23 dezembro, 2010

Conheça a Bamberg St. Michael


A Cervejaria Bamberg, artesanal da cidade paulista de Votorantim, lançou sua cerveja em comemoração aos 5 anos de fundação. Batizada de Bamberg St. Michael, é do estilo German Weizenbock.

A cerveja foi maturada por 6 meses em barris de carvalho, que transferiram ao líquido muito dos seus toques amadeirados. O processo dry hopping também foi utilizado, no qual são adicionados lúpulos não cozidos — ou “secos” — na cerveja em diferentes estágios de fermentação (no caso, os lúpulos utilizados foram os da varietal alemã Hallertauer Tradition).
O cervejeiro Alexandre Bazzo ainda refermentou a cerveja em suas próprias garrafas, usando leveduras de champagne, fazendo com que a cerveja seja guardada durante vários anos.

Inicialmente, Bazzo pensou em batizar a nova cerveja com o nome de Über Alles (em alemão, “acima de tudo”), projeto logo abandonado, já que a frase ainda hoje é associada ao nazismo. O cervejeiro, então optou por St. Michel, em homenagem ao mosteiro beneditino homônimo de 1015, o primeiro a fabricar cerveja na cidade alemã de Bamberg.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...