08 dezembro, 2011

Seleção brasileira: 22 cervejas nacionais indispensáveis

Se o brasileiro é conhecido, dentre outras qualidades, pela criatividade e originalidade, no mundo das cervejas não é diferente. Com o crescente mercado de cervejas especiais, o país deu um salto na qualidade e variedade de rótulos que estão ao alcance de um público cada vez mais exigente.

O Bom Gourmet convidou nove conhecedores de cervejas especiais, referências nacionais do assunto, para montar uma lista com os rótulos brasileiros que são obrigatórios degustar ao menos uma vez na vida. As mais citadas por eles resultou em uma seleção de 22 cervejas indispensáveis para quem busca conhecer ou está inserido no mundo da cevada.

Além disso, três chefs, conhecedores das cervejas especiais, criaram pratos para harmonizar com algumas dessas estrelas principais escolhidas por eles.

Segundo a brasileira Kathia Zanatta, bier sommelière pela escola Doemens Akademie, em Munique (Alemanha), é perceptível o desenvolvimento desse novo mercado no Brasil, tanto pela maior disponibilidade de rótulos nacionais e importados quanto pela oferta e procura de informações sobre cervejas especiais, em cursos, palestras e eventos.

Entretanto, a maioria da população brasileira consumidora de cerveja prefere Lagers convencionais (grupo onde estão inseridas ser cervejas Pilseners, Bocks e American Largers) e não tem informação ou acesso suficiente aos rótulos especiais para consumi-los”, diz.

1. Backer 3 Lobos - Bravo
2. Backer 3 Lobos - Exterminador
3. Baden Baden 1999
4. Bamberg Camila, Camila
5. Bamberg Rauchbier
6. Bamberg Weizenbier
7. Bierland Vienna
8. Bodebrown Wee Heavy
9. Colorado Demoiselle
10. Colorado Indica
11. Dado Bier Double Chocolate Stout
12. Eisenbahn Dunkel
13. Eisenbanh Lust
14. Falke Monasterium
15. Bodebrown Perigosa
16. Falke Vivre pour Vivre
17. Wäls Brut
18. Wäls Pilsen
19. Wäls Quadruppel
20. Wäls Trippel
21. Way Beer Amburana Lager
22. Way Beer American Pale Ale

Veja a matéria completa aqui.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...