11 abril, 2014

Degustação: Black Anthrax - 17% de teor alcoólico


A Black Anthrax tem uma embalagem no mínimo criativa e instigante, parece xarope de criança (só parece!). No rótulo, uma Brazilian Rapadura Melaço Imperial Coffee Stout, com 17% de teor alcoólico e 94 IBUs (Unidade de Amargor).
Cerveja feita por Marlos Monçores, do Rio de Janeiro que inclusive conquistou o 1º lugar de estilo livre durante o 2º Festival Carioca de Cerveja Artesanal, que aconteceu no final do ano passado.

É uma cerveja caseira, ou seja, não é vendida nem distribuída nacionalmente.

Encontrei uma explicação do Marlos sobre a produção da cerveja no ótimo blog Maria Cevada, feito pela Amanda Henriques e Anderson Senne.

"É uma Imperial Stout extrema com três ingredientes nacionais principais: Café, Rapadura e Melaço. Além de aproximadamente 700g de malte por Litro de cerveja, a adição de rapadura e melaço gradativa durante os primeiros dias de fermentação garante 17% de álcool na cerveja. Além dos 94 IBUs provenientes do lúpulo, um amargor extra foi adicionado pela técnica de “dry-coffee” usando café Mineiro 100% Arábica. Na maturação a cerveja recebeu ainda cubos de carvalho e extrato feito em casa de Baunilha em favas"


Degustação All Beers:

No visual, cerveja bem escura e totalmente sem espuma.
No aroma, café, algo doce que deve ser da rapadura ou melaço, me lembrou bastante aqueles doces de caramelo, bem complexa que vai se mostrando com um leve aquecimento.

No paladar, uma cerveja de personalidade própria, aquecimento na boca devido ao alto teor alcoólico. O café é perceptível em cada gole! Complexa, corpo alto, madeira, licorosa na textura, lembra whisky em alguns momentos. 
Final adocicado. Degustar cervejas como essa é sempre um aprendizado, em cada gole você descobre algo novo.

Uma cerveja extremamente complexa e boa, parabéns Marlos pela criação! 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...