22 setembro, 2015

Saison Umbu: Árvore da caatinga que deu de beber a Antônio Conselheiro agora dá cerveja

Foto: DoDesigns

Motivo de festa na Bahia, uma fruta de sabor agridoce e rica em vitamina C juntou-­se ao malte, lúpulo e levedura na fabricação de uma cerveja artesanal. O Umbu, de polpa suculenta e aromática, ganhou seu nome do tupi­guarani ymbu, “árvore que dá de beber”, por sua capacidade de armazenar água no ambiente árido da caatinga. Reconhecida nesse batismo pelos indígenas, a generosidade do umbuzeiro chega, no século XXI, aos apreciadores de cerveja, pelas artes da economia criativa.

Batizada de Saison Umbu, a bebida é resultado da associação de uma cooperativa baiana de agricultura familiar e uma empresa mineira especializada em cervejas com frutas e especiarias brasileiras cultivadas em comunidades nativas.

Uauá é uma pequena cidade no Norte baiano, palco da primeira batalha da Guerra de Canudos. Antônio Conselheiro, líder de Canudos, socorria­-se das reservas de água nas grossas raízes do umbuzeiro, para resistir ao cerco das tropas federais. Hoje, a Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc), exporta produtos feitos com umbu para a Europa, onde fazem sucesso nas redes de comércio justo e em feiras gastronômicas promovidas pelo S​low Food, movimento internacional de valorização da gastronomia e defesa da sociobiodiversidade.

Foto: DoDesigns

A Coopercuc decidiu ampliar a linha de produtos Gravetero e experimentar a fruta no mercado das cervejas artesanais. Os escolhidos para a criação da receita foram os cervejeiros da Experimento Beer, de Belo Horizonte, Minas Gerais, fundada com a missão de criar cervejas especiais que valorizam a origem e a qualidade dos ingredientes nativos dos diversos biomas brasileiros. Para isso a Experimento Beer atua em parceria com cooperativas e comunidades de agricultura familiar e ecoextrativismo de todas as regiões do Brasil. Quem alinhavou a parceria da Experimento Beer com a Coopercuc foi o estúdio DoDesign­s, escritório especializado em design e marketing q​ue trabalha com comunidades no Brasil e na América do Sul desde 2003.

A associação da Coopercuc com a Experimento Beer é um exemplo do que vem sendo conhecido em todo mundo como “economia criativa”, termo criado pelo britânico John Hawkins para a capacidade de traduzir novas ideias e conceitos em produtos inovadores. Olhar sob um ângulo diferente e inovador, práticas às vezes milenares ­ como a preparação de alimentos e bebidas ­ é uma das formas encontradas pela economia criativa para trazer ao mundo outros tipos de produtos, de meios de produção e de consumo.

O contemporâneo interesse por cervejas artesanais, por exemplo, ganhou na Experimento Beer uma faceta diferente. Os idealizadores da empresa, Artur Schuler, Francisco Angellys e Raul Martins, decidiram criar bebidas com conceito e qualidade, não apenas voltados às prateleiras e ao consumidor, mas com um forte interesse em valorizar os produtores e suas matérias­primas. Com essa ideia na cabeça, buscaram ingredientes da flora brasileira, cultivados ou colhidos em regime cooperativo ou de agricultura familiar, para incluir na produção cervejeira.


Raul Martins, Artur Schuler e Francisco Angellys.
Foto: DoDesigns

A Saison Umbu tem 10% da fruta em sua composição e 6,2% de álcool. A acidez, doçura e perfume do umbu estão em equilíbrio com os aromas e sabores frutados, cítricos e condimentados desta refrescante Saison ­ estilo de cerveja originado n​a Bélgica que, tradicionalmente, inclui em sua produção ingredientes como sementes, especiarias e frutas.

Projeto-­piloto em uma linha de cervejas que já tem outras frutas como Murici, Caju e Coquinho Azedo entre os ingredientes, a Saison Umbu teve sua receita elaborada, produzida e testada em fase experimental durante 2014. Em 2015, passou a ser produzida em escala na Cervejaria Krug Bier, em Nova Lima, Minas Gerais, sob o acompanhamento dos cervejeiros da Experimento Beer em todo o processo, desde a brassagem (o cozimento do malte para converter em açúcares o amido dos grãos), passando pela fermentação e maturação, até o envase.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...