05 dezembro, 2013

Cantillon: Finalmente no Brasil! Conheça os rótulos que chegam e detalhes da importação


"Diego, nós não temos mais capacidade para exportar, temos cerca de 10 países na lista de espera, mas vamos lá, você é nosso amigo e o projeto é incrível".

Quem disse a frase acima? Jean Van Roy, proprietário da Cantillon, de Bruxelas, na Bélgica. Uma das cervejarias mais conhecidas e prestigiadas do mundo. Ícone das Lambics, família de cervejas dedicada à fermentação espontânea.

Agora a Hors Concours é a importadora oficial e exclusiva da Cantillon no Brasil, são oito rótulos que chegam amanhã nos pontos de venda (veja listagem no final do post). Segundo Diego Cartier, um dos sócios da importadora, devem chegar mais rótulos nos próximos embarques.

Com quase um século de história, a Cantillon é a única cervejaria familiar ainda em funcionamento em Bruxelas. Com produção que já chegou a 250 mil litros por ano na década de 1950, hoje mantém a marca de 90 mil litros/ano. A fábrica é um verdadeiro museu em atividade (Musée Bruxellois de La Gueuze), com equipamentos centenários e ambiente rústico. A hospitalidade da família Cantillon aparece também nas visitas guiadas que dão direito a degustação de suas raridades.

Veja uma entrevista com o proprietário Jean Van Roy, para entender um pouco mais da história da Cantillon:



Conheça os rótulos que chegam ao Brasil:

1.Gueuze: é a “champagne de Bruxelas”. Um século após o famoso Dom Pérignon ter descoberto o método champenoise, houve uma revolução em Bruxelas com o nascimento da Gueuze, feita a partir de blends com lambics de diferentes idades (um, dois e três anos). É um ícone da Bélgica que, se for bem armazenada, seu sabor continua evoluindo na garrafa por mais de 20 anos.

2.Kriek: é feita com cerejas que dão cor impressionante à bebida. Quando mais jovens, apresentam sabor de fruta mais cheio e com o passar dos anos, a complexidade característica de Lambic vai dominando, com notas mais acentuadas.

3.Rosé de Gambrinus: assim como a Kriek, é feita com framboesas frescas. O nome homenageia o Deus da cerveja, Gambrinus.


4.Grand Cru Bruocsella: uma das receitas mais complexas da Cantillon, envelhecida três anos em barril de carvalho. É comumente comparada a Jerez e vinhos franceses da Borgonha (é considerada o Montrachet das cervejas, em alusão ao famoso vinho branco da Borgonha). É uma Lambic pura, sem adição de frutas e praticamente sem gás. Oferece um sabor em evolução que, se guardado em uma boa adega, oferece boas surpresas por muitos anos.

5.Iris: (ou flor de Lis) é o símbolo de Bruxelas e foi criada para homenagear os 20 anos do  Musée bruxellois de la Gueuze no fim dos anos 1990, que fica na própria cervejaria. Diferentemente das outras cervejas da Cantillon, não leva trigo na receita e mescla lúpulos frescos, contrariando a produção de uma Lambic tradicional, na qual são adicionados “restos” de lúpulos, já que a intenção neste caso não é trazer amargor à bebida, mas ter um antisséptico e conservante.


6.Vigneronne: a fórmula resgata uma tradição de vilarejos do Vale Yssche que produziam lambics à base de uvas brancas italianas (moscatel) cultivadas em estufas. Apesar de ser um sucesso de público, a produção corresponde a menos de 5% dos rótulos da brasserie, pois há pouco tempo entre a temporada ideal das uvas e o início da produção.

7.St. Lamvinus: é considerada rara pela própria Cantillon. Nasceu da parceria com amigos da família que cultivam vinhos na França. Uvas merlot e cabernet franc vão para barris de Bordeaux na companhia de Lambics de dois e três anos.

8.Cuvée Saint Gilloise: criada pelo produtor Jean Van Roy em homenagem ao time de futebol do coração, o tradicional Union Saint-Gilloise, hoje na terceira divisão belga. Diferentemente da Gueuze original, que mescla blends de lambics de diferentes idades (um, dois e três anos), esta combina blends de dois anos e tem dry hopping com lúpulos frescos.

Jean Van Roy e Diego Cartier

"A Cantillon é muito especial pra mim, conseguir trazer é inacreditável, estou muito feliz". Comentário de Diego Cartier em conversa que tive ontem com ele.


A Cantillon entra para o portfólio de respeito da importadora Hors Concours,  que já conta com as cervejas da Blaugies, Fantôme, Struise e 3 Fonteinen.


Pontos de venda:

São Paulo: Aconchego Carioca, Empório Alto dos Pinheiros, Enoteca Saint Vin Saint, Frangó, The Ale House, Twelve Bistrô, Almadas e Cervejoteca

Rio de Janeiro:
Escondido e The Ale House

Porto Alegre: Bier Markt Vom Fass, Bier Markt Shop

Belo Horizonte: Mamãe Bebidas
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...