16 março, 2016

Avelar Jr – Coluna 13: Santa Causa, Santa Cerveja


Jornais e sites de notícias publicaram, meses atrás, um litígio judicial entre moradores da pequena cidade de Marengo (próxima de Chicago) e freiras da Fraternidade de Notre Dame, uma ordem católica tradicionalista. O motivo da discórdia é o interesse das freiras em ampliar as suas instalações na cidade.

Desde 2005, as freiras operam, em um enorme terreno na zonal rural, um convento, um mosteiro e uma padaria, cujos produtos fazem sucesso nas feiras da região. Os problemas começaram quando elas decidiram, recentemente, construir uma cervejaria e uma vinícola, com espaço para loja e degustação. Os moradores da redondeza reclamaram alegando que o novo empreendimento vai tirar o sossego do lugar e que as freiras deveriam procurar uma área comercial. A discórdia foi parar nos tribunais. As freiras perderam em primeira instância, mas recorreram, alegando preconceito dos moradores. O fato de já existirem duas vinícolas na região é a justificativa delas.


O assunto sumiu dos noticiários locais, mas continua vivo nos tribunais e nos fóruns on line de cervejeiros. Mereceu, inclusive, uma pequena nota na revista Beer Advocate, no mês passado (foto acima). Sejam católicos, protestantes, judeus ou ateus, os cervejeiros tem apoiado em peso a causa das freiras. Afinal, não existe nada mais aglutinador do que uma boa cerveja. Não tenho dúvida de que os conflitos mundiais seriam muito fáceis de serem apaziguados se, ao invés do frio e impessoal plenário da ONU, fossem discutidos em uma mesa de bar.
Em defesa das freiras de Marengo temos as tradicionais abadias da Europa, cujas tripels, dubbles e quads são indissolúveis da história da cerveja. Até mesmo os monges trapistas americanos abriram sua cervejaria a pouco mais de dois anos, a Spencer Brewery (foto abaixo).


Quando começo a falar demais sobre cerveja, sempre me vem à cabeça uma frase do Louis Armstrong. Certa vez pediram para que ele definisse o que era jazz. A resposta foi simples e direta: "Man, if you have to ask what jazz is, you'll never know". (Cara, se você tem que perguntar o que é o jazz, você nunca saberá).

As freiras estão enganadas ao alegarem preconceito dos moradores locais. O grande problema dos seus vizinhos é que, provavelmente, eles não sabem o que é cerveja de verdade. Apresentar-lhes uma garrafa da Orval ou da Chimay Grande Réserve seria muito mais eficiente do que pilhas de processo.

Fonte: http://www.chicagotribune.com/news/ct-nuns-sue-over-convent-expansion-plan-met-20151221-story.html

Veja as demais colunas do Avelar Jr.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...