10 dezembro, 2015

Avelar Jr – Coluna 12: Les bières du Québec


Auberge Aux Deux Lions é  uma charmosa pousada na encantadora cidade de Quebec, no Canadá. O proprietário, Philippe, se desdobra com um inglês precário, de poucas palavras, mas enorme gentileza. A barba grisalha e o olhar cansado expõem a realidade árdua, de uma visão muitas vezes romantizada, dos donos de pousada. Uma batalha diária compartilhada com José Luiz, que também patina no inglês, mas pelo menos fala espanhol. A Aux Deux Lions foi o ponto de partida na viagem que eu e a minha esposa fizemos até uma das cidades mais antigas e charmosas da América do Norte.


A pousada está estrategicamente localizada em uma das áreas mais vibrantes da cidade, bem perto da parte histórica e cercada por bares e restaurantes. A parte de relações públicas fica por conta da simpática Élianne, a recepcionista que te fornecerá as melhores dicas para aproveitar melhor a cidade, incluindo locais fora do circuito turístico tradicional. A perfeita fluência no inglês de Élianne  e a rapidez na fala pode deixar qualquer um perdido. Não confie na memória, anote as dicas!

A gentrificação, que tomou conta dos principais centros urbanos nos Estados Unidos, felizmente ainda não chegou em Quebec, ou pelo menos está num passo bem mais lento. A cidade alterna um ar bucólico em certas ruas e praças a uma vida noturna vibrante. Um despojamento natural que me lembra o antigo bairro Williamsburg, em Nova York, que eu conheci quinze anos atrás. Bem diferente do inflacionado hipster Williamsburg de hoje.

O circuito cervejeiro segue a dicotomia da região, que fala a língua de Flaubert, mas não esconde sua costela anglicana. Você encontrará ótimas cervejas, espalhadas por toda a província de Quebec, desde as inspiradas nas tradicionais escolas europeias até algumas IPA’s que não ficam nada a dever para as melhores californianas. Destaque para as cervejas da Unibroe e da Dieu du Ciel, esta última disponível no Brasil.


O ambiente despretensioso, de uma frugalidade autêntica, dos bares cervejeiros é um pouco do que eu gostaria de ver nos Estados Unidos e no Brasil. Em Quebec ainda é possível degustar cervejas artesanais em grande quantidade e qualidade sem um rombo no orçamento. O bar Bateau de Nut e o brewpub La Barberie são a prova disto.


La Duchesse D’Aiguillon é a sua parada obrigatória antes de partir. Nesta loja é possível encontrar a melhor seleção de cervejas canadenses e importadas. Destaque para a microcervejaria À la Fût e sua excelente Porter à La Brett. Um cerveja escura, de estilo inglês, com adição do Brettanomyces, uma levedura selvagem. Essa mistura inusitada gera uma cerveja única, que combina de maneira magistral a acidez da levedura e a doçura do malte. Em inglês eu diria que é uma must try.


Les 3 Brasseurs e a Brasserie Artisanale La Souche foram outras duas dicas da Élianne que infelizmente não tivemos tempo de conhecer. Não tem problema. Esses são apenas mais dois motivos para voltarmos em breve.
Santé

Veja as demais colunas do Avelar Jr.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...