22 julho, 2014

Avelar Jr - Coluna 05: Uma pequena Bélgica na grande Boston


Numa agradável noite de primavera, a garota de vinte e poucos anos, braço tatuado e cabelo ligeiramente despenteado, se desdobra para atender as mesas. Os três senhores, que parecem ser amigos de longa data, já estão na terceira rodada. Os estudantes barulhentos não conseguem se decidir e o casal de namorados, ao meu lado, faz cara de interrogação diante de tantos estilos e nomes pra lá de incomuns da carta de cerveja. 

Na medida que a noite avança, a casa vai ficando mais cheia e o rapaz alto na porta, (que segue a risca o perfil hipster), faz às vezes de hostess e porteiro, organizando a fila e conferindo a identidade dos mais jovens. 

Cenas como esta se repetem constantemente na Beacon Street, na cidade de Brookline.
Brookline, que faz parte da grande Boston, é local de uma agitada vida noturna, abastecida pelo enorme número de universitários que vivem nas redondezas. Local de nascimento do ex-presidente John Kennedy e com forte influência de imigrantes irlandeses, é aqui que se encontra o The Publick House
O nome remete a um pub londrino, mas bate um coração belga no fundo de suas geladeiras. 
Este é, na minha opinião, o melhor local para se apreciar uma cerveja artesanal na região. Não é onde se encontra o maior número de torneiras (35 contra 112 do Sunset Grill) e nem o cardápio mais variado, mas é um bar e restaurante que esbanja charme.

O The Publick House tem construído, no decorrer dos anos, uma enorme reputação entre os apreciadores de cerveja. A carta varia desde lançamentos como a Dogfish Head Rosabi, até a tradicional  O'Hara's Irish Stout (já falei sobre a grande influência irlandesa em Boston?). Mas o grande foco da casa são as cervejas belgas. O cardápio é inclusive dividido entre cervejas originais da Bélgica e cervejas americanas de estilo belga. Dupont, Allagash, Duvel e Ommegang são presença constante nas torneiras da casa.


O respeito com que se trata a cerveja é outro ponto crucial. Toda cerveja é servida na temperatura correta, no copo próprio (a Pauwel Kwak, que ilustra este texto, não me deixa mentir) e os funcionários são muito bem capacitados, sempre aptos a tirar dúvidas e oferecer uma amostra antes de fazer o pedido. 
Este é um ponto de parada obrigatório para quem vier a Boston. Não foi a toa que o colunista do jornal Boston Globe, Gary Dzen, disse: “The Publick House may not have the most beer, but it has the best beer”. 

Em uma reportagem publicado no início deste ano, a revista Draft Magazine colocou o The Publick House entre os 100 melhores bares de cerveja dos Estados Unidos. Os outros dois bares da grande Boston que também fazem parte da lista são o Deep Ellum e o Lord Hobo, o que mostra que motivos para visitar a região não faltam.


Além da Pauwel Kwak, na garrafa, eu degustei uma Petrus Oud Bruin e uma Allagash Victor direto da torneira. Tudo isto acompanhado de um delicioso Fish & Chips e uma ótima companhia, a minha vontade era de parar o tempo. Mas a noite avança e chegou a hora de ir embora. 
Os velhos amigos, ao que parece, já estão na quinta rodada. Os estudantes continuam barulhentos e o casal de namorados, bem, estes dois estão na primeira rodada e continuam lendo o cardápio como se estivesse traduzindo hieróglifos. Eu entendo, sair do mundo monótono e de sabor único das cervejas lights para mergulhar na pluralidade de sabores das cervejas artesanais nem sempre é das tarefas mais fáceis.

Cheers

Gostou? 
Veja outras colunas direto dos Estados Unidos, feitas pelo Avelar Jr.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...