05 julho, 2016

Lógica Absurda: A Berliner Weisse inspirada em Alice no País das Maravilhas


O projeto começou a se desenvolver quando a cervejaria gaúcha Tupiniquim convidou a Mestre Cervejeira e doutoranda em Engenharia Química Amanda Reitenbach para uma cerveja colaborativa. Amanda escolheu o estilo Berliner Weisse, já que era um estilo que ela se interessou muito em conhecer e entender melhor enquanto morava em Berlim. Berliner Weisse é um estilo que nasceu nesta cidade, onde até hoje é tradicionalmente consumida misturada com um tipo de xarope. Mas para este projeto a ideia era fazer uma releitura do estilo com uma receita bem irreverente.

A cerveja criada tem duas frutas naturais como ingredientes: ameixa vermelha e framboesa. Estes ingredientes conferem à cerveja notas intensas de frutas vermelhas no aroma e sabor, característica cítrica e acidez. O dry hopping foi feito com a adição de dois lúpulo alemães - Hallertau Blanc e Hull Melon - Seu teor alcoólico é de 3,5%.


Irreverentes também são o nome e o rótulo desta cerveja. Lógica absurda é como Lewis Carrol definiu as histórias de Alice no País das Maravilhas, que foi fonte de inspiração para Amanda neste projeto, como ela explica:
Apesar de ser uma história cheia de absurdos, também há muita lógica e matemática em seu contexto. Por ser uma de minhas histórias preferidas, eu queria trazer o seu conceito para este projeto. A Lógica Absurda traz a lógica de uma Berliner Weisse, mas é também experiência meio maluca, diferente do esperado com exóticos ingredientes e dry hopping. Bem diferente do que se tem hoje no mercado”.

Amanda também queria este conceito refletido no rótulo da cerveja, e por isso convidou o ilustrador e amigo Ciro Bicudo para participar do projeto. Ele conta como foi o processo criativo:
Quando recebi o convite da Amanda Reintenbach para criar a arte da Lógica Absurda, a proposta era algo mais abstrato e livre. As referências do projeto eram do filme Alice no País das Maravilhas e o projeto de arte que o Salvador Dali tinha feito com o tema do filme. Para a arte desse rótulo eu teria algo com texturas e estética diferentes do que eu venho produzindo para o mercado atualmente. Em uma busca nos meus trabalhos experimentais e estudos eu tinha algumas coisas que se encaixavam com o projeto, seria uma ruptura de estética. O desafio de ter muita liberdade se tornou o melhor ingrediente para essa arte - poder voltar para onde tudo começou como artista, pintar com tintas e experimentar processos que até então estavam nos cadernos e zines. Todo o trabalho foi pintado em papel, com tintas aquarela, ecoline e nanquim. Gostei muito de poder apresentar algo como o artista gráfico que estava guardado no labo B das minhas criações. A arte sempre tem uma lógica absurda para nós artistas.

André sócio da Tupiniquim conta: "Tivemos a idea de convidar a Amanda, por acompanhar seus estudos e com isso sabíamos que poderíamos aprender algo nessa troca de informações sempre que se faz projetos juntos. A escolha da Berliner veio de forma natural e até esperávamos devido a influência alemã"

A Tupiniquim Lógica Absurda é uma edição limitada e estará no mercado no início de Julho e com lançamento essa semana em Florianópolis e São Paulo.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...