27 janeiro, 2017

Paula Yunes - Coluna 02: Beer People na Orval


Qual é, pra você, a melhor cerveja do mundo? Muita gente responde “Orval” sem nem titubear antes mesmo de terminar a pergunta! Afinal, será que tem como não amar uma cerveja que além de incrível e única, traz consigo muitas histórias, uma lenda, e um passeio delicioso bem no sul da Bélgica quase na fronteira com a França?
A história da Orval é antiga, os primeiros monges chegaram ao “Vale de ouro” no ano de 1070 e a abadia foi fundada oficialmente e agregada à ordem de Cister (que hoje conhecemos como a Ordem Trapista) em 1132. Depois disso a abadia chegou a ser destruída algumas vezes em razão de guerras até ser reconstruída, já no século 20.


A nova abadia majestosa e imponente, que podemos admirar através de uma janela quando visitamos as ruínas, tem belos traços fortes e foi desenhada pelo arquiteto belga Henry Vaes, o mesmo que desenhou a linda e cobiçada taça da Orval!
Já a sua cervejaria foi inaugurada apenas em 1931 e sua construção teve como objetivo justamente ajudar a arcar fundos para finalizar a construção da nova abadia.
Nós visitamos as ruínas da antiga abadia, os museus que têm lá dentro e, claro, mostramos tudo nesse episódio do Beer People:




Depois do passeio nada melhor que ir para o À L’Ange Gardien, ao bar que fica em frente, para tomar uma(s) Orval e comer alguns dos petiscos deliciosos que eles vendem lá! Como o croquete de queijo feito com o queijo da Orval (que também é produzido pelos monges) e é delicioso, super crocante por fora e cremoso por dentro, uma tentação!

Saúde! E até o próximo, sobre a Cantillon!

Leia as outras colunas da Paula Yunes.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...