O All Beers começa hoje uma nova série com histórias interessantes sobre rótulos nacionais que conhecemos. Além da cerveja, amigos, curiosidades e lembranças aparecem nos relatos.
Para começar o "A história por trás do rótulo", escolhemos a Pier, da cervejaria gaúcha Irmãos Ferraro, que faz parte do polo cervejeiro do Anchieta, em Porto Alegre.
A Irmãos Ferraro Pier foi produzida pela primeira vez em 2009, na época ainda caseira e sem MAPA.
Os irmãos, Rodrigo e Marcelo Ferraro, possuem pela pesca a mesma paixão que pela cerveja. Nessa época, Rodrigo comenta que passavam noites e madrugadas pescando na Plataforma de Pesca de Cidreira/RS, o que confere o nome Pier, como uma homenagem a "segunda casa". Com o frio que era constante no local, eles decidiram fazer uma cerveja "mais forte", para que essas noites não fossem regadas apenas a destilados e Pale Ales leves que eles produziam nas panela.
"Essa cerveja hidrata pescarias homéricas com vários amigos, dentre os quais, pescadores com muita experiência e bagagem, como Rodolfo Wilhelms, Paraguassu Rodrigues, Alexandre Bacelar, Ricardo Zajaczkowski Abreu, Raul Silva, André Luiz Lopes Dos Santos, Roque, Juliano, entre outros grandes amigos.", comenta Rodrigo Ferraro.
Com o tempo a receita foi alterada aos poucos, uma grande influência inglesa apareceu nela e a Pier virou uma Irish Red Ale. O artista Ronaldo Sabin desenhou a mão o rótulo atual e também outros que fazem parte dessa história.
Pier - a primeira versão do rótulo
O All Beers já teve a oportunidade de degustar a Pier em 2013, veja nosso relato aqui.