14 outubro, 2015

Wäls Unique: a combinação entre cerveja e arte


"Surpreender os sentidos e revelar algo único. Lançar essa novidade é aproximar o paladar da arte de fazer uma grande cerveja."

Essa semana será lançada a Wäls Unique, novo rótulo da cervejaria mineira Wäls.
Uma White Barley Wine com maltes de cevada, trigo, aveia e segundo o release, um novo conceito de arte. Com 100 IBUs (Unidade de Amargor) e 12% de teor alcoólico, ela foi maturada em dornas de Cerejeira.
Foram produzidas apenas 4.000 unidades, que devem chegar em breve nos pontos de venda  


José Felipe Carneiro
, mestre-cervejeiro responsável pela criação dos rótulos, substituiu os grãos tostados comuns no estilo English Barley Wine por maltes claros e malte de trigo o que conferiu um toque intenso e robusto.


Para cultuar a arte dentro e fora da garrafa, a cervejaria Wäls e o prestigiado artista plástico Enio Longo – especialista em nanoarte - uniram arte, tecnologia e ciência para criar obras inéditas: Wäls Unique, uma White Barley Wine maturada em dorna de cerejeira por meses; e uma série de 21 telas por meio do ousado processo de nanoarte, que pela primeira vez transformou a bebida em telas.

Enio, referência na técnica no Brasil e no mundo, contou com a ajuda de seu irmão e professor/doutor Elson Longo, na criação das obras. O estilo, que é expressão artística desenvolvida a partir da mistura de arte, tecnologia e ciência, utiliza habitualmente a prata e o ouro. No olhar ousado de Longo, esses materiais foram substituídos pela cerveja e por suas matérias-primas como malte, cevada e lúpulo – algo inédito para fins artísticos. Ou seja, as telas, assim como a Unique, foram criadas a partir dos mesmos ingredientes.

Obra nanorte pintada a mão a partir das imagens microscópicas da Wäls Unique.
Tela de 255 cm x 192 cm

Outra inovação foi o processo de criação da nanoarte. Normalmente, utiliza-se um microscópio eletrônico de varredura com posterior coloração das figuras por Photoshop. Para criar as telas de Wäls, o artista plástico criou algo original, com um trabalho minucioso de pintura a mão as telas. Ele chegou a levar 16 horas seguidas trabalhando em um único quadro.

Degustar a cerveja me ajudou muito na hora desenvolver as telas. Cada característica e a complexidade do sabor foram inspiração. Provei o líquido em várias etapas e fui anotando tudo o que parecia relevante e que pudesse contribuir para o resultado final”, conta Enio.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...