21 março, 2017

Larissa Simon - Coluna 01: Dia de Cervejeiro – Cervejaria Distrito faz colaborativa com a Cervejaria Continente

Distrito Porto Cervejeiro é uma cervejaria-bar, localizada no coração do bairro São Geraldo, região também conhecida como Distrito Criativo de Porto Alegre. O bar dispõe de oito torneiras, algumas com chope fresquinho, produzido no local e outras torneiras com cervejarias convidadas. Ocorrem diversos eventos durante a semana, em destaque à Quinta Blues, que o próprio nome já diz, tem show de blues todas quintas-feiras regado a muito chope bom!


No dia 20/02, foi realizado o primeiro "Dia de Cervejeiro" no local, que tem como objetivo apresentar como é o dia de um cervejeiro, lidando com equipamentos profissionais e passando por todos os processos na produção de uma cerveja. Os tópicos abordados foram desde a montagem da receita, a moagem, toda a produção em si, resfriamento do mosto e transferência para o tanque fermentador, inoculação da levedura até a limpeza da cervejaria, além de uma fantástica troca de experiência com os facilitadores do evento, que foram:
O anfitrião Frederico Ottoni, Engenheiro de Produção e mestre em Engenharia Ambiental, fundador e cervejeiro do Distrito - Porto Cervejeiro. Produz cerveja em casa desde 2011, realizou o Curso de Produção Caseira Leonardo Botto em 2012 no Rio de Janeiro, o Curso Craft Brewing in Practice VLB-Berlin em 2014 na Alemanha e também o Curso Cervejaria de A a Z da Escola da Cerveja em 2015 em Porto Alegre.
E o convidado foi Leonardo Manoel Paredes, fundador e cervejeiro da Cervejaria Continente e do extinto Sobrado - Bolicho Cervejeiro. É Sommelier de Cervejas pelo Instituto da Cerveja Brasil (2013) e ficou entre os Top 10 no 1º Campeonato Brasileiro de Sommeliers de Cervejas (2014). Realizou cursos básicos e avançados de produção de cervejas, inclusive o Curso de Tecnologia Cervejeira Senai Vassouras/Escola da Cerveja/Seasons em 2014.


O estilo escolhido pelos dois cervejeiros para esse evento foi a Bière de Garde, cerveja originalmente produzida na região norte da França nas épocas mais frias e que ficavam maturando por meses a baixas temperaturas para serem consumidas durante as épocas mais quentes. Existem variações dentro do próprio estilo, que é definido pela carga e variedade de malte que são: blonde, ambrée (variação escolhida) ou brune. Este estilo é caracterizado pela notável presença de malte, com notas trazendo caramelo, toffee e leve tosta, podendo ter uma leve percepção alcoólica. Possui características de fermentação neutra e tende a um final seco.

Dados da Ceva da Adega (Bière de Garde – Cervejaria Distrito , colaborativa com Cervejaria Continente):
ABV: 6,8%
OG: 15°P
IBU: 20
EBC: 24


Durante a produção era possível tirar qualquer dúvida com a dupla, degustar 4 cervejas das cervejarias participantes e ainda se deliciar com as pizzas artesanais que são vendidas no local. Além de tudo isso, os participantes vão ter direito a um pint na inauguração do barril no bar!
Enfim, o dia foi de muita diversão e aprendizado em um ambiente especial para isso. Ainda bem que foi só o primeiro evento no local, e o Frederico já adiantou que teremos muitos pela frente, acrescentando de maneira prática e teórica para a comunidade cervejeira de Porto Alegre e região.
Cheers!


Para acompanharem os eventos Distrito – Porto Cervejeiro:
Facebook: /DistritoPortoCervejeiro
Instagram: @cervejasdistrito

Para acompanhar a Cervejaria Continente:
Facebook: /CervejariaContinente
Instagram: @continentecervejaria

Leia as demais colunas da Larissa Simon.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...