20 dezembro, 2010

Brew Masters - Episódio 5 - Ancient Ale


O quinto episódio de Brew Masters mostrou Sam Calagione e sua equipe viajando para o Cairo/Egito para tentar uma receita antiga de cerveja, provavelmente de 4000 anos atrás.
Mostra também a tentativa de salvar um lote de Chateau Jiahu.

Como surgiu a cerveja Chateau Jiahu da Dogfish Head?

A Chateau Jiahu nasce de uma parceria da Dogfish Head com o antropólogo PatrickMcGovern. Jarros de cerâmica preservados foram encontrados em Jiahu, na província de Henan, norte da China. Essa descoberta revelou que uma bebida fermentada de mel misturado com arroz e frutas estava sendo produzido há muito tempo.

Neste episódio percebemos o cuidado para se fabricar esta cerveja e durante o processo alguns problemas com a levedura ocorreram, fazendo com que, depois de algumas tentativas, o lote fosse despejado no ralo.

Sam Calagione vai para o Egito


Sam e Floris viajaram para o Egito, onde se encontram com o guia Ramy e o arqueólogo Dr. Pat McGovern. O destino foi Saqqara para ver o túmulo de Ti. A intenção era decifrar alguns hieróglifos no túmulo, para descobrir como eles faziam cerveja, cerca de 4.000 anos atrás.

Depois de analisar os hieróglifos, um debate surgiu se o pão era um ingrediente da cerveja ou se era cervido ao lado da bebida. Chegaram a conclusão de que o pão faria parte da cerveja.

Foram para o mercado público escolher algumas especiarias da região, selecionaram um açúcar duro do local, uma mistura de especiarias chamada Za’atar (orégano, manjericão e tomilho) e Camomila.

Recolheram também leveduras selvagens da região e voltaram para os Estados Unidos.
No final, a cerveja recebeu o nome de Ta Henket.

Veja o trailer do 5º episódio:




O episódio já pode ser encontrado via torrent e para download em alguns sites.

Episódio 04 - Grain to Glass
Episódio 03 - Tamarillo
Episódio 02 - Chicha
Episódio 01 - Bitches Brew
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...