01 abril, 2014

Avelar Jr - Coluna 02: Guia Politicamente Incorreto das Cervejas

Nelson Rodrigues já dizia que o grande problema da democracia é que ela trouxe à tona a força numérica dos idiotas e eles são a maioria. Eu não tenho receio em dizer que a internet, por sua vez, deu voz ao idiota.

Nos dias de hoje, qualquer opinião que seja mal interpretada pela maioria, pode se tornar viral. Como consequência o emissor pode sofrer um bullying virtual de proporções inimagináveis. 
Se no mundo das artes e espetáculos, onde se espera uma maior diversidade de pensamento, a patrulha do politicamente correto é intensa, imaginem no mundo empresarial. 
A grande maioria das empresas são cuidadosas para não ofenderem grupos minoritários, que muitas vezes nem são tão minoritários assim. Retirar peças publicitárias da mídia ou até mesmo produtos de circulação não é raridade. Assuntos relacionados a cor da pele, preferência sexual, religião e outros mais, são categoricamente evitados. Basicamente, a ordem é não contrariar ninguém.

Algumas cervejarias optaram por não seguir esta cartilha, mesmo que isto represente consequências diretas na venda. A Founders Brewing Company, do estado de Michigan, e a Wasatch Brewery, de Utah, são dois exemplos.

Founders:


A cervejaria Founders produz uma cerveja estilo stout, a Breakfast Stout, que é uma verdadeira obra de arte. Esta cerveja tem como ingredientes chocolate, café e aveia, além dos tradicionais malte, lúpulo, água e levedura. Um verdadeiro café da manhã, como sugere o nome.

Para ilustrar o rótulo da cerveja escolheram uma criança tomando um mingau de aveia, como vocês podem ver pela foto. Os legisladores do estado de New Hampshire não gostaram desta ideia.
De acordo com a legislação de New Hampshire, propagandas de bebidas alcoólicas não podem fazer nenhuma referência à menores de idade. Em cumprimento a esta lei, a cerveja, em garrafa, foi banida do estado.
Apesar da pressão dos donos de bares, lojas de bebidas e consumidores, as autoridades não voltaram atrás, e nem a cervejaria. A Founders não contornou a situação, através de mudança de rótulo ou coisa parecida. Hoje em dia se alguém quiser beber a Breakfast Stout em New Hampshire vai ter que procurar algum bar que tenha a cerveja na torneira ou então terá que cruzar a fronteira até o estado mais próximo.

Wasatch Brewery:


A Wasatch Brewery tem uma  boa cerveja no estilo porter que se chama Polygamy Porter. O nome Polygamy (poligamia) não teria nada demais, se não levarmos em conta o estado de origem desta cervejaria. A Wasatch Brewery fica em Utah, o estado com a maior concentração de mórmons dos Estados Unidos.

Os mórmons, como são conhecidos os fiéis da igreja Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, são conhecidos por terem praticado poligamia no passado. Hoje em dia os líderes da Igreja dos Mórmons condenam o casamento plural (como eles gostam de chamar), mas existem casos recentes de poligamia praticados por membros fundamentalistas. Quem se interessa pelo assunto deveria ler o bom livro do Jon Krakauer, Pela Bandeira do Paraíso, publicado no Brasil pela editora Companhia das Letras.

As provocações da cervejaria Wasatch não se resumem à Polygamy Porter. Na  linha de cerveja eles tem também a Kolob Kolsh. Kolob é um planeta (algumas vezes referido com estrela) presente no Livro do Abraão, um texto religioso supostamente traduzido por Joseph Smith Jr, fundador da Igreja Mórmon. Vale ressaltar que alguns grupos mórmons contestam o valor religioso deste livro. 

A Evolution Amber Ale, outra cerveja da linha de produção da Wasatch, presta uma homenagem  a Charles Darwin. O texto de apresentação da cerveja é o seguinte: As always, intelligently designed just for intelligent beer-drinkers (Como sempre, concebida inteligentemente apenas para bebedores de cerveja inteligentes). Uma crítica direta aos defensores do Intelligent design, uma linha de pensamento dos criacionistas.

Para finalizar temos a Brigham’s Brew Root Beer, que se refere a Brigham Young, um dos antigos líderes da Igreja dos Mórmons. Pelo menos esta cerveja é sem álcool e pode ser consumida pelos mórmons, apesar de que, eu duvido que eles consumam qualquer produto da Wasatch

Polygamy & Breakfast

A Polygamy Porter, com 4% de graduação alcoólica, é bem cremosa e com um leve sabor de chocolate. Uma boa pedida para os amantes de cervejas maltadas. O amargor do lúpulo é menor do que o esperado para uma cerveja deste estilo, e para o meu paladar, mas mesmo assim vale a pena conferir. 
Harmoniza muito bem com um aperitivo de carne defumada ou uma sobremesa de chocolate. A baixa graduação alcoólica se explica pela rigidez das leis no estado de Utah. Qualquer bebida com mais de 4% ABV tem pontos de venda bem restritos.

A Breakfast Stout merece uma atenção especial. Esta é uma cerveja bem encorpada, com 8,3% de graduação alcoólica, e que requer tempo para ser apreciada. Os sabores de chocolate e café são bem perceptíveis e os flocos de aveia são responsáveis pela grande consistência. 
Ao contrário do nome Breakfast, eu, particularmente, prefiro tomar esta cerveja numa fria noite de inverno. Esta é uma das minhas nightcaps preferidas.

Se fosse preciso escolher entre as duas eu escolheria a Breakfast Stout, sem pestanejar. Mas como a vida nem sempre é feita de escolhas, eu recomendo as duas. 
Algumas cervejas da Founders são comercializadas no Brasil. Para experimentar a Polygamy Porter você provavelmente terá que viajar até os Estados Unidos. 

Existem muitas outras cervejas politicamente incorretas por aí e eu voltarei a abordar este assunto em futuros artigos. Por enquanto, esqueça o seu lado politicamente correto e se tiver oportunidade, experimente estas cervejas. Nem que seja para beber escondido.

Cheers

***
Avelar Jr.
Administrador por formação, horticultor prático, apaixonado por cervejas artesanais e pelas montanhas. Mora nos Estados Unidos desde 2001 e escreve sobre cervejas americanas.
Twitter & Instagram @avelarjunior
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...