01 dezembro, 2016
O primeiro rótulo da cervejaria Juan Caloto virou latão
A Wild West IPA, rótulo inaugural da Cervejaria Juan Caloto, será comercializada em lata de 473 ml. Com aroma complexo ainda mais intenso, com notas de maracujá, grapefruit, manga, uva verde, frutas amarelas e cítricas, e um amargor extremamente limpo, rápido e agradável.
Lata
A escolha pela lata levou em consideração as vantagens da embalagem, que tem ótima vedação, não permite nenhuma entrada de luz e tem envase com menor taxa de oxigênio. Todos fatores que contribuem para a preservação das características mais sensíveis da cerveja, como o aroma. E a escolha do volume de 473ml foi pela alto drinkability da cerveja.
Novidades na receita
A Wild West IPA continua não filtrada e não pasteurizada, com um equilíbrio de maltes e uma grande quantidade de lúpulos, com 61 IBU (amargor moderado para o estilo) e 6,5% de álcool. Porém, a dose de dry hop de Mosaic, Amarillo e Cascade foi dobrada e as adições de lúpulo na brassagem foram feitas de forma ainda mais tardia, gerando um aroma ainda mais intenso e amargor extremamente limpo e rápido. A receita antiga tinha uma pequena dose de lúpulo Warrior para amargor, que foi substituída por uma dose extra dos lúpulos aromáticos já contidos na receita. No total foram utilizados mais de 25 Kg de lúpulo para o lote de 1800 litros. A base de maltes teve um ajuste fino, com a diminuição de malte cristal e malte ambar reduzindo levemente dulçor e dando mais espaço para os lúpulos aparecerem no aroma e sabor.
Arte
O visual da lata foi uma adaptação do novo rótulo, que resgata o começo da cerveja, feita de forma caseira e viabilizada por um projeto de crowdfunding graças a bandoleiros sedentos. Com mais espaço para a arte, a ilustração foi melhor distribuída e foi adicionado um texto contando a história e agradecendo a todos os bandoleiros.
O lançamento oficial acontece hoje, no Empório Alto dos Pinheiros, em São Paulo. Confirme sua presença na página do evento.