Sediada em Lauro Muller (SC), a Cervejaria Lohn lança nos próximos dias ampla linha de cervejas novas.
As cervejas da Lohn já possuem grande característica por novos sabores. As clássicas e consagradas Trippel e Quadruppel, ambas com caldo de cana, inclusive tiveram suas versões envelhecidas na madeira, em uma série denominada Wood Aged. A Trippel inclusive premiada na versão Standart e Wood Aged. A cerveja sazonal, Gojy Berry, Laguna com Butiá, e a consagrada Carvoeira com Fungui Sechi e Comarú, conhecida mais comumente como baunilha da Amazônia já mostram a inventividade dos rótulos.
As cervejas denominadas Catharina Sour, são uma tentativa de cervejarias Catarinenses, integrantes da Acasc - Associação de Micros Cervejarias Artesanais de SC - de emplacar um novo estilo de cerveja aos já catalogados. Algumas cervejas são referências ao estilo, como as cervejas da escola Alemã, por exemplo a Berliner Weisse. No entanto as cervejas para estarem adequadas ao novo estilo, devem obedecer a critérios pré-definidos. A adição de frutas, acidez proeminente e blend de maltes de trigo e cevada. Final seco e baixo teor alcoólico com carbonatação alta são algumas características desejadas ao estilo.
A Lohn Bier inicialmente lançou sua versão com Uva Goethe, importante fruta que possui Denominação de Origem no Vale das Uvas Goethe ao sul de Santa Catarina. Com o entusiasmo dos cervejeiros, experimentou-se a adição de outras frutas, dando origem as variações com Laranja Bergamota, Jabuticaba, Manga e um fruto já utilizado na linha, o Butiá, insumo já inserido em um rótulo da marca.
"Oferecer opções de sabores em uma mesma base de mosto, mostrou-se muitas possibilidades com este estilo, não conseguimos escolher uma versão mais ajustada ou menos ajustada, apenas diferentes. Espero que os consumidores tenham tanto entusiasmo quanto estamos entregando nessas cervejas." relata Richard Brighenti, cervejeiro e Sommelier de Cervejas.
A cervejaria investe continuamente no aperfeiçoamento profissional de seus colaboradores e em tecnologia cervejeira. Atualmente são 5 cervejeiros que formatam receitas e trabalham firme para que a marca se consolide neste mercado, coordenados por Marcos Guerra, a cervejaria ainda lançará outras receitas de escolas cervejeiras distintas. Nestes dois anos da Cervejaria Lohn, dez prêmios conquistados, sendo oito internacionais, deram bastante gás para que a marca continue fazendo o que sabe de melhor, criar cervejas honestas com qualidade e preço justo.
Lohn Bier projeta crescimento de 70% em 2017
É aos pés da Serra que estampa a própria logomarca e os 13 rótulos que produz, que a Lohn Bier vem ganhando destaque entre as cervejas artesanais de Santa Catarina. Liderada pelo empresário Francisco Felisbino e pelos filhos Tatiani Felisbino Brighenti, Eduardo Felisbino e Ricardo Felisbino, a Lohn Bier é uma cervejaria familiar, nascida do hobby de produzir cervejas artesanais. O sobrenome alemão Lohn, vindo da matriarca da família, traz a tradição e a excelência germânicas que se refletem no dia-a-dia da empresa e na qualidade de suas cervejas.
Inaugurada em outubro de 2014, com 2 mil m² e com 44 funcionários, a Lohn tem capacidade para produzir 140 mil litros de cerveja por mês. “A cervejaria hoje possui rótulos registrados de escolas cervejeiras diversas como a alemã, inglesa, belga e algumas receitas próprias e exclusivas, como a Trippel e Quadruppel, cervejas com caldo de cana, ou como a Lohn Bier Laguna com butiá da cidade que leva o seu nome, e a Lohn Bier Goji Berry com o fruto do Tibet, que é considerado um super alimento”, explica Richard.
Números
Em 2016 a Lohn Bier cresceu 120% em comparação a 2015. O crescimento aconteceu principalmente em função da inovação, tecnologia, conhecimento técnico da equipe e padrão dos seus produtos - considerados pontos fortes da empresa.
Para 2017 os planos são mais audaciosos. “Estamos aumentando a distribuição, fortalecendo a marca no mercado de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul", diz o empresário Eduardo Felisbino. Hoje a Lohn é distribuída nas regiões Sul e Sudeste do Brasil e exporta rótulos para Paraguai e Panamá.
Junto à fábrica, a Lohn tem um pub, o Pub Lohn, que abre de quarta a domingo e onde é possível fazer uma visita guiada pela fábrica. Aos finais de semana, também abre para o almoço. “Recebemos visitantes de várias regiões de Santa Catarina e até de outros estados. Nossas cervejas combinam perfeitamente com iscas de tilápia e com costelinha de porco, por exemplo”, revela a empresária Tatiani Felisbino Brighenti.
Não foi só na Bélgica que a Carvoeira - cujo nome homenageia os mineiros e minas de carvão do Sul de SC - fez sucesso. No South Beer Cup, realizado em Curitiba em 2016, a cerveja ficou em terceiro lugar. Em 2015, no Festival Brasileiro da Cerveja, em Blumenau, a Trippel e a Pale Ale levaram medalha de prata. “Considerando que temos pouco mais de dois anos, são vitórias muito importantes, que nos motivam a fazer cervejas ainda melhores”, conclui Tatiani.
Onde encontrar
Em Santa Catarina, os rótulos da Lohn são encontrados em 37 cidades, entre as quais Florianópolis, Joinville, Criciúma, Chapecó, entre outras - tanto em lojas e supermercados, quanto em bares e restaurantes.
Mais informações sobre os produtos da Lohn Bier podem ser obtidos pelo site www.lohnbier.com.br .