03 novembro, 2015

Cervejas brasileiras premiadas ganham livro


Em plena ascensão, as cervejas artesanais no Brasil conquistam tantas medalhas, que em setembro de 2015 já superaram a marca de 365 no ano. Ou seja, apenas com os prêmios garantidos, sem considerar os ainda por vir, é como se todo dia pelo menos uma cerveja fosse premiada. No conjunto, desde as primeiras conquistas, em 2007, já são 1.035 medalhas, divididas por 455 cervejas, de 120 cervejarias, de 9 estados. Sob esse bombardeio de platinas, ouros, pratas e bronzes, como distinguir os rótulos? Com o propósito de responder a essa pergunta, o jornalista Altair Nobre, editor da Revista Beer Art, elaborou o Guia das Cervejas Premiadas Brasileiras, lançado no início de outubro e disponível para venda na lojabeerart.com. É um guia ilustrado concebido em formato fácil de portar (14,5cm x 20cm, com 192 páginas).

Para se tornar realidade, o projeto recebeu impulso via campanha de financiamento coletivo na plataforma Kickante. Contou com o apoio de leitores que garantiram a compra antecipada do livro e da Cervejaria Bierland, uma das mais premiadas do Brasil, que colaborou adquirindo uma cota de patrocínio.

Para montar o livro, estruturado na forma de ranking, o jornalista pesquisou todas as edições dos concursos mais relevantes, 12 ao todo, entre nacionais, continentais e internacionais. Tabulou e atualizou os dados em planilhas. Para distinguir o valor da medalha e o grau de dificuldade de cada uma, concebeu uma metodologia com pesos diferentes.

"O livro é a ampliação e o aperfeiçoamento dessa iniciativa", explica Altair.

Ao longo do livro, as cervejas estão ordenadas por uma equação que combina a quantidade, a relevância e, como critério de desempate, a atualidade das medalhas (exemplo: quando duas cervejas têm as mesmas, vem antes a com conquistas mais recentes). Se persiste a igualdade, adota-se a ordem alfabética.

Serviço
Guia das Cervejas Premiadas Brasileiras
O que: Guia das Cervejas Premiadas Brasileiras (formato 14,5 x 20 cm, 192 pgs.)
Quem: concepção, pesquisa, redação e edição do jornalista e sommelier Altair Nobre, com planejamento gráfico e diagramação de Vanessa Cardoso, foto de capa de Ricardo Jaeger e prefácio de Marcio Beck
Quanto: à venda por R$ 55,00 em lojabeerart.com
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...