12 agosto, 2016

Festival Amazônico de Cerveja com Chimay, Delirium, Brooklyn, Maniacs Brewing e mais 20 cervejarias brasileiras


A segunda edição do Festival Amazônico de Cerveja, que vai rolar nos dias 13 e 14 de agosto, em Belém, confirmou a presença da Chimay, uma das cervejas trapistas mais vendidas no mundo. Respeitada por sua tradição, obtida graças ao preciosismo dos monges belgas em seu processo de fabricação, a Chimay permite aos seus degustadores uma experiência única, apresentando um sabor complexo e único, bem difícil de esquecer.

Para o FAC serão trazidos 60 litros de Chimay Tripel e 30 litros de Chimay Red. “Elas são as mais famosas entre os mosteiros belgas que possuem o selo Authentic Trappist”, afirmou o proprietário da BuenaBeer, Hélio Júnior. Para o beer sommelier da empresa, Sérgio Siciliano, a marca, por ser forte e referência mundial no processo de fabricação e origem trapista, vai agregar respeito e notabilidade a eventos e festivais que divulguem a cultura cervejeira.

Fica até difícil falar qual é a melhor entre as duas (Tripel e Red), pois são de estilos diferentes. Posso assegurar que ambas são maravilhosas, mas acredito que a Chimay Tripel seja a favorita do público”, afirmou Sérgio. E explicou. “Para uma cerveja ser considerada trapista, os monges têm que participar de todo o processo de produção, desde a seleção dos grãos até o envase. Além disso, uma parte do lucro da venda da cerveja tem que ser revertido para obras de caridade”, destacou o beer sommelier.

Sérgio pontuou ainda que o termo trapista não é um estilo de cerveja e sim uma designação de origem. “A proposta dessas grandes marcas de renome mundial é exatamente difundir cervejas que têm toda a tradição e excelência em seus rótulos e que levem ao cliente a experiência de beber um produto que é um orgulho da Bélgica”, concluiu.

Além da Chimay, que tem o orgulho de exibir o selo trapista entre as cervejarias belgas, a BuenaBeer vai trazer 180 litros de Delirium Tremens, eleita a melhor cerveja do mundo e reconhecida pelo seu famoso elefante rosa.


Variedade de rótulos
Outra marca de peso também está confirmada no Festival Amazônico de Cerveja, a Brooklyn. Pela segunda vez no evento, desta vez a Beer Maniacs vai desembarcar 500 litros de chope em Belém, distribuídos entre Brooklyn Lager, Brooklyn IPA, Maniacs Pilsen, Maniacs IPA e Maniacs Trigo, as três últimas receitas exclusivas elaboradas pela Maniacs Brewing.

Sobre o Festival, Iron Mendes, proprietário da Maniacs Brewing e Beer Maniacs, afirma que o resultado é muito bom, pois ajuda a divulgar a marca não só em Belém, mas na região Norte. “É a importada que mais tem volume no Brasil, e o Festival ajuda a comunidade cervejeira brasileira a descobrir estilos, ter referência de padrão de algumas cerveja. Então, para nós, é muito importante participar do evento”, afirmou. “Os organizadores conseguem encurtar a distância de Belém com o sul do Brasil, não só na execução, mas na busca de cervejarias brasileiras e importadas”, concluiu.

Embora as importadas tenham um peso importante no Festival, as mais de 20 cervejarias brasileiras garantem ao evento a qualidade e a variedade do que é produzido no país, o que inclui as cervejas fabricadas na região, como a Amazon Beer, a Cerpa – patrocinadora do evento, sem falar na cerveja do Festival, produzida especialmente para o evento.
Nesse primeiro momento decidimos fazer uma cerveja clássica somente com água, malte, fermento e lúpulo (risos)”, detalhou o mestre cervejeiro e home brew, Paulo Júnior.

Segundo o cervejeiro, a ideia é apresentar ao público algo clássico e refrescante, neste primeiro momento. “Estamos felizes demais por estar participando desse grande evento com a nossa American Pale Ale”, diz Paulo, que já revela as intenções de uso de insumos amazônicos nas próximas cervejas do Festival. “Temos muito o que explorar em nossa região. Grandes nomes das cervejarias mundiais quando pensam em algo mais complexo e exótico para colocar em suas receitas, eles pensam logo: Amazônia! Os olhos da cena cervejeira artesanal mundial estão virados para cá e nós temos que fazer bonito”.

Essa opinião é compartilhada com o proprietário da Sir Black BrewPub, que também participou da produção da cerveja. “A cerveja está maturando e passando por um processo que chamamos de dry hopping, que deixará a cerveja com um maravilhoso e refrescante aroma cítrico digno de uma American Pale Ale”, acrescentou Danilo Sousa.

Rótulos presentes no FAC

202; Acerva; Amadeus; Amazon Beer; American Pale Ale (Festival); Bastards; Baviera; Cerpa; Bier Hoff; Bierland; Brooklyn; Chimay; Dama Bier; Delirium Tremens; Dortmund; DUM; Fucking Beer; Gauden Bier; Hop Pigs; Maniacs Brewing; Mestre Cervejeiro; Morada Cia Etílica; Oktos; Pagan; Sir Black BrewPub; Tormenta; Tupiniquim; Way Beer e  Wensky Beer.

Serviço
Festival Amazônico de Cerveja, nos dias 13 e 14 de agosto, a partir das 14h, no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. Ingressos a R$ 50 (2° lote), à venda nos pontos: Baviera Boutique Bar; lojas Crocs do Pátio Belém e Parque Shopping; quiosque do Festival no Boulevard Shopping e no site do evento www.festivalamazonicodecerveja.com.br.
As atrações musicais confirmadas são: Buscapé Blues, Félix Robatto, André Moura, Puget Blues, Beatles Forever, Marcelo Kahwage e banda, Matanza, além dos Djs Felipe Proença e Bernardo Pinheiro.
Informações na fanpage Festival Amazônico de Cerveja e no Instagram @festivalamazonicodecerveja.
O evento tem o patrocínio da faculdade Estácio-FAP e da Cerpa, e conta com o apoio do Boulevard Shopping, Sebrae, Realli, C5 Logística, Hangar, Secult, InBox Mídia e Impacto.
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