25 fevereiro, 2014

Avelar Jr - Coluna 01: Big Beers na Big Apple


Nosso novo colunista do All Beers se chama Avelar Júnior e mora nos Estados Unidos, de agora em diante ele vai nos trazer o melhor do Tio Sam cervejeiro! Bem vindo Avelar, o espaço é seu!

***

Um centro financeiro e diplomático, além de referência quando se trata de moda, arte e gastronomia. Os atributos são muitos e não é à toa que a Big Apple é uma das cidades mais visitadas do mundo.

O lendário cantor Bob Dylan chegou a dizer que em Nova York você pode morrer congelado no meio de uma rua movimentada que ninguém vai perceber. Esta frieza e indelicadeza dos nova-iorquinos não deixa de ser verdade, mas há quem vê nisso um charme. Gostando ou não, definitivamente esta não é uma cidade para meio termo: é amor ou ódio.

Nova York é também o destino de vários turistas brasileiros e por isso fui lá conferir as novidades. Novidades cervejeiras, é claro.
Nova York é um local com várias opções para apreciar uma boa cerveja?
Sim.
Eu vou indicar vários locais?
Não. Eu vou indicar dois lugares essenciais.
Nova York tem diversas atrações e se eu indicar dez lugares diferentes você não terá tempo de visitar todos e ainda correrá o risco de perder estes dois, que na minha opinião são os melhores.




Brooklyn Brewery

Uma das primeiras cervejarias criadas após o renascimento das cervejas artesanais na década de 80, a Brooklyn é conhecida pela qualidade de suas cervejas, sendo que algumas delas estão disponíveis no Brasil. O passeio na cervejaria ocorre de hora em hora e é bem interessante. A visita guiada explica não somente o processo de fabricação da cerveja, mas também um pouco da história da cervejaria.

Parte do espaço é reservado para o bar, onde podemos degustar a cerveja fresquinha. O preço é bem razoável, se pensarmos em termos de Nova York, cerca de 5  dólares cada cerveja ou cinco por $20. A cervejaria não oferece comida, mas sempre tem um food truck vendendo pizza na frente e você pode também levar alguma coisa. O bairro onde fica a cervejaria, Williamsburg, é um charme à parte, com ótimas opções de restaurantes.
Frank Sinatra dizia que Nova York não dorme, mas a Brooklyn Brewery foge a esta regra, por isto apresse-se para não dar de cara com a porta. É prudente sempre conferir o site deles em relação ao horário de funcionamento e também com relação a feriados e eventos.

O outro local imperdível é o Eataly. A sensação gastronômica de Nova York é uma mistura de bar, restaurante, mercado e escola de culinária. Tudo isso em um mesmo local e com produtos de primeiríssima qualidade. Como o nome já indica, a maioria dos produtos são italianos. Você pode ficar horas entretido no primeiro pavimento, mas a melhor surpresa está no terraço: a Birreria.


Birreria é um brewpub que tem a colaboração de Sam Calagione, da Dogfish Head Brewery. O menu de cervejas é fantástico, com pelo menos três opções de cask ale (cerveja de carbonatação natural servida diretamente do barril, onde ocorre a segunda fermentação). Eu tomei uma Pale Ale com tomilho, uma Mild Ale com castanha e uma Smoked Porter. Todas as três de altíssimo nível.
O Eataly é um passeio mais caro, mas vale a pena a experiência. Além do mais  se o seu/sua acompanhante não for fã de cerveja a carta de vinhos deles também é excelente.

Nova York é uma cidade fantástica com várias opções de turismo cervejeiro. Chega a ser uma heresia eu não indicar o Blind Tiger ou o Gramercy Tavern, mas geralmente o tempo é curto para conciliar cerveja, museus, shows e, é claro, as tradicionais comprinhas, por isso eu indiquei somente a Brooklyn Brewery e o Eataly.  Se você tiver tempo disponível para explorar ainda mais o universo cervejeiro nova-iorquino, maravilha, mas pode ter certeza de que somente estas duas visitas já valem a passagem.

Boa viagem e Cheers

***

Avelar Jr.
Administrador por formação, horticultor prático, apaixonado por cervejas artesanais e pelas montanhas. Mora nos Estados Unidos desde 2001 e escreve sobre cervejas americanas.
Twitter & Instagram @avelarjunior
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...