A cervejaria carioca Overhop terá cinco rótulos à disposição no Mondial de La Biére 2016, são eles: DarkHop, uma Black Ipa com 7% de teor alcoólico e 80 IBUs; HopGoddess, American IPA com 6,5% ABV e 60 IBUs; OneLove, Imperial IPA com 9% de teor alcoólico e 85 IBUs; SweetSofia, American Blond mais leve, com 5,2% ABV e 28 IBUs; e a novidade que se chama Hazy (foto acima), uma New England IPA, com 6,5% de teor alcoólico e 55 IBUs, que promete ser uma das sensações da cervejaria cigana carioca. A produção ocorreu nas fábricas da Mistura Clássica, em Angra dos Reis, e na Angels & Devils, em Nova Friburgo.
“Experimentamos um exemplar desse estilo em 2015 e, desde então, colocamos na cabeça que produziríamos uma New England IPA. Foram meses coletando relatos sobre novas técnicas de lupulagem, ajustes de água, e aplicando na velha panela de guerra de 30 litros. Todas as receitas foram testadas com fermentos disponíveis aqui no Brasil. Mas faltava a mágica de levedura”, explica Rodrigo Barroso.
A produção desse estilo específico, no qual as cervejas têm visual mais turvo, IBU mais baixo, frutado aparente e um corpo mais cremoso e suave, é restrito ao nordeste dos EUA, numa região chamada New England, onde as cervejarias mantém a produção e distribuição apenas para o mercado local. Algo que a OverHop está tentando mudar, pois a levedura usada para as receitas piloto foi propagada pela Bio4, em Curitiba, e poderá ser comercializada em breve para o mercado brasileiro.
Mondial de La Bière Rio from All Beers on Vimeo.