“...é um evento que aborda a harmonização de cerveja com comida de forma completa, desde combinações simples até algo mais elaborado e específico, explorando de maneira prática e teórica a versatilidade que a cerveja oferece em todas as suas conexões em termos gastronômicos. A missão do Beer Pairing é entregar ao seu público, por meio de diferentes formatos de evento, uma experiência especial e inesquecível em termos de harmonização de cerveja.” - palavras do pessoal do Beer Pairing.
A primeira foi sobre corte, que é quando algum elemento da cerveja “quebra” algo presente no prato. As formas de corte são por Álcool, Amargor, Acidez e Carbonatação. Para ficar mais “palpável”, é quando, por exemplo, a carbonatação e amargor da cerveja “quebram” a gordura presente no prato.
- Semelhança, neste caso procure por sabores similares no alimento e na cerveja. Exemplo: Uma Stout, com notas de café, é combinada com uma sobremesa de café… (Hummm);
- Contraste, interação entre sabores contrastantes no alimento e na cerveja. Por exemplo: uma Tripel, adocicada, é combinada com queijo salgado como parmesão;
- Complementação. Uma Kriek combinada com um bolo de chocolate;
- Por último, mas não menos importante, a interação cultural. Quando uma combinação vinda de costumes de povos ou, até mesmo, da criatividade da sua família. Por exempolo: Em Portugal, comem bolinho de bacalhau enquanto tomam café. Então que tal uma Coffee Beer com pratos que levam bacalhau?
Bom, agora podemos começar!
Para praticar a harmonização dê um gole na cerveja, dê uma garfada na comida e dê outro gole em seguida. Teste os dois jeitos: Deixando a cerveja interagir com um pouco da comida na boca ou engolindo e depois bebendo o segundo gole.
Vamos ao jantar que foi conduzido pela Sommelière Inglesa Melissa Cole com pratos preparados pelo Chef Belga Fred de Maeyer.
Paleta de cordeiro, couve rasgada na manteiga de alho e especiarias com a cerveja Wee Heavy Wood Aged Series em dornas de amburana - cachaça weber haus - 2014 da BodeBrown, uma strong scotch ale.
Veja as demais colunas da Debs Dezotti.