22 novembro, 2016

Avelar Jr – Coluna 16: O filósofo cervejeiro e a história da Hill Farmstead


Beyond Good and Evil é um livro em que o filósofo  alemão Friedrich Nietzsche (1844-1900) disserta a respeito da moral humana e dos estereótipos do bem x mal. Mas pode ser também uma Maple Imperial Stout envelhecida em barril de bourbon.

Civil Disobedience é o ensaio do escritor e naturalista americano Henry David Thoreau (1817-1862) contra o governo dos Estados Unidos. Na época, Thoreau se recusou a pagar os impostos em protesto contra a escravidão e a guerra contra o México. Este ensaio, além de inspirar lideres como Gandhi e Martin Luther King Jr, inspirou também a harmonização de duas Saisons envelhecidas em barril de vinho.

Society & Solitude é a obra do ensaísta Ralph W. Emerson (1803-1882) em que ele aborda a necessidade de nós, humanos, vivermos em sociedade e solidão. É também uma Imperial Pale Ale, com lúpulos Simcoe, Citra e Mosaic, que eu tive o prazer de degustar na cervejaria diretamente da torneira.


Shaun Hill, fundador da Hill Farmstead, começou a fazer cervejas bem cedo. Um projeto de fermentação desenvolvido na escola se transformou em um hobby. Posteriormente, já na faculdade de Filosofia, entre as leituras de Kierkegaard, Foucault e Nietzsche, novas receitas foram desenvolvidas com o seu grupo de cervejeiros amadores.

Após a formatura, Shaun conciliou por um tempo o trabalho durante o dia de professor e  à noite de cervejeiro, no brewpub da cervejaria The Shed, em Vermont. Mas, assim que surgiu a oportunidade de trabalhar na Europa, ele juntou as malas e foi para a Dinamarca. Ficou alguns anos por lá até decidir voltar para Vermont e abrir a Hill Farmstead, na antiga fazenda da família.


Inaugurada em 2010, a cervejaria tem alcançado um sucesso inimaginável. Eleita a melhor cervejaria do mundo pelo ratebeer.com , a Hill Farmstead virou um cult entre os beer geeks. As instalações foram crescendo com o tempo, mas sempre bem aquém da demanda.
Além da qualidade, um dos fatores de sucesso é a alta rotatividade nas opções de cerveja. Dificilmente você encontrará as mesmas opções sempre que visitar a cervejaria. E a visitação é a melhor alternativa para quem quer experimentar as cervejas da Hill Farmstead, porque a distribuição é limitada a pouquíssimas lojas na cidade de Greensboro e a alguns bares e restaurantes de outras cidades próximas. Nas palavras de Shaun Hill: “você não vai apenas experimentar a cerveja, mas viver a experiência Hill Farmstead”.


Em um mercado com crescimento tão grande, com aquisições, fusões e cervejarias com produção de mais de um milhão de barris por ano serem chamadas de craft, a visita à Hill Farmstead torna-se realmente uma experiência única. Em uma remota fazenda, nas montanhas de Vermont, um filósofo está não somente fazendo excelente cervejas, mas, acima de tudo, resgatando o verdadeiro significado da palavra artesanal.

Cheers ;-)
Veja as demais colunas do Avelar Jr.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...