31 dezembro, 2014

Fernanda Meybom: Coluna 08 - Bitter Sweet Cake (Receita de Bolo de Cerveja)


Minha história com as cervejas especiais começou de uma forma um pouco inusitada, eu diria. Não foi através de uma cerveja diferente em alguma viagem ou algo assim... Minha saída do mundo de Matrix aconteceu através de um bolo.


Isso mesmo, um bolo. Tipo bolo de aniversário. Salgado? Não. Doce. Não o tipo de doce como se fosse um bolo de brigadeiro, mas doce do tipo de um chocolate meio amargo. Contei mais sobre isso na Revista da Cerveja, veja aqui.

Enfim, minha vida etílica mudou literalmente depois da primeira fornada.

A primeira cerveja utilizada para fazer bolo foi a Guinness. Fiquei intrigada em saber que podia fazer uma sobremesa com cerveja. Fiz o bolo no mesmo dia que descobri a receita e o bolo também acabou no mesmo dia em que foi feito. Foi amor a primeira mordida!   


Confesso que num primeiro momento fiquei com um leve peso na consciência em colocar cerveja para fazer uma receita de bolo, tipo “cerveja é pra beber né?!”. Mas depois de degustar o resultado, eu vi que valia a pena.


E assim, comecei a estudar mais sobre cervejas e a fazer mais bolos de cerveja dos mais diversos tipos e estilos. 


Fui adaptando e criando novas receitas, pensando sempre na cerveja e no que poderia destacar seu sabor no bolo. (No meu instagram, @femeybom, tem fotos dos bolos com as cervejas que já fiz.)


E atendendo a pedidos, resolvi publicar uma de minhas receitas para deixar nossas festas de fim de ano repletas não só de boas cervejas mas também de bolos de cerveja.


Receita:

Ingredientes:
80g de cacau em pó
300g de açúcar mascavo
3 ovos
½ xíc. de óleo vegetal
3 xíc. de farinha de trigo 
4 colheres de chá de fermento em pó
1 xíc. de cerveja stout ou imperial stout

Modo de fazer (não precisa usar batedeira):
Misture o cacau em pó e o açúcar em uma tigela. Depois acrescente um ovo por vez e mexa a massa. Acrescente o óleo e mexa novamente. Misture o fermento com a farinha e depois vai acrescentado aos poucos na massa. Por último, coloque a cerveja. 

Pré-aqueça o forno a 180 – 200°C. Se for para cupcakes, deixar assando no forno por volta de 15 a 20 minutos. Se for bolo, leva de 30 a 40 minutos para assar.
Deixe esfriar e cubra com chantilly ou com cobertura de chocolate.

Dica: não utilizem restos de cerveja ou cerveja de má qualidade. O sucesso de sua receita também depende da qualidade dos ingredientes que utiliza.


Depois me contem como ficou! 
Boa sorte na receita e um Feliz Ano Novo! Ou melhor um Happy Hoppy New Year!!


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...