Foto: DoDesigns
Motivo de festa na Bahia, uma fruta de sabor agridoce e rica em vitamina C juntou-se ao malte, lúpulo e levedura na fabricação de uma cerveja artesanal. O Umbu, de polpa suculenta e aromática, ganhou seu nome do tupiguarani ymbu, “árvore que dá de beber”, por sua capacidade de armazenar água no ambiente árido da caatinga. Reconhecida nesse batismo pelos indígenas, a generosidade do umbuzeiro chega, no século XXI, aos apreciadores de cerveja, pelas artes da economia criativa.
Batizada de Saison Umbu, a bebida é resultado da associação de uma cooperativa baiana de agricultura familiar e uma empresa mineira especializada em cervejas com frutas e especiarias brasileiras cultivadas em comunidades nativas.
Uauá é uma pequena cidade no Norte baiano, palco da primeira batalha da Guerra de Canudos. Antônio Conselheiro, líder de Canudos, socorria-se das reservas de água nas grossas raízes do umbuzeiro, para resistir ao cerco das tropas federais. Hoje, a Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc), exporta produtos feitos com umbu para a Europa, onde fazem sucesso nas redes de comércio justo e em feiras gastronômicas promovidas pelo Slow Food, movimento internacional de valorização da gastronomia e defesa da sociobiodiversidade.
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A Coopercuc decidiu ampliar a linha de produtos Gravetero e experimentar a fruta no mercado das cervejas artesanais. Os escolhidos para a criação da receita foram os cervejeiros da Experimento Beer, de Belo Horizonte, Minas Gerais, fundada com a missão de criar cervejas especiais que valorizam a origem e a qualidade dos ingredientes nativos dos diversos biomas brasileiros. Para isso a Experimento Beer atua em parceria com cooperativas e comunidades de agricultura familiar e ecoextrativismo de todas as regiões do Brasil. Quem alinhavou a parceria da Experimento Beer com a Coopercuc foi o estúdio DoDesigns, escritório especializado em design e marketing que trabalha com comunidades no Brasil e na América do Sul desde 2003.
A associação da Coopercuc com a Experimento Beer é um exemplo do que vem sendo conhecido em todo mundo como “economia criativa”, termo criado pelo britânico John Hawkins para a capacidade de traduzir novas ideias e conceitos em produtos inovadores. Olhar sob um ângulo diferente e inovador, práticas às vezes milenares como a preparação de alimentos e bebidas é uma das formas encontradas pela economia criativa para trazer ao mundo outros tipos de produtos, de meios de produção e de consumo.
O contemporâneo interesse por cervejas artesanais, por exemplo, ganhou na Experimento Beer uma faceta diferente. Os idealizadores da empresa, Artur Schuler, Francisco Angellys e Raul Martins, decidiram criar bebidas com conceito e qualidade, não apenas voltados às prateleiras e ao consumidor, mas com um forte interesse em valorizar os produtores e suas matériasprimas. Com essa ideia na cabeça, buscaram ingredientes da flora brasileira, cultivados ou colhidos em regime cooperativo ou de agricultura familiar, para incluir na produção cervejeira.
Raul Martins, Artur Schuler e Francisco Angellys.
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Projeto-piloto em uma linha de cervejas que já tem outras frutas como Murici, Caju e Coquinho Azedo entre os ingredientes, a Saison Umbu teve sua receita elaborada, produzida e testada em fase experimental durante 2014. Em 2015, passou a ser produzida em escala na Cervejaria Krug Bier, em Nova Lima, Minas Gerais, sob o acompanhamento dos cervejeiros da Experimento Beer em todo o processo, desde a brassagem (o cozimento do malte para converter em açúcares o amido dos grãos), passando pela fermentação e maturação, até o envase.