Auberge Aux Deux Lions é uma charmosa pousada na encantadora cidade de Quebec, no Canadá. O proprietário, Philippe, se desdobra com um inglês precário, de poucas palavras, mas enorme gentileza. A barba grisalha e o olhar cansado expõem a realidade árdua, de uma visão muitas vezes romantizada, dos donos de pousada. Uma batalha diária compartilhada com José Luiz, que também patina no inglês, mas pelo menos fala espanhol. A Aux Deux Lions foi o ponto de partida na viagem que eu e a minha esposa fizemos até uma das cidades mais antigas e charmosas da América do Norte.
A pousada está estrategicamente localizada em uma das áreas mais vibrantes da cidade, bem perto da parte histórica e cercada por bares e restaurantes. A parte de relações públicas fica por conta da simpática Élianne, a recepcionista que te fornecerá as melhores dicas para aproveitar melhor a cidade, incluindo locais fora do circuito turístico tradicional. A perfeita fluência no inglês de Élianne e a rapidez na fala pode deixar qualquer um perdido. Não confie na memória, anote as dicas!
A gentrificação, que tomou conta dos principais centros urbanos nos Estados Unidos, felizmente ainda não chegou em Quebec, ou pelo menos está num passo bem mais lento. A cidade alterna um ar bucólico em certas ruas e praças a uma vida noturna vibrante. Um despojamento natural que me lembra o antigo bairro Williamsburg, em Nova York, que eu conheci quinze anos atrás. Bem diferente do inflacionado hipster Williamsburg de hoje.
O circuito cervejeiro segue a dicotomia da região, que fala a língua de Flaubert, mas não esconde sua costela anglicana. Você encontrará ótimas cervejas, espalhadas por toda a província de Quebec, desde as inspiradas nas tradicionais escolas europeias até algumas IPA’s que não ficam nada a dever para as melhores californianas. Destaque para as cervejas da Unibroe e da Dieu du Ciel, esta última disponível no Brasil.
Santé
Veja as demais colunas do Avelar Jr.