11 outubro, 2016

Brauhaus Gusswerk: Cervejaria austríaca volta ao Brasil e será lançada durante o Mondial de la Bière 2016


A cervejaria austríaca Brauhaus Gusswerk volta ao Brasil, agora com exclusividade da importadora Bier&Wein.

A Gusswerk teve uma rápida passagem pelo Brasil em 2013/2014, com a importadora gaúcha Marcomannae, que trouxe nove rótulos da cervejaria para o Brasil. Leia mais aqui.


Sobre a Gusswerk

L
ocalizada próxima à divisa com a Alemanha, possui um ambiente perfeito para diversão e boas cervejas. Um projeto único iniciado por um grande mestre cervejeiro austríaco, Reinhold Barta (foto abaixo), que depois de mais de 10 anos de experiência com cervejas orgânicas em grandes cervejarias austríacas, finalmente encontrou sua casa em uma planta de mais de 40.000 m2 em Salzburg.


Cervejas exclusivamente orgânicas, com ingredientes principalmente austríacos provenientes da agricultura biodinâmica. Sem processos e ingredientes sintéticos, somente métodos antigos e tradicionais, a fabricação é tão cuidadosa que vitaminas e minerais são preservados para conferir sabores únicos e verdadeiros à cerveja, além disso, não realizam nenhum tipo de tratamento na água cervejeira, como normalmente se faz atualmente.

Até agosto de 2013 a cervejaria ficava em uma fábrica de fundição de sinos centenária ao norte de Salzburg. A partir de Setembro de 2013 as brassagens partiram para a nova sede em Hof bei Salzburg.
O mestre cervejeiro da Gusswerk, Reinhold Barta é sommelier de cervejas, tem mestrado em ciência dos alimentos e biotecnologia, é professor na formação de sommeliers de cerveja e na Universidade de Ciências Aplicadas de Viena. Os muitos anos de experiência em cervejarias nacionais e estrangeiras, fizeram de Barta um cervejeiro idealista e apaixonado.
O objetivo de Reinhold é produzir cervejas de qualidade, respeitando as diretrizes da sustentabilidade e da biodinâmica.

Conheça os rótulos que chegam no país pela Bier&Wein:


- Gusswerk CereVinum
Estilo: Fruit Beer | Volume: 750ml | ABV: 8,1% | IBU: 12
A obra de arte da vida da cervejaria. De coloração âmbar brilhante e viva, notas frutadas complexas que lembram pêssego e maçã. Apresenta uma espuma branca com acidez fresca e aveludada no palato, além do sabor que remete aos melhores espumantes.

- Gusswerk Steinbier (foto no início do post)
Estilo: Steinbier | Volume: 330ml | ABV: 5,6% | IBU: 26
Steinbier é um estilo antigo da escola alemã, comumente usado na Idade Média. A receita original é seguido de forma fiel, com adição de pedras quentes ao mosto. Este processo faz com que os açucares do mosto se caramelizem nas pedras, levando este caráter de sabor para a cerveja depois de pronta.


- Gusswerk Die Schwarze Kuh
Estilo: Imperial Stout | Volume: 330ml | ABV: 9,2% | IBU: 54
A Gusswerk Imperial Stout se inspira no nobre estilo inglês de cerveja fabricado no século 18 para satisfazer o paladar robusto e exigente da Czarina russa Catarina, a Grande. O rótulo leva o nome de vaca preta e apresenta notas tostadas que remetem à café, baunilha e frutas maduras. É potente e com longo final adocicado e alcoólico. Nota 95 no RateBeer.


- Gusswerk Dies Irae
Estilo: Barley Wine | Volume: 500ml | ABV: 10,9%| IBU: 56
Dies Irae (latim "dia da ira") é uma cerveja austríaca extremamente forte. Com maltes especiais orgânicos, lúpulos Simcoe, Citra e Cascade do vale do Yakima e uma dupla fermentação híbrida, utilizando leveduras de alta e de baixa fermentação. Nota 91 no RateBeer.


- Gusswerk Krinnawible
Estilo: Wood And Barrel Aged | Volume: 500ml | ABV: 14,5% | IBU: 34
Esta cerveja, forte e extrema, foi fabricada com maltes turfados em Salzburg. Uma verdadeira obra-prima maturada em barricas de Jerez e Bourbon. Combina o sabor da cerveja com a complexidade do envelhecimento em barrica.

As novidades da Brauhaus Gusswerk serão apresentadas no Mondial de la Bière 2016, que começa amanhã no Rio de Janeiro e vai até o dia 16 de outubro.

Saiba mais sobre a Gusswerk e sua filosofia biodinâmica em: http://www.brauhaus-gusswerk.at
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...