A concorrência entre as grandes cervejarias do Brasil continua, mas você sabe identificar quem distribui ou faz o quê? Vamos falar de 4 cervejarias nacionais, a Ambev (maior delas), Schincariol que corre atrás procurando um público mais selecionado, a FEMSA e também a Petrópolis.
No final do post colocamos um vídeo com as comparações entre Ambev e Schincariol.
Cervejaria Ambev
Cervejaria Ambev
As marcas Antarctica, Brahma, Bohemia, Skol, Original, Caracu, Kronenbier, Serramalte e Polar vocês já conhecem, mas a Ambev, maior cervejaria da América Latina também aposta alto na importação de cervejas (foto acima).
Mas a briga pelo topo do mercado nacional não é tão fácil como parece, no começo de 2009, a Ambev perdeu 0,2 pontos de participação no mercado brasileiro. Agora a empresa é responsável por 67% das vendas do setor, segundo dados da Nielsen.
De acordo com a corretora Ativa, o dado é “marginalmente negativo” porque, apesar da pequena variação, a Ambev acumula três meses seguidos de perda de mercado. No período, a empresa perdeu 0,8 ponto percentual das vendas.
A corretora lembra que essa perda é normal neste período pois é a época em que a Ambev reajusta seus preços; movimento que é seguido pelas demais empresas com alguma defasagem.
Para 2009, a Ambev deve ser prejudicada pelo novo sistema de cobrança do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), que entrou em vigor em janeiro e acabou beneficiando as cervejarias menores.
Cervejaria Schincariol
A segunda maior cervejaria do Brasil, a Schincariol aposta em um produto e público diferenciado. Seu alvo desde 2008 tem sido microcervejarias, ou cervejas artesanais.
Foram adquiridas a catarinense Eisenbahn, a carioca Devassa, a pernambucana Indústria de Bebidas de Igarassu (dona da Nobel) e a Baden Baden, de Campos do Jordão.
A estratégia do grupo é elevar a receita com produtos de maior valor agregado. A participação atual da Schincariol no mercado nacional é de 12,1%.
“O país está copiando o que ocorre no mundo. As melhores margens estão nesse segmento”.Foram adquiridas a catarinense Eisenbahn, a carioca Devassa, a pernambucana Indústria de Bebidas de Igarassu (dona da Nobel) e a Baden Baden, de Campos do Jordão.
A estratégia do grupo é elevar a receita com produtos de maior valor agregado. A participação atual da Schincariol no mercado nacional é de 12,1%.
José Roberto Martins,
consultor da Global Brands.
O plano é que a Eisenbahn chegue a mais pontos de venda, elevando os ganhos da Schincariol. Hoje com presença no Sul, Sudeste, em Goiás, no Distrito Federal, no Ceará, EUA, Austrália e no Uruguai, a Eisenbahn deve ser levada para todo o país e a mercados como Reino Unido, Alemanha e Japão.
A cerveja mais sofisticada da Eisenbahn é a Lust (até R$ 99,90 por 1.500 ml, no site), que passa pelo mesmo processo de produção do champanhe. A cerveja de trigo (Weizenbier) custa R$ 17,94 (355 ml).
Cervejaria Femsa
A FEMSA (Xingu, Bavaria, Sol, Dos Equis, Kaiser) foi no caminho contrário das demais, teve um aumento de 0,6 pontos de participação, chegou a 8,2% em janeiro.
Cervejaria Petrópolis
A Cervejaria Petrópolis (Itaipava, Crystal, Lokal, Black Princess, Petra) teve 9,7% de participação de mercado nacional.
Franquias de Ambev e Schincariol: