15 dezembro, 2015

Cervejaria Berggren: Medalhista no "Concurso Brasileiro da Cerveja" e no "European Beer Star" chega nos pontos de venda


Foi entre 2008/2009 que a família Berggren começou a estudar o funcionamento dos equipamentos para a montagem da cervejaria, localizada em Nova Odessa (SP). A diferença da empresa já começou quando pensaram em montar uma fábrica piloto (com laboratório e estrutura de envase) para testar as cervejas. Como a família tem atuação na indústria têxtil, que passou por uma crise e não teve recursos o suficiente para montar a planta cervejeira, deixando apenas a fábrica piloto montada.
Essa dificuldade acabou sendo benéfica porque conseguimos ir testando as cervejas e tiramos todas as licenças para registrar os produtos”, analisa o Diretor Geral que também coloca à disposição a fábrica piloto para cervejeiras que queiram testar produtos. Além de a cervejaria também estar aberta para a produção colaborativa com outras cervejarias.

A retomada do projeto

Somente entre 2013/2014 a família voltou a ter fôlego para fechar o contrato de fornecimento de todo o maquinário (vindo da Alemanha) e no início de 2015 começaram o processo da montagem buscando aliar o processo industrial (com tecnologia de ponta) para produzir as cervejas, com sabores já conhecidos e consagrados internacionalmente, seguindo o trabalho da maneira mais tradicional e artesanal possível. Mas como? Acompanhando de perto todos os processos produtivos, dentro desta que será uma das únicas microcervejarias do Brasil a ter todo o processo automatizado sem contato da bebida com mangueiras e utilizando somente os melhores insumos para entregar aos consumidores as mesmas cervejas que já foram premiadas em muitos concursos de renome internacional. Afinal, a Berggren não produz edições especiais para os concursos que participa. “A mesma cerveja do tanque vai para concursos e para o copo do consumidor”, afirma o Diretor.

Inspeção de Lucas  Berggren (Diretor Geral)

Distribuição
A distribuição será iniciada em cidades próximas há um raio de 100 km de distância da fábrica (São Paulo, Sorocaba, Itú, Piracicaba, Campinas e Jundiaí). Há planos de chegarem a outros estados onde o consumo de cervejas artesanais ainda não está desenvolvido - por intermédio do trabalho de uma distribuidora que está sendo desenhado para levar o produto às regiões de Bauru (e todo o oeste de SP), Marília e Norte do Paraná (Maringá e Londrina), Mato Grosso do Sul e o Triângulo Mineiro.
Em São Paulo, a distribuição ficará por conta da Meara.


Números
O produto deverá chegar ao mercado com valores indo de R$ 12,00 a 15,00 nos Pontos de Venda com a fábrica iniciando com capacidade de produção de 120 mil litros/mês (gerando assim 240 mil garrafas) com potencial de chegar a 10 vezes mais, quando todos os tanques estiverem alocados na planta que conta com 27 mil/m² de área dentro de um terreno de 57 mil m².

Acredito que o mercado vai mudar bastante porque queremos ter representação dentro dos principais estilos de cerveja. Ou seja: todos vão ter que melhorar um pouco mais suas produções porque o mercado vai ficar mais seleto. E também não mediremos esforços para colocar em prática processos inovadores para a extração dos melhores aromas e sabores das nossas cervejas – provenientes dos melhores ingredientes disponíveis”, finaliza Lucas Bergrren.


Conheça os rótulos da Berggren:

- Berggren Strong Ale/Red Ale - 9,5% ABV
Prêmios: Medalha de Ouro no Festival Brasileiro da Cerveja de Blumenau (SC) em 2015
- Berggren Irish Dry Stout - 7,5% ABV
Prêmios: Medalha de Ouro no The Great South Beer Cup IV (realizado em Belo Horizonte/MG) em 2014 e Medalha de Bronze no European Beer Star de 2014
- Berggren  Dunkler Bock - 6,5% ABV
Prêmios: Medalha de Bronze no Australian International Beer Awards de 2014
- Berggren Pilsen Extra - 5,5% ABV
Prêmios: Medalha de Prata no U.S. Open Beer Championship (realizado em Atlanta/EUA) de 2014
- Berggren Weiss - 5,3% ABV
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...