26 julho, 2016

Fernanda Meybom: Coluna 15 - Que tal trocar os vinhos pela Cerveja em Santiago do Chile?! – Parte I

O Chile, assim como o Brasil, também esta vivendo a sua Revolução na Cerveja Artesanal. Claro que quando pensamos em uma viagem para o lado de lá da Cordilheira dos Andes, logo imaginamos uma lista de incríveis vinícolas para visitarmos. E não é a toa, o Chile é famoso pelos seus deliciosos vinhos, porém agora esta chamando a atenção também pelas suas deliciosas cervejas!


Minha última visita ao território chileno foi totalmente cervejeira, mal cheguei perto dos vinhos e fui a trabalho. Participei como jurada na Copa Cervezas de America e passei 3 dias avaliando cervejas. A Copa de Cervejas da América é um concurso com cervejas dos países do continente americano e que foi criada em 2011, sendo que hoje já é considerada um dos maiores concursos cervejeiros da América Latina. Este ano, os eventos estão previstos para acontecerem entre os dias 26 de setembro e 1º de outubro. Informações: www.copacervezasdeamerica.com


Aproveitando os períodos de folga nos dias de trabalho, visitei alguns lugares cervejeiros de destaque entre Cervejarias, Brewpubs, bares e restaurantes.

Visita a Cervejaria Kross


A convite da Weyermann® Maltes Especiais fui visitar a Cervejaria Kross que fica localizada na cidade de Curacaví, próximo a Santiago do Chile e no caminho para Valparaíso, uma bela cidade no litoral chileno. Na Cervejaria fomos recebidos pelo Sócio-proprietário e Mestre Cervejeiro, Asbjorn Gerlach. O mestre cervejeiro de origem alemã começou sua história no Chile como produtor de cervejas caseiras. Logo surgiu a oportunidade de produzir para alguns bares e restaurantes da cidade. José Tomás, frequentador de um destes bares, provou a cerveja do estilo Stout de Asbjorn. Gostou bastante e decidiu procurá-lo. Em uma rápida conversa, Asbjorn e José não só se tornaram amigos como também sócios de um empreendimento cervejeiro. E assim, em um bate-papo, foi que no ano de 2003, surgiu a Kross e claro, a primeira cerveja produzida foi a Kross Stout.


A cervejaria tem um bar onde é possível comprar as cervejas para degusta-las no local ou leva-las pra casa. Outra coisa legal, é que neste bar tem uma loja com diversos produtos, inclusive camisetas femininas, algo bem difícil de achar no Brasil.


A Kross se orgulha em trabalhar somente com produtos de qualidade e não utiliza aditivos químicos em suas cervejas. Também não são pasteurizadas, um dos motivos pelos quais a cerveja não é exportada ao Brasil, infelizmente. Aliás, a preocupação com a qualidade é bem grande. Tanto que tivemos que colocar touca, máscara, jaleco e protetor de sapato para poder realizar a visita dentro da cervejaria.


Além da Kross Stout, outras cervejas são obrigatórias na sua degustação: a Kross 5 feita com 5 tipos de malte e 5 tipos de lúpulos, maturada em barril de carvalho americano e é campeã de vendas da cervejaria; e a Kross Kuad uma quadrupel que matura por 6 meses em barril de Camenére, famosa uva cultivada no Chile.


Para visitar a cervejaria é importante entrar em contato antes e verificar a disponibilidade e agendamento.

Serviço
Camino El Toro, km 6.5 s/n Curacaví.
http://www.kross.cl/


No próximo post mais dicas de lugares para visitar.
Salud!
Fernanda.
*Artigo modificado do original publicado na Revista Beer Brasil. http://www.revistabeerbrasil.com.br/

Leia as outras colunas da Fernanda Meybom.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...