02 maio, 2017

Project Brasii: cervejas artesanais criadas especialmente para harmonizar com receitas consagradas da culinária


Uma grande experiência gastronômica, harmonizando pratos populares da culinária brasileira e mundial com cervejas cujos ingredientes foram escolhidos e combinados especialmente para tornar a refeição inesquecível. É o que os fãs da gastronomia e das cervejas artesanais podem esperar do Project Brasii, um projeto de enogastronomia capitaneado pelo chef, cervejeiro e sommelier Allan Cunha, de Curitiba (PR).

Nosso projeto consiste na inversão do usual processo de harmonização, buscando valorizar e firmar a cerveja como parte de uma grande refeição. Aliás, não apenas mais uma refeição. Mas uma experiência”, diz ele, que no mês de abril lançou a Brasii Rollmops, em São Paulo, além de produzir a Brasii Pork Ribs, em San Diego, na Califórnia, em parceria com a White Labs, maior laboratório de leveduras do mundo (leia abaixo).

A ideia é lançar periodicamente uma nova criação, sempre para harmonizar com pratos consagrados da gastronomia mundial. A primeira cerveja do Projeto Brasii foi a Moqueca, que chegou ao mercado nacional em novembro de 2016. Antes, esteve entre os produtos apresentados na BrauBeviale, feira internacional de bebidas, que ocorreu em Nuremberg, na Alemanha.

Uma das premissas é cada produção do Projeto Brasii contar com um ingrediente exclusivo e/ou diferenciado na composição das cervejas. As edições são únicas e assinadas por um chef e por um mestre cervejeiro. Os rótulos levarão sempre a receita do prato e da cerveja para estimular as pessoas a prepararem os pratos e as cervejas, exercitando as harmonizações, já que o projeto tem também caráter educacional. A produção se divide entre cervejas engarrafadas e barris de chope.

Lugar de honra
Brasii em latim significa malte. O nome do nosso país, Brasil, vem de pau-brasil, a madeira encontrada nas florestas com intensa cor de brasa. Malte e brasa fizeram parte dos primeiros passos do homem na produção milenar das cervejas. A mistura de diferentes maltes, distintos sabores vindos do lúpulo e de outros ingredientes, sempre presentes nas leveduras, nunca limitam as combinações.

"É notório que quando se fala, ao redor do mundo, sobre comida e bebida de excelência, a cerveja ainda não vem primeiro à mente em relação ao vinho. As razões são muitas, mas é verdade que quando a cerveja, assim como os ingredientes usados em uma receita culinária, é produzida com ingredientes e aplicação das técnicas corretas, não há bebida melhor para acompanhar o prato", diz Allan.

Cervejas já lançadas:

A Brasii Moqueca é uma cerveja estilo saison elaborada com leveduras nacionais extraídas da flor do maracujá e da cana-de-açúcar, fornecidas com exclusividade pela empresa Bio4. A bebida tem final seco e é bastante carbonatada (oferecendo uma camada de textura para o molho do prato), características que a tornam um acompanhamento perfeito para moquecas feitas com peixe, leite de coco e azeite de dendê. Foram produzidos 2 mil litros. Todos os barris foram vendidos em pouco tempo. Restam algumas caixas de garrafas de 600 ml. A receita do prato foi desenvolvida pelo chef Paulino da Costa, belenense radicado em Curitiba e especialista em preparações de frutos do mar. O cervejeiro que assina a Brasii Moqueca é André Junqueira, proprietário da Morada Cia Etílica.


A Brasii Rollmops é uma cerveja estilo Lichtenhainer que utilizou como ingrediente exclusivo um malte especial, acidificado, fornecido pela Maltes Catarinenses, e batizado de Brasii. A acidez do malte se destaca e há um sutil defumado que pode ser notado. É uma cerveja leve, porém encorpada, que reduz o fishy do rollmops, tornando a harmonização excepcional. Quem assina a receita de rollmops, comida típica dos bares curitibanos, é o chef Mauro Péres. Ele prepara como poucos esse filé de sardinha defumado que envolve uma conserva de cebola marinada em vinho Riesling. A levedura utilizada foi uma American Ale. Os cervejeiros responsáveis são Ronaldo Dutra e Vinícius Carpentieri, da cervejaria Unika, de Santa Catarina. Foram produzidos 1,5 mil litros.


Próximos lançamentos:

Fried Chicken
Uma Amber Ale destinada à degustação com o delicioso frango frito do Kentucky. Foi produzida em Louisville (EUA), em parceria com a cervejaria americana Against the Grain. O lançamento por lá aconteceu no dia 5 de abril, em um evento criado especialmente para o lançamento no pub da ATG. Lotes de garrafas e barris vêm para o Brasil.


Pork Ribs
Em parceria com o laboratório Bio4, que isolou uma levedura proveniente de uma cachaçaria em Morretes, litoral do Paraná, essa cerveja será produzida na planta cervejeira da White Labs, maior laboratório de leveduras do mundo, na Califórnia. Nos testes, a levedura se mostrou perfeita para uma receita que harmonizasse com o churrasco de porco americano.

Pato com Tucupi
Sendo elaborada para harmonizar com o prato típico de Belém, que dará nome à cerveja. A produção será da Amazon Beer. O chef que assinará a receita será anunciado em breve.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...