08 julho, 2016

Debs Dezotti - Coluna 3: Curso Básico de Cerveja Caseira Sinnatrah

Brazil, where hearts were entertaining June...

Em junho participei  do curso básico de cerveja caseira na Sinnatrah, pelo qual estava ansiosa para fazer!
Essa ansiedade é resultado da consequência natural, ou se preferir ”mais comum”, da evolução que alguns tem a sorte de passar. Seria esta a de se engolir cervejinhas convencionais, depois descobrir o que são cervejas de verdade (e seus ilimitados estilos e possibilidades), seguindo ao ponto de querer testar suas próprias receitas e entender a fundo como essa mágica acontece, que diga-se de passagem o curso ensinou com maestria.
...e assim por diante, mas isso é papo para outra hora.

Já dizia Jean Jacques Rousseau que “só se é curioso na proporção de quanto se é instruído”, caso que cabe bem ao tema de hoje.


O curso teve a duração de sete horas (10h - 17h), com parte teórica e prática em que nós produzimos uma cerveja (a qual alguns terão o privilégio de provar daqui algumas semanas hehe).


Entre os assuntos que aprendemos, temos as diferenças básicas entre as cervejinhas convencionais e as cervejas de verdade, digo, artesanais. São dadas algumas dicas e base teórica da produção, com muito humor, o que deixa um dia intenso de aprendizado mais leve.
Na parte prática participamos da produção de uma receita de cerveja, que dá pra fazer no fogão de casa, claro, desde que tenhamos os apetrechos. Como algumas pessoas já arriscaram fazer em casa, é um ótimo momento para tirar dúvidas da produção, os professores tem uma sabedoria admirável.
Uma que ocorreu na primeira etapa foi a de quanto moer o malte, já que não o queremos totalmente esfarelado para que ocorra uma boa filtragem e que também exponha o carboidrato interno. Embora não exista o dito ”correto”, as dicas ajudam a remar para uma receita de sucesso.


Depois desse período matinal chegamos a uma parte que eu sempre adoro, almoço! Com a boa companhia da comida, de muito chope da casa e boa conversa.


Como disse anteriormente, os assuntos abordados são dos mais diversos, falam sobre como as leveduras atuam, dos momentos de se adicionar os lúpulos, e assim vai!
Por exemplo, explicaram os 3 momentos de inseri-los na receita replicada e que característica que se é esperada, sendo sempre em contagem regressiva para amargor, sabor e aroma (Claro que não existe nenhuma lei para isso como mostra a 60 minutes IPA da Dogfish Head,  em que se adiciona mais de 60 adições durante os 60 min de fervura).


Todo o processo fundamental de produção é realizado. A Sinnatrah tem um video de como fazer cerveja em casa, caso não tenha uma ideia de como que é, segue o link.

Resumo da opera
O curso vale muito a pena se você esta começando a, ou tem interesse de, produzir cerveja em casa e precisa de um norte. Com o aprendizado fresco como uma cerveja na fonte, saímos com mais vontade ainda de produzir nossas próprias receitas!
Sair de lá sabendo fazer cerveja em casa é o objetivo =)
Missão dada, missão cumprida!


Agora quero aprofundar e já soube que possuem o curso intermediário. Complemento Jean com “e também só se tem dúvida nesta proporção”. Como não sabia muito, as dúvidas que eu possuía eram poucas, o que não é mais o caso depois de ter o curso e ler a apostila...


Deixo você com com uma sugestão de música - "Brazil" - Frank Sinatra - que escutarei ao degustar a minha feita no curso quando ficar pronta (coloco a foto no instagram assim que a buscar daqui algumas semanas hehe…).



Alcohol may be man's worst enemy, but the bible says love your enemy.”  Frank Sinatra.
Qualquer dúvida ou sugestão, só me chamar pra beber!
Beso beso
Cheers

Veja as demais colunas da Debs Dezotti.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...