23 março, 2017

Avelar Jr – Coluna 17: Uma casa na árvore


Qual criança nunca sonhou com uma casa na árvore?

Nate Lanier, Damien Goudreau, Dean Rohan
e Jonathan Weisbach realizaram este sonho. Na verdade, um pouco tarde, mas a espera compensou. Os quatro amigos montaram a Tree House Brewing, uma cervejaria que produz algumas das mais cobiçadas cervejas nos Estados Unidos.
Tudo começou de maneira bem amadora. Um celeiro abandonado no quintal da casa de Nate foi a primeira sede da cervejaria dos quatro amigos. O sucesso se espalhou pela vizinhança, pelo estado de Massachusetts e pelo país.

Até 2013 a produção era de 500 barris por ano. Para o ano que vem a expectativa é de 30 mil barris, já na nova instalação, programada para começar a operar em julho deste ano.
A nova cervejaria vai manter o clima bucólico de fazenda e facilitar bastante a vida de quem quer experimentar a Julius IPA, a Doubleganger double IPA ou a Good Morning Imperial Stout.


Atualmente, conseguir uma destas cervejas não é das tarefas mais fáceis. As cervejas são vendidas somente na cervejaria, embaladas em latas de 16 oz (473 ml) ou em growlers, e a fila começa a se formar antes mesmo de abrirem as portas.
Gary Dzen, colunista do jornal Boston Globe, gosta de lembrar que fila é sempre um bom sinal quando estamos procurando alguma coisa para comer ou beber. A longa espera é inconveniente, mas geralmente compensa. Não é à toa que um lanche no McDonald’s é tão rápido.

Foi com este espírito otimista que eu viajei mais de 100 quilômetros para conhecer a Tree House Brewing. Sabia que iria esperar um tempo na fila, mas não me liguei de que deveria ter chegado mais cedo. Na minha vez a Doubleganger já tinha esgotado, mas pelo menos saí de lá com seis latas da Julius e duas latas da Sap IPA (limite máximo por pessoa).


Nate Lanier, mestre cervejeiro e um dos fundadores, não consegue suprir a demanda pelos seus produtos. Situação semelhante de algumas outras cervejarias da região da Nova Inglaterra, como a Hill Farmstead, The Alchemist, Lawson’s Finest Liquids, Bissel Brothers e Trillium Brewing. Todas elas famosas pelas cervejas lupuladas e com uma característica própria da região: as famosas New England IPA’s.
O estilo não é reconhecido pelas principais associações cervejeiras, mas já conquistou o público. Uma IPA de coloração opaca, nublada, muito aromática, acentuado sabor frutado e reduzido índice de amargor (principalmente se comparada com as tradicionais west coast IPA’s). Características que se encaixam perfeitamente na Julius IPA, a flagship da Tree House Brewing.

Ficou animado? Está afim de experimentar a Julius e outras excelentes cervejas? Recomendo um guarda-chuva. A fila é longa, demorada e a primavera na Nova Inglaterra costuma ser chuvosa.
Cheers ;-)

Leia as demais colunas do Avelar Jr.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...