02 dezembro, 2010

Formada a Primeira turma de Sommeliers de Cerveja no Brasil

O primeiro curso de beer sommelier do Brasil terminou neste semestre e forma os profissionais que orientam o consumidor na escolha da cerveja
Por Daniel Wolff

Ser um entendedor de cervejas profissional é um trabalho dos sonhos para muitos. Quem não gostaria de ganhar a vida provando cervejas e promovendo essa maravilhosa cultura? Mas, até pouco tempo atrás, quem sonhava em um trabalho desses tinha uma única opção: fazer um curso de beer sommelier no exterior - principalmente em países como a Alemanha e os Estados Unidos.

Porém, no segundo semestre deste ano, a ABS-SP (Associação Brasileira de Sommeliers de São Paulo) saiu na frente e promoveu o primeiro curso de beer sommelier do Brasil. Foram mais de 60 horas de aulas envolvendo desde a parte de processo de fabricação, passando por insumos, até degustações de estilos diversos e harmonizações com comidas como queijos e sobremesas.

Agora, depois de formados, onde se encaixarão os novos beer sommeliers do mercado? Trabalho é que não vai faltar, pois o mercado de cervejas especiais, também chamado de cervejas gourmet, está em alta. A cada dia vemos novas marcas, novas cervejarias e novos estabelecimentos chegando nesse cenário e, principalmente, novos consumidores com sede de cervejas gourmet, que oferecem uma rica experiência gastronômica. E esses consumidores precisam, mais do que ninguém, de orientação, devido à grande variedade de marcas e estilo. É aí que se encaixa o principal trabalho do beer sommelier: o de orientar o consumidor na hora da compra.

Mas a profissão é muito dinâmica. Confira alguns atributos de um beer sommelier:
  • - Conduzir palestras e eventos relacionados à cerveja;
  • - Formular cervejas em conjunto com mestres cervejeiros dentro das cervejarias;
  • - Orientar importadores na hora de escolher qual cerveja trazer;
  • - Elaborar cartas de cervejas em bares e restaurantes;
  • - Treinar equipe de serviços;
  • - Degustar e avaliar cervejas.
Realmente, muitos podem achar um trabalho desses uma maravilha, que fariam com o maior prazer e nem cobrariam por isso. Mas, eu garanto, como profissional de cervejas há mais de seis anos: apesar da cerveja ser diversão para muitos e, de fato, conseguirmos tirar bons momentos nas horas de trabalho, esse é um mercado muito exigente e que requer muito estudo, conhecimento e profissionalismo acima de tudo - o que para mim é mais um incentivo para trabalhar e levar a sério as cervejas e a sua cultura!

Via
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...