia do concurso, pensamos que este seria um grande incentivo para que os cervejeiros caseiros se empenhassem em apresentar suas melhores receitas. Buscamos sempre reinventar o jeito de falar com os nossos consumidores, por isso estamos constantemente repensando formatos e conteúdos para a nossa marca” explica Juliano Mendes, fundador da marca.

Este ano, a 11ª edição do Eisenbahn Mestre Cervejeiro ganhou um novo formato totalmente digital. A criação do grupo no Facebook também incentivou a troca de informações entre os cervejeiros, promovendo uma maior interação ao longo do concurso. Outra novidade foi a presença de cinco finalistas que representaram todas as regiões do País.

O concurso, que foi cancelado em 2020 por conta da pandemia da covid-19,  seguiu todos os protocolos de segurança para o recebimento do estilo Vienna Lager, rótulo tema desta edição, conhecido pelo sabor leve e adocicado.

28 julho, 2021

Nova campanha de Stella Artois na TV anuncia distribuição nacional de Stella Sem Glúten


As pessoas procuram cada vez mais opções de bebidas que se encaixem em seu estilo de vida e ocasiões de consumo e a Ambev sempre busca inovar para atender aos desejos desses consumidores, oferecendo os melhores produtos nos melhores momentos. Stella Sem Glúten tem o mesmo sabor da receita original de Stella, criada para quem busca leveza sem abrir mão da cervejinha do dia a dia, principalmente nos momentos à mesa.

"Ao longo dos anos, além de doenças graves (como a doença celíaca), identificou-se também relatos de espectros amplos de manifestações indesejáveis causadas pela ingestão do glúten. Existe uma crescente tendência de pessoas que tem buscado adotar - por orientações de profissionais da saúde ou apenas por convicções pessoais - uma dieta com a diminuição do glúten ou sem glúten, por sentirem alguma sensibilidade ou desconforto", diz Júlia Toledo, especialista de H&W do Centro de Inovação e Tecnologia da Ambev e nutricionista.


"A cerveja é uma das bebidas mais populares do mundo e Stella Sem Glúten é uma opção que se encaixa no estilo e hábito de pessoas que querem ingerir menos glúten sem perder ou deixar de lado o sabor", conta Mariana Porto, head de marketing de Stella Artois. "Stella Sem Glúten mostra que é possível ter momentos de leveza ao redor da mesa e com as pessoas queridas", complementa. 

Depois do lançamento em 2020, a versão sem glúten de Stella Artois acaba de ganhar distribuição nacional. Para isso, a cerveja da Ambev lançou uma campanha na qual Stella Sem Glúten convida o público a viver mais momentos de leveza, chamada “Surpresa Stella Artois”.

Ao som de "Fly Me To The Moon", sucesso de Bart Howard eternizado na voz de Frank Sinatra, "Surpresa Stella Artois" incorpora a nova versão sem glúten ao universo da Vida Artois.




Granobrew se desliga de multinacional e se torna independente

 
A importadora e distribuidora exclusiva de maltes Viking no Brasil se desliga do braço tecnológico de bebidas da Corbion, multinacional holandesa e passa a ser independente a partir deste mês.

A mudança vem para atingir novos objetivos de expansão e a missão de levar insumos de qualidade para todo o Brasil, bem como acompanhar o crescimento e alcance de vendas de mais de 30% nos últimos meses.

É o que diz Ricardo Negretto, Mestre Cervejeiro e Diretor Técnico Comercial da empresa:
Com esta independência, estamos iniciando um novo capítulo no mercado cervejeiro nacional. Estamos preparados e focados em manter a nossa excelência de produtos e serviços.
Apesar de ainda existirem inúmeras variáveis por conta da pandemia, estamos ansiosos e abastecidos, esperando a retomada do mercado cervejeiro ainda neste ano.


Além da comercialização exclusiva de maltes Viking, a Granobrew também trabalha com a linha Hopzoil de óleos essenciais de lúpulo que fornece aroma e sabor de lúpulo e sem adição de amargor, nas fases frias de produção de cerveja com alto custo-benefício.

27 julho, 2021

Midway, a Session IPA de Goose Island, ganha versão em lata

A Session IPA mais famosa de Goose Island acaba de ganhar sua versão em lata. A novidade chega com o mesmo sabor e com as mesmas características que tornam a Midway, uma das cervejas mais desejadas do portfólio da marca. Ela apresenta  4,1% de teor alcoólico, 30 de IBU e aroma de frutas tropicais.

E junto com o lançamento, a marca traz uma ação que promete mexer com a cabeça dos cervejeiros. O Ganso de Goose Island "perdeu" alguns lúpulos que ficaram espalhados pela cidade, e sem esses lúpulos, não é possível produzir as latas de Midway necessárias para comemorar o IPA Day.

Desta forma, a marca convida o consumidor para entrar na brincadeira e decifrar os lugares dos lúpulos perdidos, a partir de dicas que serão postadas no Instagram da marca. Quem ganhar o desafio, além de ajudar o Ganso, ganha um Kit especial de lançamento da nova versão da Session IPA de Goose, tudo de forma on-line.

"A Midway é uma das cervejas mais pedidas do nosso portfólio. Entendemos que oferecer mais uma possibilidade para o consumidor é um jeito de agradecer ao sucesso desse rótulo. Estamos sempre atentos aos desejos dos amantes de boa cerveja e esse é mais um passo da marca para atender um público cada vez maior", explica Guilherme de Almeida, gerente de Marketing de Goose Island no Brasil.

A ação com os lúpulos acontece entre os dias 26 e 30 de julho e o consumidor que desvendar, através das redes sociais da marca, os lugares que os lúpulos foram deixados, receberá prêmios da marca.

26 julho, 2021

Seasons lança trio de cervejas com ingredientes da Amazônia provenientes de cultivos que ajudam a conservar a floresta

 
Qual o legado que você quer deixar para as futuras gerações? É com essa pergunta que a Seasons divulga seu novo lançamento: Legado, um trio de cervejas Stout - mesma base, com diferentes ingredientes. Os frutos Cacau, Cumaru e Café, foram os escolhidos para compor a experiência e são especiais porque os seus cultivos ajudam na conservação da floresta amazônica.

O projeto visa "transcender o produto", além de trazer complexidade sensorial para as cervejas, o objetivo é apresentar a origem dos ingredientes, contar a história das pessoas e povos que trabalham de maneira sustentável e, junto das organizações ambientalistas Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora), de Piracicaba – SP, e Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam), de Manaus – AM,  desenvolvem projetos com comunidades amazônicas produtoras de cada um dos ingredientes.
"Eu fico muito feliz de ver a Seasons com um propósito social, deixando um legado para as futuras gerações”, afirma o embaixador da Cervejaria Seasons, Leonardo Sewald.

A cooperação entre cervejaria e as organizações geram um vínculo do produto final com a história de cada ingrediente, carregando junto sua origem, o território, as pessoas envolvidas e suas culturas. A gestora ambiental do Idesam, Elen Perez, conta que para eles é uma grande satisfação realizar esse projeto:
Esperamos com essa parceria promover uma conexão entre a comunidade de clientes da CBCA (Companhia Brasileira de Cerveja Artesanal) e nossos projetos de produção sustentável na Amazônia". O gerente de programa do Imaflora, Eduardo Trevisan, complementa dizendo que ao apoiar iniciativas como essa, estão apoiando as comunidades que cuidam da floresta e incentivam a preservação do nosso país e do planeta como um todo.

As três cervejas da série Legado são de estilo Stout, cervejas escuras com características intensas de malte torrados, lembrando aromas de café, chocolate e cacau, têm corpo moderado e espuma cremosa. Cada uma delas leva na sua receita exclusivamente um dos ingredientes (café, cacau e cumaru), trazendo complexidade a abundância de aromas e sabores das cervejas e tornando-as altamente gastronômicas. O layout das latas foi desenhado de forma que, quando posicionadas uma em cima da outra, é possível ver um único desenho da personagem principal da marca, a vaca, junto de elementos que fazem referência aos ingredientes utilizados.

22 julho, 2021

Cerveja Corona lança versão em lata inédita no Brasil com embalagem sustentável

 
A linha da cerveja Corona no Brasil acaba de ganhar uma nova opção, além da tradicional long neck (330 ml) e da Coronita (210 ml): uma versão em lata, a mais sustentável já lançada pela marca no mercado local. O produto será vendido em um pack com seis unidades de 350 ml, trazendo um formato inovador de embalagem para o mercado brasileiro. As latas de alumínio são unidas por uma lâmina de papel cartão minimalista afixada no topo do pack – conhecida como keel clip, a solução é inédita no Brasil e substitui o plástico utilizado em engradados comuns de lata. Por enquanto, o novo pack está disponível apenas em pontos de vendas selecionados  no Rio de Janeiro.

Liderado pelo time multifuncional de inovação da Ambev (detentora da Corona no Brasil), o desenvolvimento reflete o processo de transformação de negócio e de cultura na cervejaria, que reúne metas ambiciosas de sustentabilidade em temas como água, economia circular, redução de carbono e agricultura sustentável. Corona, como a primeira marca global de bebidas a se tornar neutra em resíduos plásticos – o que significa que hoje a cerveja recupera e recicla mais plástico do que utiliza em sua cadeia de produção e distribuição –, tem atuado ao longo dos últimos anos em iniciativas para lutar contra a poluição ambiental e trabalhado para eliminar o plástico de seus processos.

Inovação e sustentabilidade andam lado a lado na jornada da Ambev. As nossas metas de sustentabilidade, anunciadas em 2018, são ambiciosas e estamos avançando rumo a atingi-las 100% até 2025. No Brasil, fomos além dos compromissos assumidos globalmente e temos um objetivo adicional: acabar com a poluição plástica das embalagens. Nesta caminhada, trabalhamos nas frentes de embalagem retornável, reciclagem e inovação. Em 2020, nosso índice de conteúdo reciclado nas embalagens no Brasil chegou a 47% (vidros), 45% (PET) e 74% (latas de alumínio)”, conta Lisa Lieberbaum, Gerente de Sustentabilidade em Embalagens da Ambev. Ao final de 2020, o Brasil ficou entre os principais líderes do mundo em reciclagem de latas de alumínio. Dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas), apontam que o índice de reciclagem chegou a 97,4%.

21 julho, 2021

Cervejaria baiana emprega 61% de mulheres na sua equipe e comemora o terceiro aniversário com novidades


Há três anos existe na Bahia uma cervejaria com DNA sustentável, idealizada por Débora Lehnen, mestre em química, mestre cervejeira e sócia proprietária da marca; é uma gaúcha apaixonada por cerveja artesanal e pelo estado baiano.
“Eu sempre gostei da ideia de produzir cervejas artesanais pela liberdade de poder explorar os diversos estilos existentes, além de permitir a utilização de insumos locais e inusitados”. conta Débora Lehnen.


Localizada no município de Lauro de Freitas (BA), a
Proa Cervejaria emprega 18 funcionários diretos e o time é orgulhosamente composto por 61% de mulheres. A capacidade produtiva da Proa é de 22.000 L/mês, mas, no momento (por conta da pandemia) produz em torno de 10.000L/mês.

Com o lema “ir contra a maré da mesmice”, a Proa cervejaria se diferencia de todas as outras marcas, tendo na produção de suas cervejas artesanais insumos e ideias que agregam liberdade, equilíbrio e criatividade. A empresa possui equipamentos de ponta para a elaboração de receitas especiais, que priorizam a utilização de matérias-primas de primeiríssima qualidade, trabalhando com receitas minuciosamente elaboradas e testadas, que valorizam o aroma e o sabor de todos os rótulos produzidos em sua fábrica.

Motivos para comemorar não faltam para a Proa. Em três anos, a Proa abriu três bares próprios da marca e se estabeleceu no mercado baiano. “Buscamos fazer com que as pessoas sejam tão apaixonadas por cervejas quanto nós, trazendo estilos que agradam diversos tipos de paladares, além de adicionar personalidade às cervejas a partir da introdução de elementos locais” garante Débora Lehnen.


Novidades


Para celebrar o terceiro aniversário, a Proa Cervejaria lançou a incrível “É tudo IPA”, uma “New England IPA”, cerveja que possui doses cavalares dos lúpulos Citra, Mosaic e Bravo. O lançamento da cerveja comemorativa foi um sucesso! Bares da Proa e parceiros - localizados nas principais cidades baianas - receberam a IPA e em tempo Record a cerveja se esgotou.

Outra novidade que acaba de ser lançada é a Sour com Mel de Cacau.
A inusitada cerveja une a doçura do mel de cacau com a leve acidez da Sour, chegando a um resultado sofisticado e frisante. A ideia da nova Sour da Proa nasceu quando Débora visitou a Fazenda Vânia, em Taboquinhas, no Sul da Bahia. “Conheci o mel de cacau na fazenda do meu sogro, e, para mim, que nem o fruto do cacau conhecia, foi muito surpreendente. Poder unir o dulçor desse insumo com a acidez do estilo Sour e trazer esse sabor - que é quase exclusivo das pessoas que vivem próximas às fazendas de cacau - me motivou a fazer essa cerveja”, disse a cervejeira.

Pra quem não sabe, o Cacau não dá mel, mas um néctar doce que é extraído das amêndoas do fruto.

Serviço:
Proa Salvador
Rua das Hortênsias, 288 - Pituba.

Proa Praia do Forte
Av. Antônio Carlos Magalhães, 160.

Instagram:
@proacervejaria @proa.bar

Cerveja Hoegaarden ganha versão zero álcool no Brasil

Uma Witbier saborosa e aberta para muitas possibilidades. É assim que Hoegaarden apresenta sua versão 0,0% de álcool. A novidade chega ao Brasil em edição limitada e com vendas exclusivas no Empório da Cerveja e na Greenhouse, bar da marca em São Paulo.



A Hoegaarden Zero é produzida com os ingredientes tradicionais da marca, como trigo cru, as sementes de coentro e raspas de casca de laranja, mantendo o sabor refrescante e suave, além de um dulçor equilibrado e levemente cítrico em uma cerveja sem álcool.

Trouxemos a Hoegaarden Zero porque percebemos que os consumidores estão em busca de produtos que se encaixem em diferentes situações do dia a dia. Nosso objetivo é oferecer mais uma possibilidade de consumo, com a versão zero álcool, sem abrir mão do sabor”, explica Pedro Henrique dos Santos Costa, gerente de marketing da Hoergaarden. “Esperamos que os consumidores aproveitem essas latas que trouxemos especialmente para o Brasil”, completa.

A novidade está disponível na versão lata de 330ml no Empório da Cerveja com entrega para todo o Brasil.

16 julho, 2021

Última chance de conhecer o "Portinha Artois" em São Paulo!

 
Depois de um mês instalado na Rua Mato Grosso, na Consolação, o Portinha Artois chega à sua última semana de funcionamento. Criado por Stella Artois e comandado pela chef Ieda de Matos, o restaurante foi concebido como um espaço conceito para fomentar a gastronomia e as experiências ao redor da mesa, promovendo talentos de diversas partes do Brasil, valorizando sabores e ingredientes regionais e incentivando a troca de conhecimento sobre o universo gastronômico.

Com referências da Chapada Diamantina e da cozinha africana da Bahia, o cardápio autoral criado por Ieda de Matos trouxe pratos fixos servidos de terça a sábado e kits oferecidos às terças, quintas, sextas e sábados. Aos domingos, uma programação especial promoveu encontros e co-criações com chefs convidados para paneladas preparadas a quatro mãos - passaram pela cozinha de Ieda os chefs Saulo Jennings, do Pará; Marcelo Schambeck, do Rio Grande do Sul; Fabrício Lemos, da Bahia; e Kalymaracaya Nogueira, do Mato Grosso do Sul.

Quem encerra a programação com chave de ouro ao lado de Ieda no último dia de funcionamento do Portinha Artois (18/07) é Alex Atala - juntos, os dois vão preparar um menu cheio de história e afetividade. Por R$ 158, o cardápio fechado inclui shot de boas-vindas feito de cachaça Tiê e mel de mandaçaia da Mbee com umbu bom; entrada de caldo de feijão branco, sururu e camarão seco defumado; um prato principal para compartilhar de cozido baiano com três carnes acompanhado de pirão e arroz e cuscuz de tapioca com sorvete de rapadura como sobremesa. O cardápio ainda inclui duas unidades de Stella Artois 275ml e café.

Quem quiser experimentar ou repetir a experiência do Portinha Artois ainda pode pedir via delivery pelo aplicativo Rappi ou fazer uma reserva no site para visitar o espaço presencialmente. Lá também é possível conferir o cardápio completo. Com a mudança recente nos horários de funcionamento dos estabelecimentos em São Paulo, o espaço ainda funciona na próxima sexta feira (16/07) com um horário extra de reservas, das 21h às 23h.

Foto: João Sal

"Tem sido uma experiência linda e muito especial para mim e para a minha família, que está sempre me apoiando e me acompanhando na cozinha. Ter a oportunidade de cozinhar ao lado de tantos chefs que, assim como eu, valorizam os ingredientes regionais que vêm da terra e a gastronomia de origens brasileiras foi maravilhoso. Tudo foi pensado para acolher quem experimenta essa comida, que é cheia de história e de carinho. Seja presencialmente ou no delivery, espero continuar levando essa comida para ainda mais gente até o último dia do Portinha", conta Ieda de Matos. Após o encerramento do Portinha Artois, a chef retorna à Casa de Ieda, seu restaurante no bairro de Pinheiros.

"Somos apaixonados por gastronomia e por reunir as pessoas ao redor da mesa com boa comida, boas conversas e Stellinha gelada. O Portinha Artois foi pensado justamente para oferecer essa experiência, incentivando os encontros entre talentos da gastronomia que trazem consigo diferentes estilos e experiências de vida", conta Mariana Porto, head de marketing de Stella Artois. "Começando pela concepção do cardápio criado por Ieda de Matos, passando pela decoração intimista do restaurante e pela programação do espaço conceito, a sofisticação do Portinha está nos detalhes e, acima de tudo, nas conexões entre quem cozinha e quem experimenta os pratos", complementa.

SERVIÇO - PORTINHA ARTOIS
Período de funcionamento: até 18 de julho, próximo domingo
Endereço: Rua Mato Grosso, 402 - Bairro: Higienópolis (São Paulo - SP)
Dias e horários de funcionamento:
- Sexta-feira, 16 de julho - funcionamento apenas presencial para o jantar, das 17h às 21h (com encerramento às 23h);
- Sábado - funcionamento presencial e delivery para o almoço, das 12h às 16h, e para o jantar, das 17h às 19h;
- Domingo - funcionamento presencial e delivery das 12h às 18h;
Pedidos via delivery: aplicativo Rappi (raio de entrega de 8 km, taxa de entrega adicional)
Reservas obrigatórias para atendimento presencial: www.stellaartois.com.br/portinha (Capacidade para até 18 pessoas, com permanência no espaço por até duas horas; é obrigatório o distanciamento social, uso de máscaras e higienização constante das mãos.)

30 junho, 2021

Olaf Brewing (Finlândia) chega no Brasil

 
A cervejaria finlandesa Olaf está chegando no Brasil, com produção nacional dentro da cervejaria Cherokee, localizada em Jaraguá do Sul - SC. Já presente no mercado europeu desde 2015, a história da Olaf é muito mais antiga, para ser mais exato, de 1475, com suas raízes em um antigo castelo na Savonia (foto abaixo),  batizado de St.Olaf, e que por sinal existe até hoje!


Quem fundou esse castelo? O nome dele era Erik Axelsson Tott, que inclusive foi homenageado em um dos rótulos da Olaf a Tott Double IPA, uma das cervejas que serão comercializadas em breve por aqui.
A história conta que dentro desse castelo tinha uma cervejaria que fornecia a cerveja para os locais e que era muito apreciada no leste da Finlândia.


O All Beers conversou com os representantes da marca no país, Katy Bryg e Eduardo Basso sobre o início dos trabalhos no Brasil.
Segundo Eduardo, os estudos para importação já existiam, porém com o câmbio alto, a opção de produzir os rótulos no Brasil ganhou força em 2020/21. No início desse ano, conheceram a incrível estrutura da cervejaria Cherokee e rapidamente o acordo foi fechado para produção nacional dos rótulos da Olaf em nosso país. As primeiras brassagens já aconteceram em maio, com total supervisão do mestre cervejeiro e CEO da Olaf, Petteri Väntinen. A arte dos rótulos é algo que deve ser destacado também, todos assinados pelo ilustrador
Ville Granroth (@artschoolboyfriend).


Para início dos trabalhos, a Olaf começa com cinco rótulos (todos disponíveis em latas de 473ml e chope):
- Olaf Lo-Carb Pale Ale (1,2%)
- Olaf Pilsner (4,4%)
- Olaf Midnight Sun (Pale Ale - 5,5%)
- Olaf Tott (Double IPA - 8,5%)
- Olaf Northern Comfort (Imperial Stout - 11%)

As novidades devem chegar em breve nos pontos de venda em todo país.

Garrafa x Lata
Na Finlândia as cervejas são vendidas em garrafas, porém, Eduardo comentou que  a mudança para latas deve acontecer em breve por lá.


Prêmios & Parcerias
A Olaf Brewing já conta com algumas conquistas de peso no disputado mercado europeu, como a medalha de melhor Imperial Stout do mundo para Northern Comfort, no World Beer Awards 2020. Sem falar de parcerias importantes como foi a cerveja lançada junto com a Mikkeller, batizada de Party like it’s 1475 Pils.

22 junho, 2021

Já conhece o Parque da Cerveja em Campos do Jordão - SP?


A procura por Campos do Jordão aumenta de maneira significativa durante o outono/inverno. Mas para evitar aglomerações e curtir a cidade com segurança, o local ideal para passear é o Parque da Cerveja, em uma área de 240 mil m², entre as montanhas mais altas da Serra da Mantiqueira e cercado por belíssimas Araucárias, com espaço aberto, amplo, cercado pela natureza.

Com uma fábrica de cerveja artesanal que abastece toda a demanda local e traz em seus rótulos ilustrações de diversos pontos turísticos da cidade, o parque proporciona experiências cervejeiras que harmonizam a natureza com a paixão pela bebida milenar. Os apaixonados por cerveja artesanal pode fazer um tour na fábrica, aprendendo um pouco sobre a história da cerveja e os diferentes estilos (R$45). O local oferece uma carta de sete rótulos de estilos tradicionais de cervejas que trazem em suas receitas diferentes ingredientes, como é o caso da cerveja de pinhão, fruto símbolo da cidade, a cerveja de avelã, a Dunkel e a Dark ótimas pedidas para baixas temperaturas.


Recentemente o local inaugurou seu mirante com vista 180º das paisagens do local, com 140m de altura. O local conta com um bar, recém inaugurado, que oferece todos os rótulos das cervejas produzidas na fábrica da Cerveja Campos do Jordão, além de porções, chás especiais e até um bolo quentinho para acompanhar o cafezinho. A visita tem duração máxima de 1 hora e até às 16h00 o valor do passeio é de R$78, com direito à degustação da régua com 4 estilos de cerveja . A partir das 17h00, durante a celebração do entardecer, a visita sairá por R$108, com direito a um petisco e um chope da casa e, claro, o espetáculo do pôr do sol de maneira única. Ao chegar ao espaço, é possível ver toda a paisagem das montanhas da Serra da Mantiqueira, além de ter a oportunidade de contemplar e ouvir os sons das águas da cachoeira Gavião Gonzaga, a mais longa e volumosa do estado. A visita tem duração máxima de 1 hora.


Proporcionando um dia inteiro de passeio, os visitantes conseguem ainda fazer um piquenique regado a excelentes cervejas com cesta especial de petiscos, tudo isso ao ar livre e com contato a natureza. Para visitar o parque não é necessário reserva.

Serviço:
Parque da Cerveja
Endereço: Estr. Mun. Paulo Costa Lenz Cesar, 2150 - Gavião Gonzaga, Campos do Jordão
Horário de funcionamento: 10h00 às 17h00
Entrada do Parque: 35,00

17 junho, 2021

Cerveja Tiger no Brasil: Grupo Heineken lança uma de suas maiores marcas globais no país

 
A cerveja puro malte Tiger, uma das principais marcas globais do grupo Heineken, chega ao sul do país em julho e em agosto nas regiões sudeste e nordeste do Brasil.

Criada nas ruas de Singapura em 1932 e presente em mais de 50 países, Tiger é uma das cervejas mais internacionais da Ásia. Com mais de 40 prêmios internacionais (como o World Beer Cup e o Australian International Beer Awards), tornam-na ideal para o paladar do brasileiro.

Pioneira no segmento de mainstream puro malte com Amstel, no Brasil desde 2015, o lançamento de Tiger tem como objetivo expandir a atuação do Grupo Heineken neste mercado.
"Estamos muito contentes com o lançamento e ele reforça o nosso compromisso com o consumidor. Tiger é uma das cinco principais marcas globais do grupo e vai somar muito ao portfólio do Brasil, não poderíamos estar mais felizes por isso", diz Maurício Giamellaro, CEO do Grupo Heineken.


"O mainstream é hoje o maior segmento do mercado brasileiro de cerveja, responsável por cerca de 62% do volume. No último ano, as marcas puro malte ganharam mais espaço e relevância, crescendo 39%, segundo dados da Nielsen, mostrando que o brasileiro busca opções que combinem acessibilidade com qualidade", finaliza Giamellaro.


O produto chega ao Brasil em três versões: a lata de 350ml, a garrafa de 600ml e chope, em barril de 50L. A cerveja será produzida no país, nas fábricas Heineken de Pacatuba, no Ceará, e Itu, em São Paulo.

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