20 dezembro, 2016

Instituto da Cerveja Brasil divulga trabalho inédito sobre o crescimento da cerveja artesanal no país

Trabalho inédito do Instituto da Cerveja Brasil, consolidando números do mercado de cervejarias artesanais no Brasil. Resultado de um levantamento de 2 anos, que contou com a ajuda de centenas de microcervejarias, MAPA e associações regionais como Procerva, Apacerva e AGM.

Crescimento de cervejarias artesanais no Brasil
O ano de 2015 terminou com 372 cervejarias artesanais no país, com crescimento de 17% em relação a 2014. Além disto, nos últimos anos a taxa de crescimento vem acima de 50 novas cervejarias artesanais por ano, o que representa em média uma nova cervejaria por semana.
As estimativas para 2016 continuam no mesmo ritmo. Em torno de 60 novas cervejarias terão iniciado sua produção este ano, o que leva o país ao número de 432 cervejarias artesanais no final de 2016.


Localização
Apesar de sua grande área territorial, 91% das micro cervejarias do Brasil estão localizadas apenas nas regiões sul e sudeste, concentradas em 6 dos 27 estados do país. Isso reflete exatamente a concentração econômica do Brasil que se dá também nestas duas regiões.

O estudo sobre o nosso mercado de cervejas é longo e merece uma atenção especial. Entre na página do ICB e veja todos os detalhes.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...