09 abril, 2014

Deborah Benetti - Coluna 07: A origem do drink Black Velvet

(Legenda: Black Velvet servido no Yard House(EUA). Créditos: Alfredo Luis Barcelos Ferreira)

Que o drink é composto da mistura entre uma cerveja stout e champagne você sabe, mas já parou para pensar como ele foi inventado? 
No Oxford, há um pequeno trecho em que cita seu surgimento proveniente da Alemanha, mas, no entanto, muitos perpetuam os supostos fatos que aconteceram em Londres.   

Para entender seu surgimento, é preciso voltar na história, em 1839. 
O cenário escolhido é o Reino Unido durante o mandato da jovem Rainha Vitória. Ela caiu de amores por seu primo Alberto de Saxe-Coburgo-Gota durante um período em que tinha uma relação sombria e distante com sua mãe. As duas não se davam bem por influência do padrasto ganancioso, que durante anos assumiu seu reinado. 

Quando completou a idade e assumiu o poder, Alberto foi o braço direito no trabalho e na vida pessoal da Rainha. Não demorou muito para sair o casamento deles, este que perdurou até 1861 onde nosso drink com base de cerveja foi supostamente criado.


 (Legenda: Último registro de Vitória e Alberto em 1861, poucos antes da morte do príncipe-consorte. Créditos:Wikipedia Commons)

14 de dezembro. No Quarto Azul do Castelo de Windsor, o Príncipe Consorte estava muito febril deitado na cama. Ao seu pé estava sua esposa e alguns dos nove filhos do casal. O médico acabara de confirmar o seu falecimento aos 42 de idade. 

Alguns estudos registrados apontam que a causa foi câncer enquanto outros cientistas modernos acreditam que ele já estava com uma doença crônica há pelo menos dois anos. 
A Rainha Vitória ficou devastada e todos do Reino Unido foram solidários à sua dor. Dentro da cozinha real, o criado responsável pelo o que estava sendo servido no funeral tentou mostrar o profundo luto. Ele então pegou todas as bebidas claras das bandejas e acrescentou outra bebida escura por cima. Houve uma grande diferença de densidade das bebidas, formando uma nítida separação de fases nas taças. Mas parece que outra pessoa prestou a mesma forma de homenagem em outro lugar. 

Um barman do Brook´s Club serviu cerveja preta por cima de um drink da casa para todos os presentes. Supõe-se que a cor formada era para simbolizar as braçadeiras de pano preto ou roxa usadas por rezadeiras durante rituais fúnebres. 


(Legenda: Alberto com sua veste de cavaleiro. Créditos: Wikimedia Commons)

Agora fica aquela incerteza etílica sobre a veracidade dos fatos. Se for verdade ou não, o bom disso é que inventaram uma receita peculiar para nós, cervejeiros. 
Sem preconceitos, aprecie os ”bons drinks” e Cheers!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...