05 março, 2009

Conheça os copos para degustar uma cerveja


Os copos são um capítulo a parte da degustação de uma cerveja. Pode parecer frescura e sem importância, mas uma cerveja em um copo adequado pode fazer uma grande diferença.
Dois bons motivos:
Apresentação
Na Bélgica, cada cerveja tem o seu copo próprio, estamos falando de um país que possui mais de 450 cervejas diferentes. Isso porque um dos grandes prazeres degustativos é o VISUAL.
Cada formato de copo tem uma função em relação à espuma, uns feitos com uma preocupação maior para mantê-la a uma certa altura, outros nem tanto.
Aroma
Uma das principais características da cerveja, são levados em consideração na hora de desenhar o copo que sejam mais adequados, segundo o fabricante, para desprender o aroma da cerveja, para você poder apreciar o que cada uma tem de melhor.

Caneca/Mug/Stein
Muito usada para servir chope ou cervejas vendidas na pressão. Podem ter vários tamanhos e formatos, mas normalmente são robustos, de vidro grosso, e algumas têm até apoio para o polegar na alça, para ajudar com o peso do copo+cerveja.
São mundialmente conhecidas e utilizadas.

Tipo de cerveja: American Amber Ale, Roggenbier, Sahti, Irish Red Ale, Scottish Ale, Bock, Doppelbock, German Classic Pilsner, Bohemian Pilsner.


Witbier/Weizen
Nada melhor do que beber uma Witbier no respectivo copo! Feitos de vidro fino, extremamente elegantes e compridos, estas autênticas obras de arte permitem admirar as cores da cerveja e o topo possibilita uma correcta expansão e desenvolvimento da cremosa espuma. Em geral, suportam até 0,5 litros de cerveja.

Tipo de cerveja: Dunkel Weizen, Gose, Weizenbock ou Hefe Weizen.


Cilindro/Stange
Bastante comuns, estes copos em cilindro são de origem germânica e utlizam-se com cervejas delicadas, já que possibilitam a ampliação dos aromas e sabores do malte e do lúpulo.

Tipo de cerveja: Rauchbier, Altbier, Kolsch, Lambic-Faro, Lambic-Unblended.


Snifter
Um pouco maiores mas mesmo assim similares aos nossos cálices de brandy ou conhaque, estes copos têm um formato que os tornam excelentes para capturar os aromas de cervejas fortes, já que ajudam na sua preservação.

Tipo de cerveja: Eisbocks, Barley Wine, Old Ale e Russian Imperial Stout.


Flauta/Flute
Estamos mais habituados a utilizar os copos em formato de flauta para beber champanhe ou espumante. No entanto, há cervejas que se dão muito bem com o formato destes copos. A sua elegância e o fato de serem esguios, assegura que o gás não se dissipa com muita rapidez, permitindo igualmente observar a cor e o corpo da cerveja com grande nitidez.

Tipo de cerveja: Vienna, Schwarzbier, Lambic-Fruit, lambic-Gueuze

Pint/Becker
Quase cilíndrico mas bem mais largo do que o stange, o pint é bastante utilizado na Inglaterra e na Alemanha, por permitir beber vários tipos de cerveja, em grandes quantidades e por ter um desenho universal, barato e que possibilita um fácil armazenamento.

Tipo de cerveja: Smoked, Marzen/Oktoberfest, Steam Beer, Malt Liquor, Winter Warmer, Bitter e Pumpkin Ale, entre outras.

Pilsner
O copo de pilsner é o habitual copo das nossas imperiais. Entre as formas de um cilindro e de um cone, a sua estrutura permite manter a cerveja viva, para além de possibilitar a formação de uma boa espuma. Em Portugal, estes copos têm pouco mais de 0,2 litros mas em certos países da Europa podem chegar até aos 0,4 litros, como por exemplo na Alemanha e República Checa.

Tipo de cerveja: American Macro Lager, Happoshu, German Classic Pilsner, European Strong Lager e Witbier.


Tulipa/Tulip
Não confundir com o que chamamos aqui no Brasil de Tulipa, que na verdade é um copo Pilsner.
São muito elegantes e permitem suportar cervejas que produzam grandes quantidades de espuma. Bastante típicos da Bélgica.

Tipo de cerveja: Scotch Ale, Saison, Bière de Garde e Belgian Strong Ale.



Lager/Chope
Facilmente encontrados no Brasil, são os tradicionais copos de chope, o qual erroneamente chamamos de tulipa. A diferenca é que a tulipa tem a boca mais aberta, um pé mais fino e são geralmente mais altos.






Dicas (para uma boa degustação):

  1. Se alguém lhe oferecer um copo gelado, recuse. O contato da cerveja com a temperatura do copo produz condensação que irá diluir a bebida, alterando assim o sabor e a temperatura correta na qual deveria ser servida.


  2. Quando lavar o copo, verifique se não sobrou deterngente (isso mata o creme da cerveja) e deixe secando naturalmente, sem contato de panos.


  3. Não deixe de curtir e beber uma cerveja no copo "americano" com amigos no boteco, mas na hora da degustação, tenha em mãos um copo apropriado.

Fontes: Brejas / Cervejas do Mundo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...