23 julho, 2014

Degusta Beer & Food 2014: Programação divulgada e All Beers participando do Fórum


A programação da estreia do Degusta Beer & Food em versão anual e independente da Brasil Brau foi divulgada e conta com participação do All Beers em um dos fóruns (veja programação no final do post).

Dezenas de produtores de cerveja artesanal, importadores e marcas relacionadas aos universos cervejeiro e gastronômico estarão presentes. Os visitantes poderão percorrer os stands provando muitos dos melhores rótulos e petiscos brasileiros, se inteirar de temas atuais para do cenário internacional e interagir com especialistas de diversas áreas.


O Degusta Beer & Food ocupará 5 mil m² do Centro de Convenções Imigrantes, em São Paulo, de 1º a 3 de agosto. A iniciativa nasceu como “Degusta Beer” dentro da Brasil Brau, bienal de cerveja voltada para tecnologia e negócios do setor e a partir de 2014, incorpora o conceito &Food e ganha carreia própria com edições anuais. 


Os ingressos já estão à venda pelo site oficial e dão direito a uma tulipa para degustação das cervejas. As Palestras, Fóruns e Degustas são gratuitas mediante inscrição horas antes de acontecerem e lotação de 100 lugares.




A área de stands terá muitas cervejarias já consagradas, assim como revelações de diferentes estados: Ampolis, Backer, Baden Baden, Besten, Bodebrown, Cervejaria Landel, Cervejaria Nacional, Colorado, Dom Haus, Eisenbahn, Gram Bier, Insana, Invicta, Júpiter, Madalena, Ravache, Therezópolis, Urbana. 

Para comer, os destaques são: A Queijaria, Aconchego Carioca, Buzina Food Truck, Frangó e Juliette. 

Várias marcas ligadas à cerveja e gastronomia também estarão presentes: Alumiart Falcão, Beer Maniacs, Beer Planet, Best Beers, Bier & Wein, Brave Company, Buena Beer, Festival Brasileiro da Cerveja, H Martin, Meara, My Beer, Revista da Cerveja, Revista Menu, Ruvolo, Spülboy e Underberg.

Presenças Internacionais



Três palestrantes internacionais confirmaram presença: A canadense Jeannine Marois, presidente do Mondial de La Bière no Canadá, França e Brasil, participa do fórum sobre o mercado cervejeiro com iniciativas que promovem e divulgam o setor. O alemão Michael Zepf, diretor de educação da Doemens Akademie, de Munique, fala sobre Cervejas ácidas. E o libanês Mazen Hajjar, produtor  da 961 Beer, apresenta rótulos que acabam de chegar ao país.

Fóruns:

SEXTA-FEIRA, 01 de agosto
15h às 15h45
DEGUSTA: CERVEJA NA ALTA GASTRONOMIA 
Com o chef consultor Luiz Antonio Caropreso

17h às 17h45
FÓRUM: MILHO E ARROZ: VILÕES NA CERVEJA, HERÓIS NA GASTRONOMIA
Mediadora: Cilene Saorin
O milho e o arroz são alimentos nobres no prato, importantes na cultura gastronômica de diversos povos pelo seu sabores e valores nutricionais. Por outro lado, estas mesmas matérias primas são vistas de forma diminutiva quando inseridas em receitas de cerveja. Será que é justo?

Debatedores: 
Ailin Aleixo, jornalista e criadora do site Gastrolândia
Bia Marques, Revista Menu
Heloisa Lupinacci, O Estado de São Paulo
Raphael Rodrigues, All Beers
Luis Celso Jr, Jornalista e sommelier de cervejas, Bar do Celso

18h às 18h45
DEGUSTA: CERVEJAS PARA NAMORAR
Com a sommelier Tatiana Spogis e o chef Ronaldo Rossi
Quer fazer bonito com sua parceira ou parceiro? Quer esquentar uma relação ou instigar o início de uma? Nunca pensou que a cerveja pudesse ser uma opção de bebida romântica e sedutora? Então venha participar desta palestra descontraída com dicas especiais de como escolher boas cervejas para namorar, incluindo a degustação de três rótulos especiais.

19h -19h45
FÓRUM: CERVEJA E CRIATIVIDADE
Mediador: Bruno Couto
A CRIATIVIDADE NO MERCADO CERVEJEIRO: A intensidade criativa da cerveja brasileira se reflete nos mais diversos empreendimentos cervejeiros. Convidaremos alguns especialistas desse mercado que usam a criatividade como motor para suas iniciativas.

20h às 20h45
DEGUSTA: AS CLÁSSICAS CERVEJAS ÁCIDAS BELGAS
Com o Diretor de educação da Doemens Akademie, de Munique, na Alemanha, Michael Zepf
(Palestra em inglês com tradução consecutiva para português)

SÁBADO, 02 de agosto
15h às 15h45
PALESTRA: INFLUÊNCIA DA ÁGUA NA QUALIDADE DA CERVEJA - MITO OU VERDADE?
Com Katia Jorge
Nos dias de hoje, temos grande variedade de sistemas de tratamento de água e, por essa razão, a qualidade da água natural de um determinado local deixou de ser um diferencial das cervejarias. Porém, não devemos esquecer que águas captadas, já com melhor qualidade, demandam menor custo com tratamento para torná-las "cervejeiras".  Esses tratamentos podem variar desde sistemas simples como decantação, ajuste de dureza e pH, cloração ou decloração, etc, até sistemas mais avançados como osmose reversa, ultrafiltração, dentre outros. Todos com o intuito de adequar certos parâmetros de qualidade da água. No passado, esses ajustes não aconteciam e as características das águas locais eram mantidas e transferidas às cervejas, resultando em perfis sensoriais individuais, identificados e pertinentes aos estilos dessas cervejas. 

17h às 17h45
DEGUSTAÇÃO: 961, A CERVEJA DO ORIENTE MÉDIO
Com o produtor libanês Mazen Hajjar e o importador Patick Bare, da Brave Company
A cerveja libanesa 961, chega ao Brasil e será apresentada no Degusta Beer&Food por Patrick Bare e Mazen Hajjar. A palestra será ministrada em inglês e terá tradução consecutiva para português. 
Lançamento: Chope 961 será servido ao público brasileiro pela primeira vez no evento

18h – 18h45
DEGUSTA: CERVEJAS & QUEIJOS 
Com Fernando Oliveira, da A Queijaria, e o sommelier de cervejas Daniel Martins
Aprofundamento no conceito de harmonização entre Cervejas & Queijos que destaca as produções artesanais de cada ingrediente

19h -19h45
FÓRUM: CERVEJA E CRIATIVIDADE
Mediador: Bruno Couto
A CRIATIVIDADE NAS CERVEJARIAS: Algumas das mais reconhecidas cervejarias brasileiras abusam da criatividade como ingrediente principal na produção cervejeira.

20h – 20h45
DEGUSTA: A ROTA DO BUZINA
Com Jorge Gonzalez e Marcio Silva, do Buzina Food Truck, e a sommelier Tatiana Spogis

21h – 21h45
DEGUSTA: CERVEJA PARA OS QUE ACHAM QUE NÃO GOSTAM DE CERVEJA
Com o sommelier José Marcio Cunha

DOMINGO, 03 de agosto
17h -17h45
DEGUSTA: CHÁ HARMONIZA COM CERVEJA?
Com: Carla Saueressig e Cilene Saorin
Parece estranho e inusitado, mas pode surpreender como uma prazerosa experiência líquida. Descubra como combinar chás gelados e cervejas com a apresentação de quatro duetos.

19h -19h45
FÓRUM: CERVEJA E CRIATIVIDADE
Mediador: Bruno Couto
A CRIATIVIDADE DAS PANELAS PARA AS CERVEJARIAS: A liberdade criativa do cervejeiro caseiro está invadindo os balcões e prateleiras cervejeiras desde que começaram a surgir as primeiras cervejarias ciganas no Brasil. Convidaremos alguns dos expoentes desse mercado para contar sobre as experiências e os desafios nessa transição.

Serviço: Site oficial e venda de ingressos
Quando: 1º a 3 de Agosto de 2014

Onde: Centro de Convenções Imigrantes - Rodovia Imigrantes km 1,5 – São Paulo, SP
Quanto: Venda antecipada de ingressos: R$ 40. Nos dias do evento: R$ 50 (Palestras e fóruns grátis com vagas limitadas por ordem de chegada)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...