Quão louco é um pais onde até as crianças tomavam cerveja na escola? Até meados dos anos 80, durante o almoço, as escolas ofereciam a cerveja de mesa Piedboeuf aos alunos, com seus 1,5% de teor alcoólico, nas versões blonde e brune.
Quão legal é um pais onde a “melhor idade”, como dizia a minha avó, toma muita cerveja? Esses vovôs e vovós são bastante ativos, passeiam bastante e, claro, aproveitam a boa quantidade de bares e restaurantes para tomar cerveja com os amigos!
Esse consumo é tão intrínseco à cultura belga que todas as casas que visitei têm uma boa variedade de cervejas na geladeira ou na despensa. Duvel, Delirium, Tripel Karmeliet e algumas trapistas são clássicas e estão em todos os lugares. Até nos churrascos!
Aliás, o churrasco aqui pode até não ter picanha, mas tem direito ao delicioso queijo camembert na brasa no final! E uma outra grande diferença em relação ao Brasil é que aqui não rola a camaradagem de dividir uma cerveja entre os amigos, aqui é cada um por si! E no final do dia sempre temos uma lixeira imensa, lotada das mais variadas garrafas!
Tudo isso aconteceu, é verdade, mas esse país me tocou mais do que poderia imaginar... Prova disso foi que na hora de voltar pro Brasil até chorei no avião, já com saudades! E olha que isso nunca me aconteceu antes voltando de outras viagens... mas a vida tem das suas doces surpresas e hoje eu estou aqui, morando e estudando, já faz 5 meses!
Então resolvi aproveitar esse ambiente e empolgação cervejeira para filmar um pouco de toda essa experiência e compartilhar com vocês! Foi assim que nasceu o Beer People, um canal de YouTube com conteúdo cervejeiro, turismo e gastronomia!
Eu compartilho aqui com muito carinho, em primeira mão, o nosso piloto. Uma breve apresentação do canal pra todo mundo entrar no clima do que está por vir!
No nosso próximo encontro, teremos um vídeo mostrando a abadia de Orval, na cidade de Florenville, e falaremos um pouco sobre seus encantos!
Muito obrigada pela sua visita e nos vemos em breve!
E é claro, comentários e sugestões de pautas são muito bem vindos!