16 fevereiro, 2017

Bodebrown vai produzir Burton Pale Ale na Inglaterra


Fundadores da premiada Bodebrown, os irmãos cervejeiros Samuel e Paulo Cavalcanti embarcam no dia 17 de fevereiro para a Inglaterra, a bordo de uma missão de peso. Juntamente com a equipe da Marston´s Brewery, localizada em Burton-On-Trent, vão produzir uma cerveja colaborativa que será comercializada em todo o Reino Unido na rede de 1500 pubs controlada pelo empresa britânica. A produção será de 160 mil litros e terá ainda a característica de fazer um resgate histórico: o estilo será uma Burton Pale Ale, uma clássica releitura desta versão que é apontada como a pioneira no estilo das Pale Ales.

Esta será a terceira vez que a Bodebrown recebe convite para produzir cervejas colaborativas que serão vendidas no Reino Unido - uma com a Adnans Brewery, de SouthWold (Inglaterra), e Caledonian Brewery, de Edimburgo (Escócia).
"Mas a nova empreitada é uma das mais importantes, por recriar a receita que é tida como uma das primeiras Pale Ale do mundo, e ainda mais no local onde elas nasceram", comemora Samuel Cavalcanti.
"A Burton Pale Ale é mãe de todas as que vieram depois, como India Pale Ale, American Pale Ale, Belgian Pale Ale e Australian Pale Ale. É quase como um elo perdido com o que bebemos hoje pelo mundo todo. Estamos muito orgulhosos de participar desta redescoberta, trabalhando com a equipe de uma cervejaria fundada em 1834, produzindo e conhecendo o Burton Union System, sistema de produção histórico desta cervejaria".


Cervejaria Bodebrown - Curitiba (PR) from All Beers on Vimeo.

Primeira edição
A história da Bodebrown com o estilo Burton Pale Ale já teve outros capítulos. A primeira versão da Burton criada pela Bodebrown saiu em 2015, numa releitura da clássica Pale Ale, após pesquisas da cervejaria curitibana sobre o estilo. No fim de 2016, cervejeiros da Marston's tomaram conhecimento do rótulo e ficaram curiosos. "Os ingleses acharam interessante a iniciativa de uma cervejaria brasileira ter produzido um estilo que nasceu lá, na região de Burton-On-Trent, apresentando isso aqui na América do Sul, em um país tropical", comenta Samuel Cavalcanti. "Daí surgiu o convite para a nova colaborativa. Além de produzir por lá, vamos conhecer de perto as origens de um estilo centenário".

Growler Day vai lançar versão brasileira
A criação desta parceria da Bodebrown com Marston's será nomeada Bodebrown/Banks Brazilian Burton Pale Ale. "Teremos mais um marco na história da nossa cervejaria", aposta Samuel Cavalcanti. Ele afirma ainda que parte será importada para o Brasil, além das vendas nos 1500 pubs selecionados no Reino Unido.

O estudo do estilo gerou outra criação, antes mesmo da viagem. Uma nova versão brasileira da Burton está em fase final de produção na fábrica da Bodebrown. Esta segunda edição terá lançamento no Growler Day da Bodebrown de 17 de fevereiro. Também poderá ser degustada a bordo do próximo Beertrain, passeio cervejeiro de trem que acontece dia 4 de março. Na semana seguinte, o rótulo segue para o Festival Brasileiro da Cerveja em Blumenau. "A ideia é que o público possa saborear duas versões da clássica Burton: uma totalmente nossa, produzida em Curitiba, e a outra feita em colaboração com os amigos ingleses". Ainda não há previsão para a chegada no Brasil da colaborativa.


BodeBrown Beer Train com Greg Koch from All Beers on Vimeo.

Ainda na Inglaterra, a Bodebrown participa do aniversário de cinco anos da Beavertown Brewery, cervejaria de Logan Plant, filho do vocalista do Led Zeppelin, Robert Plant. O evento exclusivo para 600 pessoas no dia 18 terá mais de 30 cervejas de seis cervejarias selecionadas. A Beavertown vem se destacando no cenário britânico desde sua fundação, conquistando inclusive prêmios nacionais.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...